QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Lourdes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Luz Filho, Silvio Serafim da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131838
Resumo: Este estudo trata da identificação de indicadores de inovação e práticas criativas em IES-Instituições de Ensino Superior com conceito máximo no IGC – Índice Geral de Cursos. Levanta ideias sobre o que pode contribuir para que as IESs brasileiras obtenham conceito máximo no IGC, um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Consiste de uma pesquisa qualitativa, cujos estudos foram desenvolvidos através da análise documental. O estudo selecionou uma amostra identificando IES com portes similares. O estudo teve por objetivo identificar indicadores de inovação e práticas criativas em IES, localizadas na Região Sul do país, que obtiveram o conceito máximo no IGC, em 2011, conforme publicação do INEP/MEC. Para identificar o que essas IES apresentam de inovação na gestão, analisou-se os seus relatórios de auto avaliação, publicados em seus sites. As instituições estudadas foram: Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados obtidos são subjetivos e, portanto, plausíveis de contestação. No entanto, pretende-se com este estudo abrir uma frente de debate e aprofundamento sobre os temas – IGC, indicadores de inovação e práticas criativas em gestão, pois só assim pode-se contribuir com a qualidade das instituições de educação superior do Brasil.
id UFSC_69b1eecac41bfcbaf89a625bde6b8619
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131838
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGCEducação Superior; Qualidade da Gestão; Indicadores de Inovação.Este estudo trata da identificação de indicadores de inovação e práticas criativas em IES-Instituições de Ensino Superior com conceito máximo no IGC – Índice Geral de Cursos. Levanta ideias sobre o que pode contribuir para que as IESs brasileiras obtenham conceito máximo no IGC, um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Consiste de uma pesquisa qualitativa, cujos estudos foram desenvolvidos através da análise documental. O estudo selecionou uma amostra identificando IES com portes similares. O estudo teve por objetivo identificar indicadores de inovação e práticas criativas em IES, localizadas na Região Sul do país, que obtiveram o conceito máximo no IGC, em 2011, conforme publicação do INEP/MEC. Para identificar o que essas IES apresentam de inovação na gestão, analisou-se os seus relatórios de auto avaliação, publicados em seus sites. As instituições estudadas foram: Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados obtidos são subjetivos e, portanto, plausíveis de contestação. No entanto, pretende-se com este estudo abrir uma frente de debate e aprofundamento sobre os temas – IGC, indicadores de inovação e práticas criativas em gestão, pois só assim pode-se contribuir com a qualidade das instituições de educação superior do Brasil.INPEAU2015-04-09T11:35:19Z2015-04-09T11:35:19Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131838Alves, LourdesLuz Filho, Silvio Serafim daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-09T11:35:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131838Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-09T11:35:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC
title QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC
spellingShingle QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC
Alves, Lourdes
Educação Superior; Qualidade da Gestão; Indicadores de Inovação.
title_short QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC
title_full QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC
title_fullStr QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC
title_full_unstemmed QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC
title_sort QUALIDADE DA GESTÃO ACADÊMICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO PARA IDENTIFICAR OS INDICADORES DE INOVAÇÃO E PRÁTICAS CRIATIVAS EM IES COM CONCEITO MÁXIMO NO IGC
author Alves, Lourdes
author_facet Alves, Lourdes
Luz Filho, Silvio Serafim da
author_role author
author2 Luz Filho, Silvio Serafim da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Lourdes
Luz Filho, Silvio Serafim da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior; Qualidade da Gestão; Indicadores de Inovação.
topic Educação Superior; Qualidade da Gestão; Indicadores de Inovação.
description Este estudo trata da identificação de indicadores de inovação e práticas criativas em IES-Instituições de Ensino Superior com conceito máximo no IGC – Índice Geral de Cursos. Levanta ideias sobre o que pode contribuir para que as IESs brasileiras obtenham conceito máximo no IGC, um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Consiste de uma pesquisa qualitativa, cujos estudos foram desenvolvidos através da análise documental. O estudo selecionou uma amostra identificando IES com portes similares. O estudo teve por objetivo identificar indicadores de inovação e práticas criativas em IES, localizadas na Região Sul do país, que obtiveram o conceito máximo no IGC, em 2011, conforme publicação do INEP/MEC. Para identificar o que essas IES apresentam de inovação na gestão, analisou-se os seus relatórios de auto avaliação, publicados em seus sites. As instituições estudadas foram: Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados obtidos são subjetivos e, portanto, plausíveis de contestação. No entanto, pretende-se com este estudo abrir uma frente de debate e aprofundamento sobre os temas – IGC, indicadores de inovação e práticas criativas em gestão, pois só assim pode-se contribuir com a qualidade das instituições de educação superior do Brasil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-09T11:35:19Z
2015-04-09T11:35:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131838
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652348317237248