Atividade sensoriomotora: uma contribuição para qualidade de vida das pessoas com transtornos mentais /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roeder, Maika Arno
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82246
Resumo: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
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spelling Atividade sensoriomotora: uma contribuição para qualidade de vida das pessoas com transtornos mentais /Educação física (Segundo grau)Exercicios fisicosSaude mentalQualidade de vidaDissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.Os transtornos mentais contribuem para uma perda progressiva de recursos físicos e mentais que refletem nos diferentes domínios da vida do indivíduo. Através das atividades sensoriomotoras pode-se melhorar a sua qualidade de vida. Desta forma, este estudo teve por objetivo analisar o papel das atividades sensoriomotoras com relação à qualidade de vida das pessoas com transtornos mentais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, causal-comparativa, de opinião e atitude realizada com clientes e membros da equipe terapêutica do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina, onde foi investigado: a) o perfil dos transtornos mentais; b) as características das atividades sensoriomotoras com relação ao tipo, duração, freqüência e intensidade; c) a prática de atividades físicas habituais na vida diária dos clientes; d) os objetivos e a concepção das atividades sensoriomotoras para a qualidade de vida na percepção dos sujeitos; e) o nível de qualidade de vida dos clientes quanto aos domínios: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente; e f) se a prática de atividades sensoriomotoras provoca mudanças no estado emocional dos clientes. Os instrumentos empregados foram: o WHOQOL- BREVE (qualidade de vida); a Escala EM (estado emocional); e entrevistas com clientes e membros da equipe terapêutica. Utilizou-se a estatística descritiva; análise de regressão linear múltipla geral; e coeficiente de correlação de Spearman, com nível de significância de £0,05 em todas as comparações. A análise qualitativa foi feita com base em escala Likert e com base nos roteiros das entrevistas, destacando os depoimentos mais significativos. Na fase conclusiva empregou-se a hermenêutica. A análise dos dados revelou que os transtornos mentais interferem nos diferentes domínios da vida do indivíduo prejudicando sua qualidade de vida. No entanto, observou-se que a prática de atividades sensoriomotoras de intensidade moderada, realizada de 3 a 5 vezes por semana, com duração de 40 a 60 minutos, modifica o estado emocional de seus praticantes e contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com transtornos mentais. No que se refere ao psicológico, as atividades sensoriomotoras estimulam a capacidade volitiva; melhoram o autoconceito, o autocontrole e a autoconfiança; relaxam; contribuem para o equilíbrio emocional; reduzem sintomas de depressão e ansiedade; e auxiliam na independência necessária para a realização das atividades cotidianas, proporcionando sentimentos de bem-estar.Florianópolis, SCFarias, Sidney FerreiraUniversidade Federal de Santa CatarinaRoeder, Maika Arno2012-10-19T13:22:37Z2012-10-19T13:22:37Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiv,205f.;| grafs.,tabs.application/pdf182013http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82246porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T15:04:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82246Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-29T15:04:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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