Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78477 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
id |
UFSC_6b6ceed89f0fc056bcffe32c3abc3ecc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78477 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /Engenharia eletricaEstudo e ensinoEngenharia -Formação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.A engenharia está associada à habilidade de combinar conhecimentos teóricos e práticos para atender a necessidades humanas colocadas geralmente como problemas reais a serem resolvidos. Entretanto, o ensino da engenharia tem enfatizado o conteúdo teórico, com a larga utilização da simulação computacional e de ambientes virtuais que muitos acreditam capazes de substituir a experimentação real. Os profissionais graduados sob este tipo de ensino são capazes de realizar análises complexas, mas teriam pouca habilidade para lidar com problemas do mundo real. A complexidade do mundo moderno, entretanto, exige uma formação profissional com um perfil mais abrangente. As habilidades técnicas devem ser associadas à capacidade de julgar, de comunicar idéias, de trabalhar em grupo e negociar coletivamente decisões. O ensino de engenharia deve colocar o futuro profissional em contato com as questões fundamentais da profissão, desde o primeiro dia de aula. O projeto deve desempenhar neste processo um papel central, por ser a essência da engenharia. Este trabalho relata uma experiência de ensino, onde os conceitos acima expostos foram colocados em prática em uma disciplina de introdução à Engenharia de Controle e Automação. A disciplina foi desenvolvida no segundo semestre letivo de 1999 na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. A mesma foi concebida para cumprir três grandes objetivos: integrar o aluno à vida acadêmica, desenvolver uma compreensão inicial sobre os conceitos básicos da engenharia e despertar as habilidades necessárias ao engenheiro em sua atuação profissional. A experiência foi desenvolvida em clima de jogo, no qual os alunos, em grupos, foram estimulados a desenvolver soluções para situações-problemas. Os grupos construíram seus protótipos de projeto usando kits de blocos de montagens LEGO programável. A experimentação real criou um contexto adequado para o aprendizado de metodologia de projeto e para o entendimento de conceitos técnicos abstratos tais como sistemas, controle e realimentação. A abordagem metodológica adotada, pelos resultados obtidos, mostrou-se promissora para futuros desenvolvimentos.Florianópolis, SCFarines, Jean-MarieCury, Jose Eduardo RUniversidade Federal de Santa CatarinaVallim, Marcos Banheti Rabello2012-10-17T14:57:07Z2012-10-17T14:57:07Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvi, 101 f.| il.application/pdf176205http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78477porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T19:36:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78477Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação / |
title |
Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação / |
spellingShingle |
Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação / Vallim, Marcos Banheti Rabello Engenharia eletrica Estudo e ensino Engenharia - Formação profissional |
title_short |
Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação / |
title_full |
Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação / |
title_fullStr |
Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação / |
title_full_unstemmed |
Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação / |
title_sort |
Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação / |
author |
Vallim, Marcos Banheti Rabello |
author_facet |
Vallim, Marcos Banheti Rabello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Farines, Jean-Marie Cury, Jose Eduardo R Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vallim, Marcos Banheti Rabello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia eletrica Estudo e ensino Engenharia - Formação profissional |
topic |
Engenharia eletrica Estudo e ensino Engenharia - Formação profissional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T14:57:07Z 2012-10-17T14:57:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
176205 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78477 |
identifier_str_mv |
176205 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xvi, 101 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652314096959488 |