Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96045 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_6a4a60fa2086d16ed347e6dc34551845 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96045 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadasEngenharia de produçãoLogistica empresarialVeiculosRotas comerciaisTransito -CongestionamentoHeuristicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011Problemas dinâmicos de roteirização de veículos têm recebido crescente atenção dos pesquisadores, em função da rápida evolução das tecnologias de telecomunicação, do tratamento da informação e dos avanços observados nas técnicas de análise, otimização e computação. Nos centros urbanos sujeitos a congestionamentos de tráfego elevados e imprevisíveis, os operadores logísticos costumam alocar, muitas vezes, um número excessivo de tarefas aos seus veículos, acarretando o não cumprimento de atividades programadas ao fim da jornada diária, situação essa que leva ao não cumprimento dos compromissos logísticos assumidos com seus clientes. No presente estudo é apresentado um método de roteirização dinâmica em que parte das tarefas em excesso, que venham a ocorrer nos roteiros programados, é transferida para um veículo auxiliar, que efetua, assim, um roteiro dinâmico constituído pelas atividades provenientes dos veículos regulares. Para validar o modelo proposto foi utilizada simulação na definição dos parâmetros mais relevantes e foram comparados resultados obtidos entre um procedimento de roteirização estática com o procedimento de roteirização dinâmica proposto. Os resultados obtidos apresentaram um aumento considerável do nível de serviço com a adoção do modelo propostoFlorianópolis, SCNovaes, Antonio Galvão NaclérioBez, Edson TadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaBurin, Paulo Juliano2012-10-26T08:17:31Z2012-10-26T08:17:31Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis124 p.| il., grafs., tabs.application/pdf298474http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96045porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T04:17:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96045Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T04:17:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas |
title |
Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas |
spellingShingle |
Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas Burin, Paulo Juliano Engenharia de produção Logistica empresarial Veiculos Rotas comerciais Transito - Congestionamento Heuristica |
title_short |
Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas |
title_full |
Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas |
title_fullStr |
Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas |
title_full_unstemmed |
Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas |
title_sort |
Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas |
author |
Burin, Paulo Juliano |
author_facet |
Burin, Paulo Juliano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Novaes, Antonio Galvão Naclério Bez, Edson Tadeu Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Burin, Paulo Juliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Logistica empresarial Veiculos Rotas comerciais Transito - Congestionamento Heuristica |
topic |
Engenharia de produção Logistica empresarial Veiculos Rotas comerciais Transito - Congestionamento Heuristica |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2012-10-26T08:17:31Z 2012-10-26T08:17:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
298474 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96045 |
identifier_str_mv |
298474 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
124 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651991394549760 |