POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97025 |
Resumo: | Este texto pretende analisar as concepções de ensino, aprendizagem, docência e pesquisa no contexto profissional de docentes, com vistas a problematizar as relações entre pesquisa e ensino. Envolve dados oriundos de questionários e entrevistas com professores–pesquisadores de diferentes universidades, reconhecidos por elevada produção científico-tecnológica. Como conclusões preliminares, pontua que: a) a docência exerce papel importante na profissionalidade dos sujeitos, mas difícil de ser desenvolvida porque cercada de tensionamentos e complexidades; b) há dificuldade de maior envolvimento com a docência na graduação, se comparada ao ato de fazer pesquisa, haja vista o status que esta ocupa no contexto da universidade e das regulações governamentais; c) a diferente natureza das áreas de conhecimento ouvidas projeta divergências desafiadoras, mas a central reside na concepção de aprendizagem como construção de conhecimento; c) as políticas internas institucionais precisam ser consolidadas na definição do que efetivamente interessa à Universidade, revertendo a seu favor ações coletivas solidárias e cooperativas como forma de resistência às pressões externas; c) a pesquisa e o ensino devem caminhar junto a esse projeto, na busca de um trabalho de qualidade, que repercuta no entorno social. |
id |
UFSC_6b5de0b57599c2c134f5fef414be2d79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97025 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADEEste texto pretende analisar as concepções de ensino, aprendizagem, docência e pesquisa no contexto profissional de docentes, com vistas a problematizar as relações entre pesquisa e ensino. Envolve dados oriundos de questionários e entrevistas com professores–pesquisadores de diferentes universidades, reconhecidos por elevada produção científico-tecnológica. Como conclusões preliminares, pontua que: a) a docência exerce papel importante na profissionalidade dos sujeitos, mas difícil de ser desenvolvida porque cercada de tensionamentos e complexidades; b) há dificuldade de maior envolvimento com a docência na graduação, se comparada ao ato de fazer pesquisa, haja vista o status que esta ocupa no contexto da universidade e das regulações governamentais; c) a diferente natureza das áreas de conhecimento ouvidas projeta divergências desafiadoras, mas a central reside na concepção de aprendizagem como construção de conhecimento; c) as políticas internas institucionais precisam ser consolidadas na definição do que efetivamente interessa à Universidade, revertendo a seu favor ações coletivas solidárias e cooperativas como forma de resistência às pressões externas; c) a pesquisa e o ensino devem caminhar junto a esse projeto, na busca de um trabalho de qualidade, que repercuta no entorno social.INPEAU2012-11-05T20:43:19Z2012-11-05T20:43:19Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97025CUNHA, MARIA ISABEL DAFOSTER, MARI MARGARETE DOS SANTOSAZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DECITOLIN, CRISTINA BOHNFELDEN, ELIANE DE LOURDESNICOLODI, SUZANA CINI FREITASporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:34:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97025Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:34:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADE |
title |
POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADE |
spellingShingle |
POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADE CUNHA, MARIA ISABEL DA |
title_short |
POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADE |
title_full |
POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADE |
title_fullStr |
POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADE |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADE |
title_sort |
POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADE |
author |
CUNHA, MARIA ISABEL DA |
author_facet |
CUNHA, MARIA ISABEL DA FOSTER, MARI MARGARETE DOS SANTOS AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DE CITOLIN, CRISTINA BOHN FELDEN, ELIANE DE LOURDES NICOLODI, SUZANA CINI FREITAS |
author_role |
author |
author2 |
FOSTER, MARI MARGARETE DOS SANTOS AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DE CITOLIN, CRISTINA BOHN FELDEN, ELIANE DE LOURDES NICOLODI, SUZANA CINI FREITAS |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CUNHA, MARIA ISABEL DA FOSTER, MARI MARGARETE DOS SANTOS AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DE CITOLIN, CRISTINA BOHN FELDEN, ELIANE DE LOURDES NICOLODI, SUZANA CINI FREITAS |
description |
Este texto pretende analisar as concepções de ensino, aprendizagem, docência e pesquisa no contexto profissional de docentes, com vistas a problematizar as relações entre pesquisa e ensino. Envolve dados oriundos de questionários e entrevistas com professores–pesquisadores de diferentes universidades, reconhecidos por elevada produção científico-tecnológica. Como conclusões preliminares, pontua que: a) a docência exerce papel importante na profissionalidade dos sujeitos, mas difícil de ser desenvolvida porque cercada de tensionamentos e complexidades; b) há dificuldade de maior envolvimento com a docência na graduação, se comparada ao ato de fazer pesquisa, haja vista o status que esta ocupa no contexto da universidade e das regulações governamentais; c) a diferente natureza das áreas de conhecimento ouvidas projeta divergências desafiadoras, mas a central reside na concepção de aprendizagem como construção de conhecimento; c) as políticas internas institucionais precisam ser consolidadas na definição do que efetivamente interessa à Universidade, revertendo a seu favor ações coletivas solidárias e cooperativas como forma de resistência às pressões externas; c) a pesquisa e o ensino devem caminhar junto a esse projeto, na busca de um trabalho de qualidade, que repercuta no entorno social. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-08 2012-11-05T20:43:19Z 2012-11-05T20:43:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97025 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652033729757184 |