Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, David Antonio da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Hoffmann, Yohana Taise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189555
Resumo: Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4706
id UFSC_6911f9ac415e931f10238881dda0c5eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189555
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920PestalozziCondorcetRudimentarElementarSaber matemáticoDisponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4706Este texto tem como objetivo analisar o Programa de Ensino dos Grupos Escolares de 1920 de Santa Catarina, privilegiando conteúdos e métodos prescritos relativos aos saberes matemáticos. A partir dos estudos de Valente (2015, 2016) e Trouvé (2008), são tomadas as categorias elementar e rudimentar caracterizadas por Condorcet e Pestalozzi. Arrolando demais documentos normativos e dialogando com as pesquisas realizadas no âmbito da história da educação e da história da educação matemática traçou-se um cenário educacional catarinense. Evidenciamse as características do método intuitivo, com os exercícios práticos que desenvolvem o raciocínio dos alunos, a matéria “lições de coisas” com a utilização de objetos e o uso de instrumentos associados à vida diária dos alunos. Sendo a natureza do ensino dos saberes matemáticos, rudimentares.JIEEM2018-09-02T14:36:24Z2018-09-02T14:36:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHOFFMANN, Y. T. ; COSTA, D. A. . Reorganização da Instrução Pública em Santa Catarina: Saberes Matemáticos no Programa dos Grupos Escolares de 1920. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 80-87, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189555Costa, David Antonio daHoffmann, Yohana Taiseporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T14:36:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189555Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T14:36:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920
title Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920
spellingShingle Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920
Costa, David Antonio da
Pestalozzi
Condorcet
Rudimentar
Elementar
Saber matemático
title_short Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920
title_full Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920
title_fullStr Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920
title_full_unstemmed Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920
title_sort Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920
author Costa, David Antonio da
author_facet Costa, David Antonio da
Hoffmann, Yohana Taise
author_role author
author2 Hoffmann, Yohana Taise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, David Antonio da
Hoffmann, Yohana Taise
dc.subject.por.fl_str_mv Pestalozzi
Condorcet
Rudimentar
Elementar
Saber matemático
topic Pestalozzi
Condorcet
Rudimentar
Elementar
Saber matemático
description Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4706
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-02T14:36:24Z
2018-09-02T14:36:24Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HOFFMANN, Y. T. ; COSTA, D. A. . Reorganização da Instrução Pública em Santa Catarina: Saberes Matemáticos no Programa dos Grupos Escolares de 1920. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 80-87, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189555
identifier_str_mv HOFFMANN, Y. T. ; COSTA, D. A. . Reorganização da Instrução Pública em Santa Catarina: Saberes Matemáticos no Programa dos Grupos Escolares de 1920. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 80-87, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv JIEEM
publisher.none.fl_str_mv JIEEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652401611112448