Competências empreendedoras no processo de formação do extensionista rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vitória Augusta Braga de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122979
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013.
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O momento exige um profissional generalista, que saiba trabalhar em equipe, que perceba os desafios e seja capaz de responder satisfatoriamente aos anseios do produtor rurais de forma eficiente e rápida, empreendendo novas oportunidades. Porém, para que isso aconteça, é necessário que esse profissional desenvolva as competências necessárias para atuar como o novo profissional que o setor de agronegócio requer. A presente tese teve como objetivo analisar o processo de formação de extensionistas rurais com base nas competências empreendedoras requeridas por eles. Para atender o objetivo, realizaram-se duas etapas de pesquisa. A primeira, por meio de uma enquete, enviada aos escritórios estaduais e regionais das três instituições de assistência e extensão rural pública da Região Sul, por meio de email, com vistas a identificar os extensionistas que se destacam pelo comportamento empreendedor. Na segunda etapa, foi realizada uma entrevista semiestruturada focada em incidentes críticos, contendo dez questões, com os profissionais da extensão rural anteriormente selecionados, sendo as respostas analisadas por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Estabeleceram-se as competências empreendedoras requeridas para a formação do extensionista rural e análise das grades curriculares dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia Agrícola e Engenharia Florestal. Identificaram-se as competências empreendedoras requeridas do extensionista rural e verificou-se como ocorre o processo de formação dos mesmos. Analisou-s as grades curriculares, bem como as ementas das disciplinas de empreendedorismo oferecidas nos cursos da área de Ciências Agrárias pelas Instituições de Ensino Superior da Região Sul. Concluiu-se que existe uma lacuna entre o profissional exigido pelo mercado e o egresso desses cursos, que as grades curriculares analisadas possuem um número muito reduzido de disciplina de empreendedorismo, que as ementas das disciplinas ofertadas apenas uma contempla o estudo do comportamento empreendedor,bem como, a necessidade de uma reestruturação da grade curricular dos cursos pesquisados.<b>Abstract : Changes in the market led to a new view of competition , with social and market variables that agribusiness was not prepared to face . With these changes came the demands of a new way of managing rural properties and to relate to the producer . The extension , which worked for years in a linear system of information dissemination , must now review their methods and how to train extension workers . The moment requires a generalist professional who knows how to work in teams , you realize the challenges and be able to respond satisfactorily to the wishes of the rural producer efficiently and quickly , undertaking new opportunities . But for that to happen , it is necessary that develop professional skills needed to act as the new professional the agribusiness sector requires . This thesis aims to analyze the process of formation of rural extension workers based on the entrepreneurial skills required for them . To meet the goal , there were two stages of research. The first , by means of a survey sent to state and regional offices of the three institutions of public assistance and rural extension , Southern Region, via email , in order to identify the extension that stand out for entrepreneurial behavior . In the second stage , a semistructured interview was conducted focused on critical incidents , containing ten questions , with rural extension professionals previously selected responses were analyzed by the technique of the Collective Subject Discourse . Settled the entrepreneurial skills required for the training of rural extension and analysis of the curricula of courses in Agronomy , Animal Science , Veterinary Medicine , Agricultural Engineering and Forestry. Children were required entrepreneurial skills of rural extension and was found as the process of formation of these occurs . S analyzed the curricula and the summaries of the disciplines offered entrepreneurship courses in the area of Agricultural Sciences for Higher Education Institutions of the Southern Region is concluded that there is a gap between the professional market and egress required by these courses , the curricula analyzed have very few discipline of entrepreneurship , the menus of disciplines offered only includes the study of entrepreneurial behavior as well as the need to restructure the curriculum of the courses surveyed.Lapolli, Édis MafraSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Vitória Augusta Braga de2014-08-06T17:38:20Z2014-08-06T17:38:20Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis254 p.| il., grafs., tabs.application/pdf325240https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122979porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:38:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122979Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:38:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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