Contextos violentos e seus impactos na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199476 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
id |
UFSC_6916e1a82d429e93d71b04d38ea53847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199476 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Contextos violentos e seus impactos na escolaContextosViolentosCriançaAdolescenteEscolaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.O presente trabalho de conclusão de curso intitulado “contextos violentos e seus impactos na escola” tem, por objetivo principal, “identificar representações de violências cotidianas apresentados(as) pelos(as) adolescentes atendidos(as) pelo serviço social do CEMSJ convidados(as) a integrar o grupo de convivência ‘girassol’, a fim de proporcionar espaço de diálogo e reflexão sobre questões da adolescência, convivência familiar e comunitária”. A compreensão dos reflexos de situações de violência vivenciada por educandos e educandas e seus cotidianos impactam diretamente seus respectivos desenvolvimentos educacionais, uma vez que esta demanda apresenta-se inserida em contextos escolares na atualidade. Tomou-se como ponto de partida as demandas constantes ao serviço social do Centro Educacional Marista São José - CEMSJ, tais como: choros, tristeza, falta de atenção e de motivação e foco nas aulas, repetidas faltas, sinais de depressão e automutilação. Enquanto metodologia, definiu-se a análise de conteúdo enquanto melhor forma de análise dos dados recolhidos por meio de observação e de entrevistas realizadas com três educandos(as), sendo esta pesquisa de caráter qualitativo. Como resultado das entrevistas, as violências analisadas com mais enfoque foram: violência sexual, conflito familiar e a violência auto infligida. A partir desses referenciais, é possível sinalizar que crianças que passam por processos de violências, demonstram processos de “sofrimentos” que seguramente provocam prejuízos em seu desenvolvimento. Ressalta-se aqui a importância da escola, enquanto espaço privilegiado de escuta e proteção. Para concluir, ficou explicitada a necessidade de um Sistema de Garantia de Direitos - SGD onde suas diferentes instâncias efetivamente respondam pelos seus papéis e que funcionem de forma articulada, para que todas as crianças e adolescentes encaminhados pela escola tenham acesso a atenção qualificada, contribuindo em seu processo de desenvolvimento integral.Florianópolis, SCBressan, Carla RosaneUniversidade Federal de Santa CatarinaBunn, Maria Fernanda Schmitt2019-07-30T21:36:46Z2019-07-30T21:36:46Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis120 Fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199476info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-20T13:14:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199476Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-20T13:14:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextos violentos e seus impactos na escola |
title |
Contextos violentos e seus impactos na escola |
spellingShingle |
Contextos violentos e seus impactos na escola Bunn, Maria Fernanda Schmitt Contextos Violentos Criança Adolescente Escola |
title_short |
Contextos violentos e seus impactos na escola |
title_full |
Contextos violentos e seus impactos na escola |
title_fullStr |
Contextos violentos e seus impactos na escola |
title_full_unstemmed |
Contextos violentos e seus impactos na escola |
title_sort |
Contextos violentos e seus impactos na escola |
author |
Bunn, Maria Fernanda Schmitt |
author_facet |
Bunn, Maria Fernanda Schmitt |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bressan, Carla Rosane Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bunn, Maria Fernanda Schmitt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextos Violentos Criança Adolescente Escola |
topic |
Contextos Violentos Criança Adolescente Escola |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-30T21:36:46Z 2019-07-30T21:36:46Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199476 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
120 F application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652396678610944 |