Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burin, Paulo Juliano
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96045
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011
id UFSC_6a4a60fa2086d16ed347e6dc34551845
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96045
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadasEngenharia de produçãoLogistica empresarialVeiculosRotas comerciaisTransito -CongestionamentoHeuristicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011Problemas dinâmicos de roteirização de veículos têm recebido crescente atenção dos pesquisadores, em função da rápida evolução das tecnologias de telecomunicação, do tratamento da informação e dos avanços observados nas técnicas de análise, otimização e computação. Nos centros urbanos sujeitos a congestionamentos de tráfego elevados e imprevisíveis, os operadores logísticos costumam alocar, muitas vezes, um número excessivo de tarefas aos seus veículos, acarretando o não cumprimento de atividades programadas ao fim da jornada diária, situação essa que leva ao não cumprimento dos compromissos logísticos assumidos com seus clientes. No presente estudo é apresentado um método de roteirização dinâmica em que parte das tarefas em excesso, que venham a ocorrer nos roteiros programados, é transferida para um veículo auxiliar, que efetua, assim, um roteiro dinâmico constituído pelas atividades provenientes dos veículos regulares. Para validar o modelo proposto foi utilizada simulação na definição dos parâmetros mais relevantes e foram comparados resultados obtidos entre um procedimento de roteirização estática com o procedimento de roteirização dinâmica proposto. Os resultados obtidos apresentaram um aumento considerável do nível de serviço com a adoção do modelo propostoFlorianópolis, SCNovaes, Antonio Galvão NaclérioBez, Edson TadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaBurin, Paulo Juliano2012-10-26T08:17:31Z2012-10-26T08:17:31Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis124 p.| il., grafs., tabs.application/pdf298474http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96045porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T04:17:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96045Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T04:17:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas
title Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas
spellingShingle Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas
Burin, Paulo Juliano
Engenharia de produção
Logistica empresarial
Veiculos
Rotas comerciais
Transito -
Congestionamento
Heuristica
title_short Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas
title_full Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas
title_fullStr Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas
title_full_unstemmed Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas
title_sort Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas
author Burin, Paulo Juliano
author_facet Burin, Paulo Juliano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novaes, Antonio Galvão Naclério
Bez, Edson Tadeu
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Burin, Paulo Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Logistica empresarial
Veiculos
Rotas comerciais
Transito -
Congestionamento
Heuristica
topic Engenharia de produção
Logistica empresarial
Veiculos
Rotas comerciais
Transito -
Congestionamento
Heuristica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T08:17:31Z
2012-10-26T08:17:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 298474
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96045
identifier_str_mv 298474
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 124 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651991394549760