Estudo para melhoria do desempenho propulsivo de uma embarcação pesqueira de arrasto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181861 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval. |
id |
UFSC_6c028d6cc678840b478d572e2d950686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181861 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estudo para melhoria do desempenho propulsivo de uma embarcação pesqueira de arrastoEmbarcação pesqueiraEficiência energéticaSistema propulsivoCombustívelProjetoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.A atividade pesqueira no Brasil dispõe de diversos recursos para alavancar o setor. Todavia, sofre com a falta de subsídios do governo, com a defasagem tecnológica das embarcações e com os altos investimentos exigidos para um armador. Em relação a problemática financeira, o custo operacional principalmente no que se refere ao combustível, muitas vezes excede o próprio lucro do investidor, o que estagna o crescimento do setor. Do ponto de vista da engenharia, há possibilidade de diminuição dos gastos de combustível a partir de modificações no projeto do sistema propulsivo da embarcação. Embora a seleção adequada dos elementos propulsivos esteja diretamente relacionada com a eficiência energética da embarcação, no Brasil esse processo ainda guarda muito empirismo e até certa mística. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho consiste no redimensionamento da instalação propulsora de uma embarcação pesqueira de arrasto através do processo de integração casco-hélice-motor e no monitoramento das variáveis que interferem no desempenho do sistema propulsivo, como temperatura, rotação e velocidade de operação. O estudo de caso foi realizado com uma embarcação de 59 pés do município de Itajaí através da coleta de dados e informações relativas ao seu desempenho, por meio do consentimento do armador. Com o estudo foram verificados possíveis aspectos que podem estar contribuindo para a perda de eficiência do sistema propulsivo, além disso, medidas sugestivas foram apresentadas para a melhoria da eficiência energética.The fishing activity in Brazil has several resources to leverage the sector. However, it suffers from the lack of subsidies from the government, the technological shortage of vessels and the high investments required for a shipowner. Regarding financial problems, the operational cost, especially with regard to fuel, often exceeds the investor's own profit, which stagnates the growth of the sector. From the engineering point of view, there is a possibility of a reduction of fuel expenses due to changes in the design of the propulsive system of the vessel. Although the proper selection of the propulsive elements is directly related to the energy efficiency of the vessel, in Brazil this process still retains much empiricism and even a certain mystique. Therefore, the main objective of this work is to resize the propulsion system of a trawling vessel through the hull-propeller-motor integration process and to monitor the variables that interfere in the performance of the propulsive system, such as temperature, rotation speed and speed of the operation. The case study was carried out with a 59-foot vessel from the municipality of Itajaí through the collection of data and information related to its performance, through the consent of the owner. The study verified possible aspects that may be contributing to the loss of efficiency of the propulsive system, in addition, suggestive measures were presented to improve energy efficiency.Joinville, SCPontin, Thiago PontinUniversidade Federal de Santa CatarinaHoffmann, Bethina Luiza Rebelo Hoffmann2017-12-07T19:57:22Z2017-12-07T19:57:22Z2017-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis132 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181861porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-07T19:57:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181861Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-07T19:57:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo para melhoria do desempenho propulsivo de uma embarcação pesqueira de arrasto |
title |
Estudo para melhoria do desempenho propulsivo de uma embarcação pesqueira de arrasto |
spellingShingle |
Estudo para melhoria do desempenho propulsivo de uma embarcação pesqueira de arrasto Hoffmann, Bethina Luiza Rebelo Hoffmann Embarcação pesqueira Eficiência energética Sistema propulsivo Combustível Projeto |
title_short |
Estudo para melhoria do desempenho propulsivo de uma embarcação pesqueira de arrasto |
title_full |
Estudo para melhoria do desempenho propulsivo de uma embarcação pesqueira de arrasto |
title_fullStr |
Estudo para melhoria do desempenho propulsivo de uma embarcação pesqueira de arrasto |
title_full_unstemmed |
Estudo para melhoria do desempenho propulsivo de uma embarcação pesqueira de arrasto |
title_sort |
Estudo para melhoria do desempenho propulsivo de uma embarcação pesqueira de arrasto |
author |
Hoffmann, Bethina Luiza Rebelo Hoffmann |
author_facet |
Hoffmann, Bethina Luiza Rebelo Hoffmann |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pontin, Thiago Pontin Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoffmann, Bethina Luiza Rebelo Hoffmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Embarcação pesqueira Eficiência energética Sistema propulsivo Combustível Projeto |
topic |
Embarcação pesqueira Eficiência energética Sistema propulsivo Combustível Projeto |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-07T19:57:22Z 2017-12-07T19:57:22Z 2017-11-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181861 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
132 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652205172981760 |