O cinismo na antiguidade, a corporificação do verdadeiro: uma leitura foucaultiana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214606 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
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O cinismo na antiguidade, a corporificação do verdadeiro: uma leitura foucaultianaEducaçãoEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.O presente trabalho objetiva analisar o que foi o objeto de interesse de Foucault nos seus estudos desenvolvidos a partir dos anos 80, notadamente no último curso no Collège de France. A lógica investigativa de Foucault sofre uma ruptura. O que até então era considerado, pela genealogia, o sujeito pensado como produto das relações de força, formados pelos sistemas de saber/poder, passa a ser problematizado a partir das ?técnicas de si?, o sujeito ético, constituído pelas práticas de si (práticas regradas). Para tanto, Foucault faz um retorno à antiguidade greco-romana e problematiza a articulação entre o cuidado de si e o cuidado do outro nas relações de veridicção, nos modos de governo e modos de subjetivação. O ?cuidado-de-si? constituirá um percurso formativo presente nas escolas filosóficas do Helenismo, em que a Ética se caracteriza como uma ?estilística da existência?, que procura dar forma a vida, na qual o indíviduo opera sobre ela, como quem produz uma obra de arte. Essas formas se diferem, em sentido e prática, nas diferentes tradições filosóficas grecoromanas, da ?obrigação de verdade?, que vamos presenciar no ponto de inflexão, de ruptura, presente no período do alto Império Romano, o cristianismo primitivo. Analisar o percurso formativo presente nestas escolas é o objeto deste trabalho, para problematizar como o sujeito produz e é produzido pelas práticas de si, porém focalizando a análise na interpretação realizada por Foucault do cinismo. O conceito de parrhesía para Foucault será o fio condutor, a fim de entender e estabelecer a problematização que envolve as relações entre verdade e vida, o dizer-verdadeiro. Nos cursos O governo de si e dos outros e A coragem da verdade, Foucault conclui o seu trabalho, no qual desenvolveu uma busca na antiguidade clássica, de uma outra compreensão da filosofia. Não a filosofia como conhecemos, que na maioria das vezes não está ligada à própria vida como uma teoria descolada da prática, mas sim a filosofia que se faz vida. Consideramos que extrair o processo formativo presente nas escolas filosóficas do período do helenismo é imperativo na elaboração do sujeito e na noção de indivíduo da antiguidade ocidental. Elaboramos então, a partir de Foucault, o conceito de parrhesía, como fio condutor de possíveis jogos de verdade, dos quais vão emergir processos formativos a partir do falar verdadeiro. No cinismo antigo encontramos a relação em que a linguagem se torna corpo, expressando a verdade nua, notadamente na relação mestre/discípulo em que serão empregadas as técnicas e práticas refletidas de si.Abstract: This work aims to analyze what was Foucault?s object of interest in his studies developed from the 80s, notably in his last course at the Collège de France. Foucault's investigative logic suffers a rupture. What until then was considered, by genealogy, the subject thought as the product of the relations of power, formed by the knowledge/power systems, starts to be problematized from the \"techniques of self\", the ethical subject, constituted by the practices of self (regulated practices). For this, Foucault wors in a return to the Greco-Roman antiquity and problematizes the articulation between the ?self-care? and ?the Other?s care? in the veridictions? relations, modes of government and modes of subjectivation. \"Self-care\" will constitute a formative way present in the philosophical schools of Hellenism, in which Ethics is characterized as a \"stylistic of existence,\" which has the objective to form life, in which the individual operates on it, as produces a work of art. These forms differ in meaning and practice in the different Greco-Roman philosophical traditions of the \"obligation of truth,\" which we will witness at the point of inflection, of rupture, present in the period of the upper Roman Empire: the primitive Christianity. The object of this work is to analyze the formative course present in these schools, to problematize how the subject produces and is produced by ?self-practices?, but focusing the analysis in the Foucault?s interpretation of cynicism. The concept of parrhesía will be the guiding thread for Foucault , in order to understand and establish the problematization that involves the relations between truth and life, the truthtelling. In the courses ?The government of himself and others? and ?The Courage of Truth?, Foucault concludes his work, in which he developed a quest in classical antiquity for another understanding of philosophy. Not philosophy as we know it, which most of the time is not linked to life itself as a theory detached from practice, but the philosophy that turns to life. We consider that extracting the formative process present in the philosophical schools of the period of Hellenism is imperative in the elaboration of the subject and in the notion of individual of Western antiquity. So, from Foucault, we elaborate the concept of parrhesía, as the guiding thread of possible truth games, from which formative processes will emerge from the truth-telling. In the old cynicism we find the relation in which language becomes body, expressing the naked truth, notably in the relation master /disciple, in which the ?selftechniques? and ?self-practices? will be employed.Pich, SantiagoMoura, Rosana Silva deUniversidade Federal de Santa CatarinaCampos, Lisandra Banhuk de2020-10-21T21:07:47Z2020-10-21T21:07:47Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 p.application/pdf368207https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214606porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:07:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214606Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:07:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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