A Relevância da Avaliação Institucional na UNIVALI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kraemer, Maria Elisabeth Pereira
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Souza, Nilmar de, Ferri, Cássia, Lacerda, Leo Lynce Valle de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74659
Resumo: A Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, ao longo de sua história, vem privilegiando a Avaliação Institucional como instrumento de gestão e de autoconhecimento em busca da excelência. Sua proposta de Avaliação Institucional foi anunciada no documento base do projeto da Universidade, em 1993, e, desde então, vem ampliando e aperfeiçoando seus métodos de trabalho. A UNIVALI tem como meta, em seu Projeto Institucional, o rigor com a qualidade de ensino e, para isso, está consciente da necessidade de um processo de avaliação permanente e criterioso. O tema avaliação institucional ocupa posição relevante na formulação e implementação das políticas públicas de educação, por indicar possibilidades de integração de diferentes perspectivas no planejamento das instituições de ensino. As modalidades de avaliação descritas foram: auto-avaliação dos cursos da graduação; desempenho docente, discente e da organização didático-pedagógica e infra-estrutura, perfil socioeconômico discente; avaliação do curso pelo egresso; avaliação dos colégios de aplicação; dos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu; e avaliação dos estágios supervisionados. É a comunidade que indica o mérito e a relevância do que a universidade produz, e o Programa de Avaliação Institucional, integrado às demais modalidades de Avaliações Externas, deve investir em uma linguagem comum na divulgação de resultados, que permita, não simplesmente uma classificação de cursos, pessoas ou unidades de ensino, mas o estabelecimento de diagnósticos que possam sinalizar necessárias mudanças no processo interno da Universidade.
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