Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233846 |
Resumo: | Muitos agricultores familiares ligados à associação de agroturismo “Acolhida na Colônia” (AC) produzem alimentos orgânicos em quantidade superior à venda no estabelecimento. O presente artigo analisa a orientação deles ao mercado, testando a hipótese de que a procura por outras possibilidades de venda poderia aproveitar a relação que eles já construíram com os consumidores, adotando uma abordagem de marketing de relacionamento. Foi pesquisada a relação dos agricultores familiares com os circuitos curtos de comercialização (CCC), identificando as motivações e problemáticas para a inserção deles nesses circuitos, diferenciando-os em clusters, conforme a orientação de mercado praticada. Foi identificado que todos possuem sensibilidade para formas de marketing de relacionamento, mas que grande parte não as pratica. Dentro dos diferentes clusters, entretanto, há diversos agricultores com sensibilidade, experiência e conhecimento para uma qualificada comunicação bi-direcional e para o compartilhamento de objetivos com os consumidores. Eles poderiam ser a base para uma estratégia organizacional de marketing de relacionamento. |
id |
UFSC_6a25130e3085a0c83869d37c8a6035e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/233846 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasilmarketing de relacionamentoagricultura familiaranálise multivariadamercadosproduto orgânicoMuitos agricultores familiares ligados à associação de agroturismo “Acolhida na Colônia” (AC) produzem alimentos orgânicos em quantidade superior à venda no estabelecimento. O presente artigo analisa a orientação deles ao mercado, testando a hipótese de que a procura por outras possibilidades de venda poderia aproveitar a relação que eles já construíram com os consumidores, adotando uma abordagem de marketing de relacionamento. Foi pesquisada a relação dos agricultores familiares com os circuitos curtos de comercialização (CCC), identificando as motivações e problemáticas para a inserção deles nesses circuitos, diferenciando-os em clusters, conforme a orientação de mercado praticada. Foi identificado que todos possuem sensibilidade para formas de marketing de relacionamento, mas que grande parte não as pratica. Dentro dos diferentes clusters, entretanto, há diversos agricultores com sensibilidade, experiência e conhecimento para uma qualificada comunicação bi-direcional e para o compartilhamento de objetivos com os consumidores. Eles poderiam ser a base para uma estratégia organizacional de marketing de relacionamento.Revista de Economia e Sociologia Rural2022-04-11T16:46:51Z2022-04-11T16:46:51Z2018-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFANTINI, A.; ROVER, O. J.; CHIODO, E. ; ASSING, L. Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação Acolhida na Colônia – SC/Brasil. REVISTA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL (IMPRESSO), v. 56, p. 517-534, 2018.1806-9479https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233846Fantini, AndreaRover, Oscar JoséChiodo, EmilioAssing, Lucileneporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-11T16:46:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/233846Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-11T16:46:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil |
title |
Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil |
spellingShingle |
Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil Fantini, Andrea marketing de relacionamento agricultura familiar análise multivariada mercados produto orgânico |
title_short |
Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil |
title_full |
Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil |
title_fullStr |
Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil |
title_full_unstemmed |
Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil |
title_sort |
Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” – SC/Brasil |
author |
Fantini, Andrea |
author_facet |
Fantini, Andrea Rover, Oscar José Chiodo, Emilio Assing, Lucilene |
author_role |
author |
author2 |
Rover, Oscar José Chiodo, Emilio Assing, Lucilene |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fantini, Andrea Rover, Oscar José Chiodo, Emilio Assing, Lucilene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marketing de relacionamento agricultura familiar análise multivariada mercados produto orgânico |
topic |
marketing de relacionamento agricultura familiar análise multivariada mercados produto orgânico |
description |
Muitos agricultores familiares ligados à associação de agroturismo “Acolhida na Colônia” (AC) produzem alimentos orgânicos em quantidade superior à venda no estabelecimento. O presente artigo analisa a orientação deles ao mercado, testando a hipótese de que a procura por outras possibilidades de venda poderia aproveitar a relação que eles já construíram com os consumidores, adotando uma abordagem de marketing de relacionamento. Foi pesquisada a relação dos agricultores familiares com os circuitos curtos de comercialização (CCC), identificando as motivações e problemáticas para a inserção deles nesses circuitos, diferenciando-os em clusters, conforme a orientação de mercado praticada. Foi identificado que todos possuem sensibilidade para formas de marketing de relacionamento, mas que grande parte não as pratica. Dentro dos diferentes clusters, entretanto, há diversos agricultores com sensibilidade, experiência e conhecimento para uma qualificada comunicação bi-direcional e para o compartilhamento de objetivos com os consumidores. Eles poderiam ser a base para uma estratégia organizacional de marketing de relacionamento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-23 2022-04-11T16:46:51Z 2022-04-11T16:46:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FANTINI, A.; ROVER, O. J.; CHIODO, E. ; ASSING, L. Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação Acolhida na Colônia – SC/Brasil. REVISTA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL (IMPRESSO), v. 56, p. 517-534, 2018. 1806-9479 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233846 |
identifier_str_mv |
FANTINI, A.; ROVER, O. J.; CHIODO, E. ; ASSING, L. Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação Acolhida na Colônia – SC/Brasil. REVISTA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL (IMPRESSO), v. 56, p. 517-534, 2018. 1806-9479 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Economia e Sociologia Rural |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Economia e Sociologia Rural |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652398800928768 |