O canibal partido ao meio: perspectivas de sacrifício, canibalismo e antropofagia na literatura tupinológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Caléu Nilson
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92315
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2009
id UFSC_69cf9fe22da03a10d6b834238a924ca7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92315
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O canibal partido ao meio: perspectivas de sacrifício, canibalismo e antropofagia na literatura tupinológicaAntropologiaAntropologia socialAntropofagiaIndios TupinambaSacrificioViajantesEtnologiaReligiaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2009Este trabalho é um estudo acerca das sucessivas dicotomizações que a figura do canibal tupinambá tem sofrido ao longo de quinhentos anos de literatura tupinológica. Trata-se, é certo, duma pesquisa bibliográfica, duma releitura das fontes acerca dos Tupinambá, povo indígena que habitou a costa brasileira no século XVI, e constatar as tensões, de Hans Staden a Viveiros de Castro, entre as mais diversas e, não raro, coliden-tes, interpretações da prática canibalesca indígena. Tem-se o propósito de mostrar, ao longo deste trabalho, de que maneira a declarada guerra verbal, manifesta numa acerbada polêmica religiosa, entre o franciscano André Thevet e o protestante Jean de Léry, marcaram profundamente, até os tempos da etnologia ameríndia do último século, as partições ao meio do canibal tupinambá. De um lado, o do cosmógrafo, surgiu uma corrente interpretativa baseada na utilização da metáfora católica do canibalismo, que vai culminar, depois de seguir pelos jesuítas, no ro-mantismo de José de Alencar e nas visões psicanalíticas de Estevão Pinto. Por outro lado, seguindo pela influência do pastor calvinista, descobrir-se-á outra corrente, marcadamente anticatólica, calcada na interpretação do canibalismo tupinambá pela vingança, que vai culmi-nar, decididamente, na antropologia política de Hélène Clastres e na crítica de Viveiros de Castro ao conceito de religião. Apesar, distante de postular qualquer unidade no interior destas correntes, ressaltar-se-á figuras de transição, como Florestan Fernandes que vindica o culto an-cestral (uma razão religiosa, decerto) como explicação para o canibalis-mo tupinambá, articulando o primeiro com o que chama vindita, que não é mais que a famosa justificativa da antropofagia pela vingança. A cha-ve para que o sucesso da pesquisa, crê-se, fica no conceito de sacrifício que, mostrar-se-á, transforma-se de metáfora em categoria explicativa do canibalismo tupinambá. Contudo, com o passar dos anos, surgiram outras vias interpretativas da antropofagia indígena, duas precisamente: uma ecológica, representada por Marvin Harris, e outra negacionista, famosa, sobretudo, pelos trabalhos de William Arens. A primeira surge dum resgate dos trabalhos de Evans-Pritchard acerca do canibalismo zande; a segunda, por seu turno, num contexto de crítica e reforma de certa antropologia colonialista.This work is a study on the successive dichotomization of the tupinamba cannibal in five hundred years of tupinologic literature. This is, of course, a bibliographical search, a rereading of the sources about the Tupinamba, indigenous people who inhabited the Brazilian coast in the sixteenth century, to find the tensions, of Hans Staden to Viveiros de Castro, among the most diverse and conflicting interpretations of indi-genous cannibalistic practice. It is the intention to show, throughout this work, how the verbal war declared, express in religious controversy, between the Franciscan Andre Thevet and the Protestant Jean de Lery, deeply marked, until the time of the last century Amerindian ethnology, the partitions in the middle of the tupinamba cannibal. On one hand, of the cosmography, appears a stream of interpretation based on the use of the Catholic metaphor of cannibalism, followed by the Jesuits, which will lead in the Jose de Alencar.s romanticism and Estevao Pinto.s psy-choanalytic views. Moreover, following the influence of Calvinist pas-tor, will find another stream, markedly anti-catholic, based on interpre-tation of cannibalism of the Tupinamba for revenge, which will lead in the political anthropology of Helene Clastres and the critical of religion of Viveiros de Castro. Although, far from postulating any unit in these streams, will be show a transitional figure like Florestan Fernandes, who vindicate the ancestral cult (a religious reason, certainly) as an explana-tion of tupinamba cannibalism, articulating it with he calls vindita, which is nothing more than then the famous reasons of revenge by anth-ropophagy. The key to the successes of this research, it is believed, is the concept of sacrifice that becomes the metaphor in explanatory cate-gory. However, over the years, there were others ways of interpreting indigenous anthropophagy: ecological, represented for Marvin Harris, and another denial, famous, represented especially for the works of Wil-liam Arens. The first appears of the redemption of the Evans-Pritchard.s works about zande cannibalism; the second, in a context of criticism and reform of the colonial anthropology.Calávia Saez, OscarUniversidade Federal de Santa CatarinaMoraes, Caléu Nilson2012-10-24T07:44:45Z2012-10-24T07:44:45Z2012-10-24T07:44:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf276257http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92315porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T22:21:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92315Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T22:21:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O canibal partido ao meio: perspectivas de sacrifício, canibalismo e antropofagia na literatura tupinológica
title O canibal partido ao meio: perspectivas de sacrifício, canibalismo e antropofagia na literatura tupinológica
spellingShingle O canibal partido ao meio: perspectivas de sacrifício, canibalismo e antropofagia na literatura tupinológica
Moraes, Caléu Nilson
Antropologia
Antropologia social
Antropofagia
Indios Tupinamba
Sacrificio
Viajantes
Etnologia
Religiao
title_short O canibal partido ao meio: perspectivas de sacrifício, canibalismo e antropofagia na literatura tupinológica
title_full O canibal partido ao meio: perspectivas de sacrifício, canibalismo e antropofagia na literatura tupinológica
title_fullStr O canibal partido ao meio: perspectivas de sacrifício, canibalismo e antropofagia na literatura tupinológica
title_full_unstemmed O canibal partido ao meio: perspectivas de sacrifício, canibalismo e antropofagia na literatura tupinológica
title_sort O canibal partido ao meio: perspectivas de sacrifício, canibalismo e antropofagia na literatura tupinológica
author Moraes, Caléu Nilson
author_facet Moraes, Caléu Nilson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Calávia Saez, Oscar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Caléu Nilson
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
Antropologia social
Antropofagia
Indios Tupinamba
Sacrificio
Viajantes
Etnologia
Religiao
topic Antropologia
Antropologia social
Antropofagia
Indios Tupinamba
Sacrificio
Viajantes
Etnologia
Religiao
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2009
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T07:44:45Z
2012-10-24T07:44:45Z
2012-10-24T07:44:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 276257
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92315
identifier_str_mv 276257
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652210651791360