O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88294 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_6c0ec8418f9fbece4c22df213f2b05f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88294 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignoradaEducaçãoProjeto político-pedagógicoEscolas publicasFlorianopolis (SC)Ensino fundamentalFlorianopolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A pesquisa em questão realiza uma análise documental de dez Projetos Político-Pedagógico de Escolas que oferecem Ensino Fundamental pertencentes à rede pública estadual do município de Florianópolis-SC no período de 2000 à 2004. O objetivo principal é identificar e analisar as concepções de educação, escola, infância, criança e participação que estão presentes nestes PPP. Os Projetos Político-Pedagógicos selecionados foram analisados utilizando-se como instrumento metodológico a Análise de Conteúdo. Para tanto, dissertou-se sobre o caráter participativo do PPP na escola pública brasileira mediante seus aspectos históricos, filosóficos e ideológicos pautados numa ampla revisão bibliográfica. Analisaram-se também as orientações oficiais no âmbito estadual sobre Projeto Político Pedagógico procurando dar visibilidade aos aspectos históricos e legais. As escolas investigadas foram caracterizadas a partir dos dados extraídos dos PPP e também foram analisadas a estrutura, a organização e o funcionamento das instâncias e formas de participação destas escolas. Por fim apresenta-se a análise realizada dos conteúdos subjacentes às categorias educação, escola, criança/aluno no interior dos dez PPP selecionados. A pesquisa revela as disparidades existentes entre as categorias educação e escola frente à categoria criança/aluno. As primeiras expressam dimensões políticas e ideológicas de uma época quando o fenômeno da formação do sujeito crítico capaz de construir uma nova sociedade emergiu. Na segunda, a criança não é vista no aluno. A participação deixa de ser um valioso princípio democrático, além de ser normatizada e operacionalizada.Florianópolis, SCQuinteiro, JuciremaUniversidade Federal de Santa CatarinaLeite, Luzia Madalena2012-10-22T07:26:12Z2012-10-22T07:26:12Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 f.| tabs.application/pdf264724http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88294porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T01:28:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88294Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:28:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada |
title |
O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada |
spellingShingle |
O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada Leite, Luzia Madalena Educação Projeto político-pedagógico Escolas publicas Florianopolis (SC) Ensino fundamental Florianopolis (SC) |
title_short |
O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada |
title_full |
O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada |
title_fullStr |
O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada |
title_full_unstemmed |
O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada |
title_sort |
O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada |
author |
Leite, Luzia Madalena |
author_facet |
Leite, Luzia Madalena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quinteiro, Jucirema Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Luzia Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Projeto político-pedagógico Escolas publicas Florianopolis (SC) Ensino fundamental Florianopolis (SC) |
topic |
Educação Projeto político-pedagógico Escolas publicas Florianopolis (SC) Ensino fundamental Florianopolis (SC) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T07:26:12Z 2012-10-22T07:26:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
264724 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88294 |
identifier_str_mv |
264724 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
161 f.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652221610459136 |