Dimensões, componentes e itens de avaliação da gestão da qualidade em serviços turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Alexandre Meira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132603
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.
id UFSC_68cc77640b189cd5279746ea84c78ed7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132603
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dimensões, componentes e itens de avaliação da gestão da qualidade em serviços turísticosEngenharia de produçãoQualidade dos serviçosTurismoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.O turismo é um setor estrategicamente relevante em alguns países, tanto em termos econômicos, quanto de visibilidade positiva da região. O setor tem apresentado um crescimento vertiginoso nas últimas décadas, porém, a pesquisa científica ainda é subutilizada do ponto de vista teórico e empírico, carente de embasamento e de métodos consistentes. Os estudos sobre a qualidade e/ou desempenho no setor turístico são ancorados em teorias oriundas do marketing, com poucas inserções em outras áreas do conhecimento, como a Engenharia de Produção. Esta tese teve por objetivo criar dimensões, componentes e itens para avaliar a gestão da qualidade em serviços turísticos, os quais trazem em sua interpretação o quanto a organização atende às dimensões da gestão da qualidade na prestação de serviços turísticos. Optou-se por estudar o setor com elevado potencial de crescimento, com uma cadeia de suprimentos complexa e com um número elevado de operações sob a ótica da gestão da qualidade e da gestão de operações, subáreas típicas da Engenharia de Produção. Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, na qual as dimensões, componentes e os itens para avaliação da qualidade em serviços turísticos foram identificados na análise das metodologias de avaliação utilizadas nos principais destinos turísticos do planeta, em normas para a gestão da qualidade e no benchmarking de iniciativas de certificação em turismo da França, Chile, Nova Zelândia, Espanha e Suíça. Um instrumento de avaliação foi criado e aplicado em uma amostra de 52 empresas turísticas da cidade de Florianópolis-SC. O resultado principal deste trabalho foi a criação de um instrumento com 7 dimensões de análise, 25 componentes e 46 itens unidimensionais e validados estatisticamente, com aplicabilidade em qualquer atividade turística do planeta e que englobou aspectos de gestão, governança e controle social. Esta tese pode dar suporte à elaboração de normas técnicas para orientar a criação de um sistema de gestão específico para o turismo com orientação para gestão da qualidade dos serviços.<br>Abstract : Tourism is a strategically important sector in some countries, both in economic terms and for the positive visibility in the region. The sector has seen rapid growth in recent decades, however, scientific research is still underutilized from the theoretical and empirical point of view, lacking in grounding and consistent methods. Studies on the quality and / or performance in the tourism sector are anchored in theories derived from the marketing, with few insertions in other areas of knowledge, such as Production Engineering. This thesis aimed to create dimensions, components and items to evaluate of quality management in tourist services, which bring in their interpretation how the organization meets the dimensions of quality management in providing tourist services. We chose to study the sector with high growth potential, with a complex supply chain and with a high number of operations from the perspective of quality management and operations management, typical subareas of Production Engineering. This is a theoretical and empirical research, at which the dimensions, components and items for quality evaluation in tourism services were identified in the analysis of assessment methodologies used in the main tourist destinations on the planet, in standards for quality management and the benchmarking certification initiatives in tourism from France, Chile, New Zealand, Spain and Switzerland. An evaluation tool was created and applied to a sample of 52 tourism businesses in the city of Florianópolis-SC. The main result was the creation of an instrument with 7 dimensions of analysis, 25 components and 46 items validated statistically and unidimensional, with applicability in any tourist activity on the planet, which involves aspects of management, governance and social control. This thesis can support the development of standards to guide the creation of a specific management system for tourism-oriented for the quality management of services.Rojas Lezana, Álvaro GuillermoUniversidade Federal de Santa CatarinaVasconcelos, Alexandre Meira de2015-05-05T04:05:31Z2015-05-05T04:05:31Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis195 p.| il., grafs., tabs.application/pdf333176https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132603porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:59:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132603Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:59:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões, componentes e itens de avaliação da gestão da qualidade em serviços turísticos
title Dimensões, componentes e itens de avaliação da gestão da qualidade em serviços turísticos
spellingShingle Dimensões, componentes e itens de avaliação da gestão da qualidade em serviços turísticos
Vasconcelos, Alexandre Meira de
Engenharia de produção
Qualidade dos serviços
Turismo
title_short Dimensões, componentes e itens de avaliação da gestão da qualidade em serviços turísticos
title_full Dimensões, componentes e itens de avaliação da gestão da qualidade em serviços turísticos
title_fullStr Dimensões, componentes e itens de avaliação da gestão da qualidade em serviços turísticos
title_full_unstemmed Dimensões, componentes e itens de avaliação da gestão da qualidade em serviços turísticos
title_sort Dimensões, componentes e itens de avaliação da gestão da qualidade em serviços turísticos
author Vasconcelos, Alexandre Meira de
author_facet Vasconcelos, Alexandre Meira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rojas Lezana, Álvaro Guillermo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Alexandre Meira de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Qualidade dos serviços
Turismo
topic Engenharia de produção
Qualidade dos serviços
Turismo
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-05-05T04:05:31Z
2015-05-05T04:05:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 333176
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132603
identifier_str_mv 333176
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 195 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652311738712064