Cabelos crespos em movimento(s): infância e relações étnico-raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaveiro, Maylla Monnik Rodrigues de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216697
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2020.
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spelling Cabelos crespos em movimento(s): infância e relações étnico-raciaisRelações raciaisIdentidade étnicaMovimentos sociaisNegrosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2020.O objetivo desta tese é analisar a articulação entre relações étnico-raciais, infância e estética negra a partir das reflexões em marchas e encontros de valorização do cabelo crespo. A pesquisa se fundamenta em perspectivas interdisciplinares embasadas em epistemologias descoloniais e antirracistas, bem como no campo de estudos acerca da infância. Nos movimentos sociais de valorização da estética negra, foi possível perceber que os discursos de mulheres negras frequentemente remetiam às suas memórias de infâncias como fundamentais para a construção de identidades étnico-raciais; e, posteriormente, ao ressignificarem a violência do alisamento compulsório, suas práticas em relação às crianças também eram repensadas estimulando o fortalecimento das raízes africanas para as próximas gerações. A metodologia utilizada nesta pesquisa envolveu os seguintes procedimentos: 1) observação participante de inspiração etnográfica em marchas e encontros de valorização da estética negra e de cabelos crespos entre 2014 a 2019 em nove cidades no Brasil; 2) pesquisa bibliográfica acerca das noções de transição capilar, infância, adultocentrismo, racismo estrutural, construção de identidades étnicoraciais, embranquecimento, cosmologia africana, afrofuturismo, mídia, o brincar, interseccionalidade, empoderamento; 3) buscas de conteúdos artísticos, musicais, imagéticos e lúdicos produzidos pelas mídias digitais e em redes sociais como Facebook e Instagram, Youtube, e Blogs, utilizando os descritores: criança(s) negra(s), infância(s), cabelo crespo; 4) realização de um encontro de cabelos crespos com 11 crianças na ONG Raízes do Norte Goiano; 5) análise de filmes referentes ao empoderamento negro; 6) saberes transmitidos a partir da oralidade; 7) minhas próprias vivências com meus cabelos crespos. As interpretações desta tese foram desenvolvidas a partir das categorias explicativas de ancestralidade africana e valorização da estética negra. Com base neste arcabouço teórico-metodológico, a infância foi situada como ponto de partida para se pensar as relações étnico-raciais em diáspora, a fim de vislumbrar novas produções epistemológicas, estéticas e políticas que se distanciem das elaborações subjetivas coloniais. Os saberes e as desobediências epistêmicas de crianças negras se opondo aos procedimentos de alisamento compulsório são fundamentais para pensar sentidos pluriversais de mundo, prevendo possibilidades futuras de ontologias anticoloniais que rompam com estratégias de controle de corporeidades negras. Por fim, destaco que a estética dos cabelos crespos em movimento é capaz de oferecer condições simbólicas e subjetivas para que se desenvolvam novas perspectivas de resistência aos campos ideológicos do racismo, com o protagonismo das crianças negras.Abstract: The objective of this thesis is to analyze the articulation between ethnic-racial relations, childhood and black aesthetics based on reflections in marches and meetings to value curly hair. The research is based on interdisciplinary perspectives based on decolonial and anti-racist epistemologies, as well as in the field of studies about childhood. In the social movements that valorize black aesthetics, it was possible to perceive that the speeches of black women frequently referred to their childhood memories as fundamental to the construction of ethnic-racial identities; and, afterwards, when they re-signified the violence of compulsory straightening, their practices in relation to children were also rethought, encouraging the strengthening of African roots for the next generations. The methodology used in this research involved the following procedures: 1) participatory observation of ethnographic inspiration in marches and meetings to value black aesthetics and curly hair between 2014 to 2019 in nine cities in Brazil; 2) bibliographic research on the notions of hair transition, childhood, adult-centeredness, structural racism, construction of ethnic-racial identities, whitening, African cosmology, Afrofuturism, media, play, intersectionality, empowerment; 3) searches for artistic, musical, imagery and play content produced by digital media and on social networks such as Facebook and Instagram, Youtube, and Blogs, using the descriptors: black child (ren), childhood (s), curly hair ; 4) holding a meeting of curly hair with 11 children at the ONG Raízes do Norte Goiano; 5) analysis of films referring to black empowerment; 6) knowledge transmitted from orality; 7) my own experiences with my curly hair. The interpretations of this thesis were developed from the explanatory categories of African ancestry and valorization of black aesthetics. Based on this theoretical-methodological framework, childhood was situated as a starting point for thinking about ethnic-racial relations in diaspora, in order to envision new epistemological, aesthetic and political productions that distance themselves from colonial subjective elaborations. The knowledge and epistemic disobedience of black children opposing compulsory straightening procedures are fundamental to think of multi-universal meanings of the world, envisioning future possibilities of anticolonial ontologies that break with black corporeality control strategies. Finally, I emphasize that the aesthetics of curly hair in motion is capable of offering symbolic and subjective conditions for the development of new perspectives of resistance to the ideological fields of racism, with the role of black children.Minella, Luzinete SimõesAraujo, Rosangela Janja CostaUniversidade Federal de Santa CatarinaChaveiro, Maylla Monnik Rodrigues de Sousa2020-10-21T21:32:55Z2020-10-21T21:32:55Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis194 p.| il.application/pdf370277https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216697porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:32:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216697Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:32:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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