Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantini, Andrea
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rover, Oscar José, Chiodo, Emilio, Assing, Lucilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233846
Resumo: Muitos agricultores familiares ligados à associação de agroturismo “Acolhida na Colônia” (AC) produzem alimentos orgânicos em quantidade superior à venda no estabelecimento. O presente artigo analisa a orientação deles ao mercado, testando a hipótese de que a procura por outras possibilidades de venda poderia aproveitar a relação que eles já construíram com os consumidores, adotando uma abordagem de marketing de relacionamento. Foi pesquisada a relação dos agricultores familiares com os circuitos curtos de comercialização (CCC), identificando as motivações e problemáticas para a inserção deles nesses circuitos, diferenciando-os em clusters, conforme a orientação de mercado praticada. Foi identificado que todos possuem sensibilidade para formas de marketing de relacionamento, mas que grande parte não as pratica. Dentro dos diferentes clusters, entretanto, há diversos agricultores com sensibilidade, experiência e conhecimento para uma qualificada comunicação bi-direcional e para o compartilhamento de objetivos com os consumidores. Eles poderiam ser a base para uma estratégia organizacional de marketing de relacionamento.
id UFSC_6a25130e3085a0c83869d37c8a6035e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233846
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasilmarketing de relacionamentoagricultura familiaranálise multivariadamercadosproduto orgânicoMuitos agricultores familiares ligados à associação de agroturismo “Acolhida na Colônia” (AC) produzem alimentos orgânicos em quantidade superior à venda no estabelecimento. O presente artigo analisa a orientação deles ao mercado, testando a hipótese de que a procura por outras possibilidades de venda poderia aproveitar a relação que eles já construíram com os consumidores, adotando uma abordagem de marketing de relacionamento. Foi pesquisada a relação dos agricultores familiares com os circuitos curtos de comercialização (CCC), identificando as motivações e problemáticas para a inserção deles nesses circuitos, diferenciando-os em clusters, conforme a orientação de mercado praticada. Foi identificado que todos possuem sensibilidade para formas de marketing de relacionamento, mas que grande parte não as pratica. Dentro dos diferentes clusters, entretanto, há diversos agricultores com sensibilidade, experiência e conhecimento para uma qualificada comunicação bi-direcional e para o compartilhamento de objetivos com os consumidores. Eles poderiam ser a base para uma estratégia organizacional de marketing de relacionamento.Revista de Economia e Sociologia Rural2022-04-11T16:46:51Z2022-04-11T16:46:51Z2018-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFANTINI, A.; ROVER, O. J.; CHIODO, E. ; ASSING, L. Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação Acolhida na Colônia – SC/Brasil. REVISTA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL (IMPRESSO), v. 56, p. 517-534, 2018.1806-9479https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233846Fantini, AndreaRover, Oscar JoséChiodo, EmilioAssing, Lucileneporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-11T16:46:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233846Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-11T16:46:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil
title Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil
spellingShingle Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil
Fantini, Andrea
marketing de relacionamento
agricultura familiar
análise multivariada
mercados
produto orgânico
title_short Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil
title_full Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil
title_fullStr Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil
title_full_unstemmed Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil
title_sort Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil
author Fantini, Andrea
author_facet Fantini, Andrea
Rover, Oscar José
Chiodo, Emilio
Assing, Lucilene
author_role author
author2 Rover, Oscar José
Chiodo, Emilio
Assing, Lucilene
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fantini, Andrea
Rover, Oscar José
Chiodo, Emilio
Assing, Lucilene
dc.subject.por.fl_str_mv marketing de relacionamento
agricultura familiar
análise multivariada
mercados
produto orgânico
topic marketing de relacionamento
agricultura familiar
análise multivariada
mercados
produto orgânico
description Muitos agricultores familiares ligados à associação de agroturismo “Acolhida na Colônia” (AC) produzem alimentos orgânicos em quantidade superior à venda no estabelecimento. O presente artigo analisa a orientação deles ao mercado, testando a hipótese de que a procura por outras possibilidades de venda poderia aproveitar a relação que eles já construíram com os consumidores, adotando uma abordagem de marketing de relacionamento. Foi pesquisada a relação dos agricultores familiares com os circuitos curtos de comercialização (CCC), identificando as motivações e problemáticas para a inserção deles nesses circuitos, diferenciando-os em clusters, conforme a orientação de mercado praticada. Foi identificado que todos possuem sensibilidade para formas de marketing de relacionamento, mas que grande parte não as pratica. Dentro dos diferentes clusters, entretanto, há diversos agricultores com sensibilidade, experiência e conhecimento para uma qualificada comunicação bi-direcional e para o compartilhamento de objetivos com os consumidores. Eles poderiam ser a base para uma estratégia organizacional de marketing de relacionamento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-23
2022-04-11T16:46:51Z
2022-04-11T16:46:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FANTINI, A.; ROVER, O. J.; CHIODO, E. ; ASSING, L. Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação Acolhida na Colônia – SC/Brasil. REVISTA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL (IMPRESSO), v. 56, p. 517-534, 2018.
1806-9479
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233846
identifier_str_mv FANTINI, A.; ROVER, O. J.; CHIODO, E. ; ASSING, L. Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação Acolhida na Colônia – SC/Brasil. REVISTA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL (IMPRESSO), v. 56, p. 517-534, 2018.
1806-9479
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural
publisher.none.fl_str_mv Revista de Economia e Sociologia Rural
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652398800928768