GESTÃO DO ENSINO DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO TCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132184 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo principal a apresentação de um caso referente à mudança de gestão do ensino de dois cursos de uma mesma instituição de ensino superior, a partir da reestruturação metodológica do estágio supervisionado e do TCC. O foco do planejamento e avaliação do estágio supervisionado e do TCC de método monográfico é alterado para o método de estudo de caso, modificando os processos, regulamentos internos e orientações docentes. Para tanto, o estudo de abordagem qualitativa, com técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, de objetivo descritivo, analisa os dois cursos e o envolvimento dos seus respectivos coordenadores para implantação, viabilidade e sucesso da proposta. Como conclusão do trabalho, exsurge que a mudança metodológica gerou um esforço de professores e coordenadores, mas que o resultado dos trabalhos finais de cursos aumentaram qualitativamente, em referência à contribuição desses trabalhos à sociedade e à credibilidade dos cursos e seus egressos. |
id |
UFSC_6bea4bd1634be3d3918e86f6d3133779 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132184 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
GESTÃO DO ENSINO DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO TCCEstudo de Caso. Gestão do Ensino. Estágio. Trabalho de Conclusão de Curso.Este trabalho tem por objetivo principal a apresentação de um caso referente à mudança de gestão do ensino de dois cursos de uma mesma instituição de ensino superior, a partir da reestruturação metodológica do estágio supervisionado e do TCC. O foco do planejamento e avaliação do estágio supervisionado e do TCC de método monográfico é alterado para o método de estudo de caso, modificando os processos, regulamentos internos e orientações docentes. Para tanto, o estudo de abordagem qualitativa, com técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, de objetivo descritivo, analisa os dois cursos e o envolvimento dos seus respectivos coordenadores para implantação, viabilidade e sucesso da proposta. Como conclusão do trabalho, exsurge que a mudança metodológica gerou um esforço de professores e coordenadores, mas que o resultado dos trabalhos finais de cursos aumentaram qualitativamente, em referência à contribuição desses trabalhos à sociedade e à credibilidade dos cursos e seus egressos.INPEAU2015-04-22T14:55:53Z2015-04-22T14:55:53Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132184Michels, EmillieMichels, ExpeditoCardozo, Maria AparecidaTernes, MuriloMatias, Ana Paulaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-22T14:55:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132184Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-22T14:55:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DO ENSINO DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO TCC |
title |
GESTÃO DO ENSINO DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO TCC |
spellingShingle |
GESTÃO DO ENSINO DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO TCC Michels, Emillie Estudo de Caso. Gestão do Ensino. Estágio. Trabalho de Conclusão de Curso. |
title_short |
GESTÃO DO ENSINO DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO TCC |
title_full |
GESTÃO DO ENSINO DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO TCC |
title_fullStr |
GESTÃO DO ENSINO DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO TCC |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DO ENSINO DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO TCC |
title_sort |
GESTÃO DO ENSINO DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO TCC |
author |
Michels, Emillie |
author_facet |
Michels, Emillie Michels, Expedito Cardozo, Maria Aparecida Ternes, Murilo Matias, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Michels, Expedito Cardozo, Maria Aparecida Ternes, Murilo Matias, Ana Paula |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michels, Emillie Michels, Expedito Cardozo, Maria Aparecida Ternes, Murilo Matias, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de Caso. Gestão do Ensino. Estágio. Trabalho de Conclusão de Curso. |
topic |
Estudo de Caso. Gestão do Ensino. Estágio. Trabalho de Conclusão de Curso. |
description |
Este trabalho tem por objetivo principal a apresentação de um caso referente à mudança de gestão do ensino de dois cursos de uma mesma instituição de ensino superior, a partir da reestruturação metodológica do estágio supervisionado e do TCC. O foco do planejamento e avaliação do estágio supervisionado e do TCC de método monográfico é alterado para o método de estudo de caso, modificando os processos, regulamentos internos e orientações docentes. Para tanto, o estudo de abordagem qualitativa, com técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, de objetivo descritivo, analisa os dois cursos e o envolvimento dos seus respectivos coordenadores para implantação, viabilidade e sucesso da proposta. Como conclusão do trabalho, exsurge que a mudança metodológica gerou um esforço de professores e coordenadores, mas que o resultado dos trabalhos finais de cursos aumentaram qualitativamente, em referência à contribuição desses trabalhos à sociedade e à credibilidade dos cursos e seus egressos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-22T14:55:53Z 2015-04-22T14:55:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132184 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823042565171052544 |