O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Luzia Madalena
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88294
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_6c0ec8418f9fbece4c22df213f2b05f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88294
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignoradaEducaçãoProjeto político-pedagógicoEscolas publicasFlorianopolis (SC)Ensino fundamentalFlorianopolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A pesquisa em questão realiza uma análise documental de dez Projetos Político-Pedagógico de Escolas que oferecem Ensino Fundamental pertencentes à rede pública estadual do município de Florianópolis-SC no período de 2000 à 2004. O objetivo principal é identificar e analisar as concepções de educação, escola, infância, criança e participação que estão presentes nestes PPP. Os Projetos Político-Pedagógicos selecionados foram analisados utilizando-se como instrumento metodológico a Análise de Conteúdo. Para tanto, dissertou-se sobre o caráter participativo do PPP na escola pública brasileira mediante seus aspectos históricos, filosóficos e ideológicos pautados numa ampla revisão bibliográfica. Analisaram-se também as orientações oficiais no âmbito estadual sobre Projeto Político Pedagógico procurando dar visibilidade aos aspectos históricos e legais. As escolas investigadas foram caracterizadas a partir dos dados extraídos dos PPP e também foram analisadas a estrutura, a organização e o funcionamento das instâncias e formas de participação destas escolas. Por fim apresenta-se a análise realizada dos conteúdos subjacentes às categorias educação, escola, criança/aluno no interior dos dez PPP selecionados. A pesquisa revela as disparidades existentes entre as categorias educação e escola frente à categoria criança/aluno. As primeiras expressam dimensões políticas e ideológicas de uma época quando o fenômeno da formação do sujeito crítico capaz de construir uma nova sociedade emergiu. Na segunda, a criança não é vista no aluno. A participação deixa de ser um valioso princípio democrático, além de ser normatizada e operacionalizada.Florianópolis, SCQuinteiro, JuciremaUniversidade Federal de Santa CatarinaLeite, Luzia Madalena2012-10-22T07:26:12Z2012-10-22T07:26:12Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 f.| tabs.application/pdf264724http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88294porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T01:28:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88294Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:28:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada
title O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada
spellingShingle O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada
Leite, Luzia Madalena
Educação
Projeto político-pedagógico
Escolas publicas
Florianopolis (SC)
Ensino fundamental
Florianopolis (SC)
title_short O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada
title_full O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada
title_fullStr O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada
title_full_unstemmed O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada
title_sort O projeto político-pedagógico na escola e a infância ignorada
author Leite, Luzia Madalena
author_facet Leite, Luzia Madalena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quinteiro, Jucirema
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Luzia Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Projeto político-pedagógico
Escolas publicas
Florianopolis (SC)
Ensino fundamental
Florianopolis (SC)
topic Educação
Projeto político-pedagógico
Escolas publicas
Florianopolis (SC)
Ensino fundamental
Florianopolis (SC)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T07:26:12Z
2012-10-22T07:26:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 264724
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88294
identifier_str_mv 264724
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 f.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652221610459136