Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcella, Julia Larissa Borges
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196287
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_6b94c9265bf39854ffbddba728e5ef40
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196287
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018Participação socialParticipação política;Formandas de Pedagogia UFSCTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este estudo se propôs a “investigar as participações e suas formas, a partir dos relatos de formandas do curso de licenciatura em Pedagogia da UFSC, semestre 2018.1, durante suas trajetórias no período de realização da graduação, a fim de identificar avanços e limites nas participações das novas pedagogas que estão adentrando o cenário educacional brasileiro”. Para isto, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, por meio de sete entrevistas semiestruturadas com estudantes em vistas de se formarem, procurando categorizar e analisar tais participações à luz do aporte teórico mobilizado. A teoria que se fez uso, buscou elementos que conceituassem a participação, sobretudo, a Participação social e a Participação política, utilizando das contribuições de autores como Ammann (1980), Bordenave (1983), Penteado (1991), Stolz et al. (2011), dentre outros. A identificação das formas de participação nos levou a recorrer ao uso das lentes sociológicas ao estudo das trajetórias, ainda que breve, imbricadas nas escolhas dos espaços de participação enunciados pelas estudantes, revelando prenúncios das múltiplas faces das desigualdades sociais.Florianópolis, SCValle, Ione RibeiroSato, Silvana RodriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaBarcella, Julia Larissa Borges2019-05-29T12:41:05Z2019-05-29T12:41:05Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196287porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T12:41:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196287Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T12:41:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018
title Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018
spellingShingle Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018
Barcella, Julia Larissa Borges
Participação social
Participação política;
Formandas de Pedagogia UFSC
title_short Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018
title_full Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018
title_fullStr Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018
title_full_unstemmed Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018
title_sort Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018
author Barcella, Julia Larissa Borges
author_facet Barcella, Julia Larissa Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valle, Ione Ribeiro
Sato, Silvana Rodrigues
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcella, Julia Larissa Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Participação social
Participação política;
Formandas de Pedagogia UFSC
topic Participação social
Participação política;
Formandas de Pedagogia UFSC
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06
2019-05-29T12:41:05Z
2019-05-29T12:41:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196287
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 48 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652112425385984