Experiências de maternidades lésbicas na escola: o (não) lugar de duas mães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerent, Luciana Caroline
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173850
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
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spelling Experiências de maternidades lésbicas na escola: o (não) lugar de duas mãesFamílias lesboafetivas.Mulheres.Maternidades Lésbicas.Identidades.Relação família-escola.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.“Experiências de maternidades lésbicas na escola: o (não) lugar de duas mães” analisa o (auto)reconhecimento de famílias formadas por mulheres lésbicas na relação com a escola. Baseando-se numa concepção histórica do conceito de família patriarcal e dos poderosos papéis culturais atribuídos aos seus integrantes, esta pesquisa ouviu o relato de casais lésbicas sobre as (im)possibilidades de vivenciar configurações familiares que fogem ao modelo imposto. Tendo em vista que a possibilidade de união estável entre pessoas do mesmo sexo foi reconhecida através de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, suprema corte brasileira, em 2011, mas que culturalmente essas famílias não são representadas nos modelos educacionais, buscou-se observar como essas conjugalidades se relacionam com a escola e os impactos dessas relações. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com mães lésbicas e suas companheiras que participam da vida escolar da(o)s filha(o)s, acerca das dinâmicas na (re)velação da lesboparentalidade na escola. Os modelos hegemônicos de famílias heteronormativas ainda parecem assumir grande influência na vivência escolar, por isso o debate dessas problemáticas é uma conquista importante para o reconhecimento social e jurídico de famílias formadas por mulheres lésbicas. A pesquisa resultou em hipóteses sobre mudanças socioculturais que atravessam a sociedade, produzindo novos discursos, e aponta para a escola como espaço privilegiado tanto para a produção das diferenças quanto para a luta contra a intolerância."Experiences of lesbian maternity in school: the (non) place of two mothers" analyzes the (self) recognition of families formed by lesbian women in relation to the school. Based on a historical conception of the concept of the patriarchal family and the powerful cultural roles attributed to its members, this research heard the reports of lesbian couples about the (im) possibilities of experiencing family configurations that escape the imposed model. Considering that the possibility of stable union between same sexes was recognized through a decision of the Federal Supreme Court, supreme Brazilian court, in 2011, but that culturally these families are not represented in the educational models, it was sought to observe how these Conjugalities relate to the school and the impacts of these relationships. Semi - structured interviews were conducted with lesbian mothers and their partners who participate in the children 's school life, about the dynamics in (re) veiling of lesboparentality in school. The hegemonic models of heteronormative families still seem to have great influence in the school experience, so the debate of these problems is an important achievement for the social and legal recognition of families formed by lesbian women. The research resulted in hypotheses about sociocultural changes that cross society, producing new discourses, and points to the school as a privileged space both for the production of differences and for the fight against intolerance.Nichnig, Claudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaGerent, Luciana Caroline2017-02-28T17:20:31Z2017-02-28T17:20:31Z2017-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173850porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-28T17:20:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173850Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-28T17:20:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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