Fontes de financiamento em universidades públicas: uma análise comparada da Universidade Federal de Santa Catarina e da University of Massachusetts Amherst

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kauling, Flávio Augusto Serra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103411
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2012.
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spelling Fontes de financiamento em universidades públicas: uma análise comparada da Universidade Federal de Santa Catarina e da University of Massachusetts AmherstAdministraçãoInvestimentos na educacaoFlorianópolis (SC)Ferramentas administrativasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2012.O tema do financiamento universitário e suas implicações para a autonomia das Instituições de Educação Superior ultrapassa fronteiras e é discutido em todo o mundo. Não apenas o tema importa para gestores universitários, sempre em busca de recursos para manter e expandir a atuação de suas instituições, mas também para a sociedade em geral e para os indivíduos e organizações em particular, por colherem os benefícios da educação superior. Este trabalho busca contribuir para o diálogo trazendo com contribuição o estudo comparativo das fontes de financiamento empregadas em duas instituições de ensino superior: a Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, e a University of Massachusetts Amherst, em Amherst, Massachusetts, Estados Unidos. Especificamente o estudo demonstra como se dá o financiamento das atividades das duas instituições, identificando quais são os entes financiadores e quais as ferramentas de gestão empregadas pelas IES na gestão de tais recursos. As IES retratadas no estudo são ambas públicas, cujas origens legais podem ser traçadas a iniciativas de seus respectivos Governos Federais.<br>Abstract : The issue of university funding and its implications for the autonomy of institutions of higher education crosses borders and is discussed throughout the world. Not only the subject matter to university administrators, always looking for resources to maintain and expand the activities of their institutions, but also for society in general and for individuals and organizations in particular, by reaping the benefits of higher education. This paper seeks to contribute to the dialogue with contribution bringing the comparative study of the origin of resources employed in two Higher Education Institutions: the Federal University of Santa Catarina, in Florianópolis, Santa Catarina, Brazil, and University of Massachusetts Amherst, Amherst, Massachusetts, United States. Specifically, the study shows how is the financing of activities of both institutions, identifying which are the ones that lenders and management tools employed by the HEI in the management of such resources. The IES studied are portrayed in both public laws whose origins can be traced back to initiatives of their respective federal governments.Costa, Alexandre MarinoUniversidade Federal de Santa CatarinaKauling, Flávio Augusto Serra2013-07-16T04:31:40Z2013-07-16T04:31:40Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis187 p.| il., grafs., tabs.application/pdf317571http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103411porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T04:31:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103411Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T04:31:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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