Modelo teórico de cultura para inovação social nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Ranieri Roberth Silva de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215091
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019
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spelling Modelo teórico de cultura para inovação social nas organizaçõesEngenharia e gestão do conhecimentoInovaçãoCultura organizacionalModelos teóricosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019A inovação social tornou-se um dos campos de estudo mais prospectivos por atores que buscam inovar com base no paradigma social. Diversos são os seus segmentos de atuação, que vão desde organizações empreendedoras e agências de inovação até ações governamentais, cujo caráter inovador compreende estratégias, processos, ferramentas e cultura. Dentre as suas finalidades, está a sustentabilidade de comunidades, as quais se tornam protagonistas no processo de inclusão e desenvolvimento na busca de soluções eficientes e justas para os mais diversos desafios propostos. Na literatura, encontramos a inovação social sendo abordada em duas perspectivas: a institucional e a estrutural. Na institucional, é vista como resultado das trocas e aplicações de conhecimentos e recursos entre atores mobilizados por meio de atividades legitimadas pelo interesse social. Na estrutural, é criada como uma força transformadora pela inter-relação entre os agentes, estruturas institucionais e sistemas sociais. A presente pesquisa centra-se na perspectiva institucional, a partir das organizações e seus sujeitos. Assim, este estudo busca propor um modelo teórico de cultura para a inovação social nas organizações, compreendendo o caráter sistêmico da cultura organizacional e como ela pode influenciar na construção de modelos teóricos de cultura para a inovação social. Com vistas à construção do modelo, esta investigação parte de um estudo qualitativo de abordagem teórica sobre cultura organizacional, inovação social, teoria de modelos culturais e complexidade. Na segunda parte, buscou-se, a verificação do modelo proposto em grupos focais com especialistas de inovação social. Como resultado, apresenta-se um modelo teórico de cultura para a inovação social nas organizações e espera-se que sirva para auxiliá-las a desenvolver no ambiente intraorganizacional uma cultura para inovação social.Abstract: Social innovation has become one of the most prospective fields of study by actors seeking to innovate from the social paradigm. Its business segments range from entrepreneurial organizations and innovation agencies to governmental actions, whose innovative nature includes strategies, processes, tools and culture. Among its aims is the sustainability of communities, which become protagonists in the process of inclusion and development, in the search for efficient and fair solutions to the most diverse challenges proposed. In the literature, we find social innovation being approached from two perspectives: institutional and structural. In the institutional is seen as a result of the exchanges and applications of knowledge and resources among actors mobilized through activities legitimized by the social interest. In the structural it is created as a transforming force through the interrelation between the agents, institutional structures and social systems. The present research focuses on the institutional perspective, from the organizations and their subjects. Thus, this study seeks to propose a theoretical model of culture for social innovation in organizations, understanding the systemic character of organizational culture and how it can influence the construction of theoretical models of culture for social innovation. In order to build the model, this research is based on a qualitative study and theoretical approach on organizational culture, cultural model theory and complexity. In the second part, we sought from the focus groups in social innovation agencies, the verification of the proposed model. As a result, a theoretical model of culture is presented for social innovation in organizations and it is hoped that it will help them to develop a culture for social innovation in the intraorganizational environment.Dandolini, Gertrudes AparecidaFreire, Patrícia de SáUniversidade Federal de Santa CatarinaAguiar, Ranieri Roberth Silva de2020-10-21T21:13:01Z2020-10-21T21:13:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis205 p.| il., tabs., gráfs.application/pdf363632https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215091porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:13:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215091Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:13:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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