A relação da mercadoria espetáculo esportivo com o processo de fetiche
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198976 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
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A relação da mercadoria espetáculo esportivo com o processo de feticheEducaçãoEsportesIdeologiaFetichismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.A presente pesquisa investiga a mercadorização do esporte espetáculo, tendo como fundamento o método materialismo histórico dialético. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender a possível relação entre o esporte como esporte espetacularizado e o processo de fetiche. Trata- se de uma análise teórico-bibliográfica da estrutura da troca de mercadorias e suas inter-relações com o sistema esportivo espetacularizado. Nesse tocante, as categorias analíticas que serviram de apoio ao processo de conhecimento de nosso objeto são: alienação, estranhamento, ideologia, valor de troca, mais-valia, trabalho abstrato, mercadoria e fetiche. Com efeito, no desenvolvimento do texto abordam- se categorias que possibilitam compreender o processo de apaziguamento dos conflitos sociais implicados no espetáculo esportivo que se articulam com o processo de fetiche. Para isso, organizou-se exposição em três capítulos, dos quais o primeiro apresenta a contextualização do objeto desta pesquisa, assim como a relevância teórica de se compreender o fenômeno esportivo inserido sob os ditames do modo de produção capitalista. O segundo capítulo aborda a constituição do ser social mediante a categoria trabalho como fundamento do desenvolvimento do ser social, dando ênfase ao processo histórico elaborado pelo homem para produzir sua existência. Em seguida, adentra-se no processo de produção do espetáculo esportivo e na reflexão em relação às categorias objetivação, alienação e estranhamento, concomitantemente ao esporte e suas implicações no processo ideológico. O terceiro capítulo, por sua vez, trata do desenvolvimento das práticas corporais e articula o processo de mercadorização esportiva com o conceito de fetiche da mercadoria. O espetáculo esportivo apresenta-se como mercadoria que se vincula ao sistema de relações fetichizadas em torno do trabalhador do espetáculo, do espectador do espetáculo e do capitalista, elementos constituintes do espetáculo esportivo. Os resultados sinalizam que o esporte, subsumido à lógica capitalista, conduz os produtores do espetáculo esportivo ao movimento de estranhamento, reificação e fetiche.Abstract : The present research investigates the commodification of the spectacle sport, based on the dialectical historical materialism method. The general objective of this research was to understand the possible relation between sport as a spectacular sport and the fetish process. It is a theoretical- bibliographic analysis of the structure of the merchandise exchange and its interrelations with the spectacularized sports system. In this respect, the analytical categories that served as support for the process of knowledge of our object are: alienation, strangenes, ideology, exchange value, added value, abstract labor, commodity and fetish. Indeed, in the development of the text, we approach categories that makes it possible to understand the process of appeasement of the social conflicts involved in the sporting spectacle that are articulated with the fetish process. To this end, the exhibition was organized in three chapters, of which the first presents the contextualization of the object of this research, as well as the theoretical relevance of understanding the sports phenomena inserted under the dictates of the capitalist mode of production. The second chapter deals with the constitution of the social being through the category of work as the foundation of the development of the social being, emphasizing the historical process elaborated by man to produce his existence. Then, it enters the process of production of the spectacle sport and the reflection in relation to the categories objectivation, alienation and strangeness, concomitantly to the sport and its implications in the ideological process. The third chapter, in turn, deals with the development of corporal practices and articulates the process of sports commodification with the concept of commodity fetish. The sporting spectacle presents itself as a commodity that is linked to the system of fetish relations around the worker of the spectacle, spectator of spectacle and capitalist, constituent elements of the spectacle sport. The results signal that the sport subsumed to the capitalist logic leads the producers of the spectacle sport to the movement of estrangement, reification and fetish.Torriglia, Patricia LauraOrtigara, VidalcirUniversidade Federal de Santa CatarinaMilioli, Bruno Beloli2019-07-25T12:25:02Z2019-07-25T12:25:02Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 p.application/pdf358272https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198976porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T12:25:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198976Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T12:25:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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