Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196287 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_6b94c9265bf39854ffbddba728e5ef40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196287 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018Participação socialParticipação política;Formandas de Pedagogia UFSCTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este estudo se propôs a “investigar as participações e suas formas, a partir dos relatos de formandas do curso de licenciatura em Pedagogia da UFSC, semestre 2018.1, durante suas trajetórias no período de realização da graduação, a fim de identificar avanços e limites nas participações das novas pedagogas que estão adentrando o cenário educacional brasileiro”. Para isto, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, por meio de sete entrevistas semiestruturadas com estudantes em vistas de se formarem, procurando categorizar e analisar tais participações à luz do aporte teórico mobilizado. A teoria que se fez uso, buscou elementos que conceituassem a participação, sobretudo, a Participação social e a Participação política, utilizando das contribuições de autores como Ammann (1980), Bordenave (1983), Penteado (1991), Stolz et al. (2011), dentre outros. A identificação das formas de participação nos levou a recorrer ao uso das lentes sociológicas ao estudo das trajetórias, ainda que breve, imbricadas nas escolhas dos espaços de participação enunciados pelas estudantes, revelando prenúncios das múltiplas faces das desigualdades sociais.Florianópolis, SCValle, Ione RibeiroSato, Silvana RodriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaBarcella, Julia Larissa Borges2019-05-29T12:41:05Z2019-05-29T12:41:05Z2018-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis48 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196287porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T12:41:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196287Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T12:41:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018 |
title |
Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018 |
spellingShingle |
Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018 Barcella, Julia Larissa Borges Participação social Participação política; Formandas de Pedagogia UFSC |
title_short |
Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018 |
title_full |
Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018 |
title_fullStr |
Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018 |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018 |
title_sort |
Um estudo sobre as formas de participação: percurso de formandas em pedagogia 2018 |
author |
Barcella, Julia Larissa Borges |
author_facet |
Barcella, Julia Larissa Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valle, Ione Ribeiro Sato, Silvana Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcella, Julia Larissa Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação social Participação política; Formandas de Pedagogia UFSC |
topic |
Participação social Participação política; Formandas de Pedagogia UFSC |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06 2019-05-29T12:41:05Z 2019-05-29T12:41:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196287 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
48 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652112425385984 |