Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vallim, Marcos Banheti Rabello
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78477
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
id UFSC_6b6ceed89f0fc056bcffe32c3abc3ecc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78477
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /Engenharia eletricaEstudo e ensinoEngenharia -Formação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.A engenharia está associada à habilidade de combinar conhecimentos teóricos e práticos para atender a necessidades humanas colocadas geralmente como problemas reais a serem resolvidos. Entretanto, o ensino da engenharia tem enfatizado o conteúdo teórico, com a larga utilização da simulação computacional e de ambientes virtuais que muitos acreditam capazes de substituir a experimentação real. Os profissionais graduados sob este tipo de ensino são capazes de realizar análises complexas, mas teriam pouca habilidade para lidar com problemas do mundo real. A complexidade do mundo moderno, entretanto, exige uma formação profissional com um perfil mais abrangente. As habilidades técnicas devem ser associadas à capacidade de julgar, de comunicar idéias, de trabalhar em grupo e negociar coletivamente decisões. O ensino de engenharia deve colocar o futuro profissional em contato com as questões fundamentais da profissão, desde o primeiro dia de aula. O projeto deve desempenhar neste processo um papel central, por ser a essência da engenharia. Este trabalho relata uma experiência de ensino, onde os conceitos acima expostos foram colocados em prática em uma disciplina de introdução à Engenharia de Controle e Automação. A disciplina foi desenvolvida no segundo semestre letivo de 1999 na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. A mesma foi concebida para cumprir três grandes objetivos: integrar o aluno à vida acadêmica, desenvolver uma compreensão inicial sobre os conceitos básicos da engenharia e despertar as habilidades necessárias ao engenheiro em sua atuação profissional. A experiência foi desenvolvida em clima de jogo, no qual os alunos, em grupos, foram estimulados a desenvolver soluções para situações-problemas. Os grupos construíram seus protótipos de projeto usando kits de blocos de montagens LEGO programável. A experimentação real criou um contexto adequado para o aprendizado de metodologia de projeto e para o entendimento de conceitos técnicos abstratos tais como sistemas, controle e realimentação. A abordagem metodológica adotada, pelos resultados obtidos, mostrou-se promissora para futuros desenvolvimentos.Florianópolis, SCFarines, Jean-MarieCury, Jose Eduardo RUniversidade Federal de Santa CatarinaVallim, Marcos Banheti Rabello2012-10-17T14:57:07Z2012-10-17T14:57:07Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvi, 101 f.| il.application/pdf176205http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78477porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T19:36:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78477Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /
title Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /
spellingShingle Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /
Vallim, Marcos Banheti Rabello
Engenharia eletrica
Estudo e ensino
Engenharia -
Formação profissional
title_short Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /
title_full Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /
title_fullStr Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /
title_full_unstemmed Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /
title_sort Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /
author Vallim, Marcos Banheti Rabello
author_facet Vallim, Marcos Banheti Rabello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farines, Jean-Marie
Cury, Jose Eduardo R
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vallim, Marcos Banheti Rabello
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia eletrica
Estudo e ensino
Engenharia -
Formação profissional
topic Engenharia eletrica
Estudo e ensino
Engenharia -
Formação profissional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T14:57:07Z
2012-10-17T14:57:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 176205
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78477
identifier_str_mv 176205
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xvi, 101 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652314096959488