Mídia como instrumento de educação e de formação da consciência ambiental abordagens na educação tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Fernando
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95502
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
id UFSC_68f4b870915689c0511f444e2e8d9cef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95502
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaTeixeira, FernandoRosa, Vivian Leyser da2012-10-26T02:39:50Z2012-10-26T02:39:50Z20112011297096http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95502Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011Este trabalho tem como proposta identificar a importância da mídia como instrumento de educação e de formação de uma consciência ambiental crítica, quando utilizada no contexto da formação profissional e tecnológica. Possui como campo de pesquisa o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e se materializa na interlocução com professores que atuam em unidades curriculares onde são discutidas questões técnicas relativas à resolução de problemas decorrentes de ações antrópicas sobre o meio ambiente e as que debatem as inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Promove a discussão de temas relacionados à mídia, em seu envolvimento com a sociedade, com as temáticas ambientais e com a construção da cidadania. Reconstrói, de forma sintética, o processo de evolução da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, procurando correlacioná-la às dificuldades encontradas pelos professores no desenvolvimento de ações escolares baseadas em elementos de criticidade e criatividade. Discute a importância de uma cultura escolar que tenha por princípio uma nova postura epistemológica, onde deva haver comprometimento dos educadores com uma educação tecnológica crítica, reflexiva e contextualizada aos interesses e necessidades da sociedade. Em suas conclusões o trabalho aponta para a importância de repensar a forma como a mídia vem sendo apropriada e utilizada no cenário pesquisado e sinaliza para a educomunicação, ou educação para a mídia, como possibilidade de se construir uma aproximação entre estes dois campos. Sugere ainda que a utilização da mídia, de forma crítica e contextualizada, pode ampliar os espaços de discussão de questões relacionadas ao meio ambiente e as implicações sociais da ciência e da tecnologia. Para isso propõe uma inter-relação entre as concepções Ciência, Tecnologia e Sociedade e os pressupostos da educomunicação, como forma de atingir estes objetivos. Finaliza, sugerindo a implementação de algumas ações de ordem pratica e metodológica que possam contribuir com as transformações que se fazem necessárias a este campo educacional, principalmente no que tange uma maior aproximação entre mídia e educação.This work aims at identifying the importance of media as an instrument of ewducation and formation of a critical environmental conscience when used in the context of the professional and techonological formation. Its research is conducted at the Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia de Santa Catarina and consists of the analysis of the interactions with professors who work with the syllabus units in which technical matters concernig the resolution of problems derived from anthropic actions over the environment as well as debates on interrelations among science, technology and society. It promotes the discussion of themes related to the media, theior involvement with society, environmental topics and the construction of citizenship. It makes a brief retrospective of the evolution of the professional and technological education in Brazil, seeking to correlate these to the difficulties found by professorsin the development of school actions based on elements of criticality and creativity. It discusses the importance of a school culture, that has as its principle a new epistemological standpoint, from which there must be a commitment from educators with a critical technological education, reflexive and contextualized to the interests and needs of society. At the conclusion, this work points towards the importance of rethinking the way how the media has been appropriated and used in the scenario researched and signals towards educommunication, or education for the media, as a possibility to build an approximation between these two fields. It also suggests the use of media in a critical and contextualized way, can amplify the instances of discussion of matters related to environment and social implications of science and technology. To do so, it proposes an interrelation between the concepts of science, technology and society and the theoretical basis of educommunication, as a way to reach its goals. It finishes suggesting the implementation of some actions of practical nature, which could contribute to the transformations that are necessary in this educational field, especially when it comes to a greater approximation between media and education.porFlorianópolis, SCEducação tecnológicaComunicação de massa e educaçãoConscientizaçãoEducação ambientalMídia como instrumento de educação e de formação da consciência ambiental abordagens na educação tecnológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL297096.pdfapplication/pdf1791050https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95502/1/297096.pdf5de85c57bbe38741f5ba39d4e748b997MD51TEXT297096.pdf.txt297096.pdf.txtExtracted Texttext/plain705689https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95502/2/297096.pdf.txt256a3cf501a606d7442b9607f583cc6bMD52THUMBNAIL297096.pdf.jpg297096.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95502/3/297096.pdf.jpg22f5e8d6b009c30a021820c25dbcabceMD53123456789/955022013-05-02 03:09:02.602oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95502Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T06:09:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídia como instrumento de educação e de formação da consciência ambiental abordagens na educação tecnológica
title Mídia como instrumento de educação e de formação da consciência ambiental abordagens na educação tecnológica
spellingShingle Mídia como instrumento de educação e de formação da consciência ambiental abordagens na educação tecnológica
Teixeira, Fernando
Educação tecnológica
Comunicação de massa e educação
Conscientização
Educação ambiental
title_short Mídia como instrumento de educação e de formação da consciência ambiental abordagens na educação tecnológica
title_full Mídia como instrumento de educação e de formação da consciência ambiental abordagens na educação tecnológica
title_fullStr Mídia como instrumento de educação e de formação da consciência ambiental abordagens na educação tecnológica
title_full_unstemmed Mídia como instrumento de educação e de formação da consciência ambiental abordagens na educação tecnológica
title_sort Mídia como instrumento de educação e de formação da consciência ambiental abordagens na educação tecnológica
author Teixeira, Fernando
author_facet Teixeira, Fernando
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Fernando
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Vivian Leyser da
contributor_str_mv Rosa, Vivian Leyser da
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação tecnológica
Comunicação de massa e educação
Conscientização
Educação ambiental
topic Educação tecnológica
Comunicação de massa e educação
Conscientização
Educação ambiental
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-26T02:39:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-26T02:39:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95502
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 297096
identifier_str_mv 297096
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95502/1/297096.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95502/2/297096.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/95502/3/297096.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5de85c57bbe38741f5ba39d4e748b997
256a3cf501a606d7442b9607f583cc6b
22f5e8d6b009c30a021820c25dbcabce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805388731088896