Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Nadja Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Melo, Caio Lacerda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249516
Resumo: Um produto pode atender aos fatores sociais e aos requisitos fundamentais e essenciais do consumidor sem despertar o prazer na relação entre produto e consumidor. Esse trabalho busca apresentar relações do design afetivo e alguns impactos de projetos sociais relacionadas aos calçados. O programa "Guardiões da infância" da UNICEF Croácia, busca conscientizar os consumidores para a erradicação da pobreza extrema na África. Outro exemplo é a campanha “Coloque-se no lugar dela”, onde um grupo de advogados relatou violações dos direitos dos trabalhadores domésticos no Kuwait. O terceiro exemplo foi a campanha “Pegada Sustentável” da Adidas, que teve grande impacto em São Paulo e em outras cidades onde existem lojas da marca. Nos exemplos apresentados pode-se comprovar a importância do papel do designer quanto formador de opinião. É importante destacar a contribuição sustentável, neste caso, a sustentabilidade afetiva pelos conceitos éticos do consumidor é possível criar um vínculo prazeroso entre o produto e o usuário.
id UFSC_6bf277276ce5b0d92e654f69e9d4fed9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/249516
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidadeAffective design and sustainability: social stimulation at the feet of humanityDesign afetivo; sustentabilidade; calçados.affective design; sustainability; Footwear.Um produto pode atender aos fatores sociais e aos requisitos fundamentais e essenciais do consumidor sem despertar o prazer na relação entre produto e consumidor. Esse trabalho busca apresentar relações do design afetivo e alguns impactos de projetos sociais relacionadas aos calçados. O programa "Guardiões da infância" da UNICEF Croácia, busca conscientizar os consumidores para a erradicação da pobreza extrema na África. Outro exemplo é a campanha “Coloque-se no lugar dela”, onde um grupo de advogados relatou violações dos direitos dos trabalhadores domésticos no Kuwait. O terceiro exemplo foi a campanha “Pegada Sustentável” da Adidas, que teve grande impacto em São Paulo e em outras cidades onde existem lojas da marca. Nos exemplos apresentados pode-se comprovar a importância do papel do designer quanto formador de opinião. É importante destacar a contribuição sustentável, neste caso, a sustentabilidade afetiva pelos conceitos éticos do consumidor é possível criar um vínculo prazeroso entre o produto e o usuário.A product can meet the fundamental and essential categories and requirements of the costumers without arousing or enjoying the relationship between product and consumer. This project searches for solutions of affective design and some impacts of direct projects related to footwear. UNICEF's program "Guardiões da Infância" in Croatia raises awareness among consumers about the eradication of extreme poverty in Africa. Another example is the campaign called "Coloque-se no lugar dela" where a group of lawyers reported violations of the rights of domestic workers in Kuwait. The third example of a campaign is "Pegada Sustentável" of Adidas, which had great impacts in São Paulo and other cities where there are stores of the brand. The examples presented here demonstrate the importance of the opinion-forming role of the designer. It is important to highlight a sustainable contribution, in this case, an affective sustainability for the ethical concepts of consumption and creation of a pleasant bonding between the product and the user.Grupo de Pesquisa Virtuhab2023-08-17T18:31:28Z2023-08-17T18:31:28Z2018-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2448-28382596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249516Mourão, Nadja MariaMelo, Caio Lacerda deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-17T18:31:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249516Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-08-17T18:31:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade
Affective design and sustainability: social stimulation at the feet of humanity
title Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade
spellingShingle Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade
Mourão, Nadja Maria
Design afetivo; sustentabilidade; calçados.
affective design; sustainability; Footwear.
title_short Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade
title_full Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade
title_fullStr Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade
title_full_unstemmed Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade
title_sort Design afetivo e sustentabilidade: estímulo social aos pés da humanidade
author Mourão, Nadja Maria
author_facet Mourão, Nadja Maria
Melo, Caio Lacerda de
author_role author
author2 Melo, Caio Lacerda de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Nadja Maria
Melo, Caio Lacerda de
dc.subject.por.fl_str_mv Design afetivo; sustentabilidade; calçados.
affective design; sustainability; Footwear.
topic Design afetivo; sustentabilidade; calçados.
affective design; sustainability; Footwear.
description Um produto pode atender aos fatores sociais e aos requisitos fundamentais e essenciais do consumidor sem despertar o prazer na relação entre produto e consumidor. Esse trabalho busca apresentar relações do design afetivo e alguns impactos de projetos sociais relacionadas aos calçados. O programa "Guardiões da infância" da UNICEF Croácia, busca conscientizar os consumidores para a erradicação da pobreza extrema na África. Outro exemplo é a campanha “Coloque-se no lugar dela”, onde um grupo de advogados relatou violações dos direitos dos trabalhadores domésticos no Kuwait. O terceiro exemplo foi a campanha “Pegada Sustentável” da Adidas, que teve grande impacto em São Paulo e em outras cidades onde existem lojas da marca. Nos exemplos apresentados pode-se comprovar a importância do papel do designer quanto formador de opinião. É importante destacar a contribuição sustentável, neste caso, a sustentabilidade afetiva pelos conceitos éticos do consumidor é possível criar um vínculo prazeroso entre o produto e o usuário.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18
2023-08-17T18:31:28Z
2023-08-17T18:31:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2448-2838
2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249516
identifier_str_mv 2448-2838
2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652066605760512