Do saber daquele de quem se diz não saber: a escola e o desempenho escolar na concepção da criança multirepetente /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Sandra Regina Coimbra Mena
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78358
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
id UFSC_68fcded9f2d4d2e69ac9d88b65bd6b55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78358
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Do saber daquele de quem se diz não saber: a escola e o desempenho escolar na concepção da criança multirepetente /Desempenho nas criancasFracasso escolarRendimento escolarRepetenciaCapacidade de aprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.Estuda a concepção de escola e desempenho escolar de alunos multirepetentes de uma classe de aceleração da rede pública municipal de Florianópolis/SC. Contou com a participação de onze crianças que freqüentaram, no ano letivo de 1999, a classe de aceleração I, e seus pais. A maioria das crianças afirmou gostar de estudar e buscou explicar seu baixo desempenho escolar como falta de empenho nos estudos. Outras explicações dadas foram as mudanças freqüentes de residência e conseqüente abandono da escola e o relacionamento conflituoso com a professora anterior. Quanto aos pais, alguns atribuíram o fracasso aos próprios filhos, outros ao desempenho da professora anterior, e outros, ainda, ao sistema de ensino. A conclusão dessa pesquisa aponta para a necessidade de se criar políticas públicas que concedam às classes comuns, as condições especiais que têm sido oferecidas às classes de aceleração.Florianópolis, SCToneli, Maria Juracy FilgueirasUniversidade Federal de Santa CatarinaBarreto, Sandra Regina Coimbra Mena2012-10-17T13:14:58Z2012-10-17T13:14:58Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvii, [150] f.| il. +application/pdf174898http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78358porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:36:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78358Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:36:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Do saber daquele de quem se diz não saber: a escola e o desempenho escolar na concepção da criança multirepetente /
title Do saber daquele de quem se diz não saber: a escola e o desempenho escolar na concepção da criança multirepetente /
spellingShingle Do saber daquele de quem se diz não saber: a escola e o desempenho escolar na concepção da criança multirepetente /
Barreto, Sandra Regina Coimbra Mena
Desempenho nas criancas
Fracasso escolar
Rendimento escolar
Repetencia
Capacidade de aprendizagem
title_short Do saber daquele de quem se diz não saber: a escola e o desempenho escolar na concepção da criança multirepetente /
title_full Do saber daquele de quem se diz não saber: a escola e o desempenho escolar na concepção da criança multirepetente /
title_fullStr Do saber daquele de quem se diz não saber: a escola e o desempenho escolar na concepção da criança multirepetente /
title_full_unstemmed Do saber daquele de quem se diz não saber: a escola e o desempenho escolar na concepção da criança multirepetente /
title_sort Do saber daquele de quem se diz não saber: a escola e o desempenho escolar na concepção da criança multirepetente /
author Barreto, Sandra Regina Coimbra Mena
author_facet Barreto, Sandra Regina Coimbra Mena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toneli, Maria Juracy Filgueiras
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Sandra Regina Coimbra Mena
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho nas criancas
Fracasso escolar
Rendimento escolar
Repetencia
Capacidade de aprendizagem
topic Desempenho nas criancas
Fracasso escolar
Rendimento escolar
Repetencia
Capacidade de aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T13:14:58Z
2012-10-17T13:14:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 174898
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78358
identifier_str_mv 174898
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vii, [150] f.| il. +
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651954579046400