Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189555 |
Resumo: | Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4706 |
id |
UFSC_6911f9ac415e931f10238881dda0c5eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189555 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920PestalozziCondorcetRudimentarElementarSaber matemáticoDisponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4706Este texto tem como objetivo analisar o Programa de Ensino dos Grupos Escolares de 1920 de Santa Catarina, privilegiando conteúdos e métodos prescritos relativos aos saberes matemáticos. A partir dos estudos de Valente (2015, 2016) e Trouvé (2008), são tomadas as categorias elementar e rudimentar caracterizadas por Condorcet e Pestalozzi. Arrolando demais documentos normativos e dialogando com as pesquisas realizadas no âmbito da história da educação e da história da educação matemática traçou-se um cenário educacional catarinense. Evidenciamse as características do método intuitivo, com os exercícios práticos que desenvolvem o raciocínio dos alunos, a matéria “lições de coisas” com a utilização de objetos e o uso de instrumentos associados à vida diária dos alunos. Sendo a natureza do ensino dos saberes matemáticos, rudimentares.JIEEM2018-09-02T14:36:24Z2018-09-02T14:36:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHOFFMANN, Y. T. ; COSTA, D. A. . Reorganização da Instrução Pública em Santa Catarina: Saberes Matemáticos no Programa dos Grupos Escolares de 1920. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 80-87, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189555Costa, David Antonio daHoffmann, Yohana Taiseporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T14:36:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189555Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T14:36:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920 |
title |
Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920 |
spellingShingle |
Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920 Costa, David Antonio da Pestalozzi Condorcet Rudimentar Elementar Saber matemático |
title_short |
Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920 |
title_full |
Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920 |
title_fullStr |
Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920 |
title_full_unstemmed |
Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920 |
title_sort |
Reorganização da instrução pública em Santa Catarina: saberes matemáticos no programa dos grupos escolares de 1920 |
author |
Costa, David Antonio da |
author_facet |
Costa, David Antonio da Hoffmann, Yohana Taise |
author_role |
author |
author2 |
Hoffmann, Yohana Taise |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, David Antonio da Hoffmann, Yohana Taise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pestalozzi Condorcet Rudimentar Elementar Saber matemático |
topic |
Pestalozzi Condorcet Rudimentar Elementar Saber matemático |
description |
Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4706 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-02T14:36:24Z 2018-09-02T14:36:24Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HOFFMANN, Y. T. ; COSTA, D. A. . Reorganização da Instrução Pública em Santa Catarina: Saberes Matemáticos no Programa dos Grupos Escolares de 1920. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 80-87, 2018. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189555 |
identifier_str_mv |
HOFFMANN, Y. T. ; COSTA, D. A. . Reorganização da Instrução Pública em Santa Catarina: Saberes Matemáticos no Programa dos Grupos Escolares de 1920. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 80-87, 2018. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
JIEEM |
publisher.none.fl_str_mv |
JIEEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652401611112448 |