Avaliação da associação entre carga mental de trabalho, fatores de risco psicossociais ocupacionais e agravos à saúde mental de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221998 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020. |
id |
UFSC_6c8fc8dcd3e73444b8af17c1b1c7f7ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221998 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Avaliação da associação entre carga mental de trabalho, fatores de risco psicossociais ocupacionais e agravos à saúde mental de professoresPsicologiaSaúde mentalProfessoresPerfil de SaúdeCarga mentalPsicometriaRiscos OcupacionaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.Os estudos em carga mental de trabalho buscam identificar o equilíbrio/desequilíbrio entre as exig ências do trabalho e a capacidade psicofisiológica e psicológica dos trabalhadores em respondêrespondê-las. O objetivo geral deste estudo é avaliar a associação entre fatores de risco psicossociais ocupacionais, carga mental de trabalho e agravos à saúde mental de professores. Para atingir este objetivo, foram realizados três estudos de revisão de literatura associados a três delineamentos empíricos: um epidemiológico, um psicométrico e um clínico ocupacional. O primeiro corresponde a uma revisão sistemática da lit eratura acerca do perfil epidemiológico de agravos à saúde mental de professores professores, bem como a análise do perfil epidemiológico de afastamento por Licenças para Tratamento de Saúde (LTS) de professores do ensino básico público estadual de Santa Catarina, no período de 2010-2017, conforme banco de dados disponibilizado pela Secretaria de Estado da Administração (SEA) de Santa Catarina (SC). O segundo envolve uma revisão integrativa da literatura acerca das perspectivas teórico e conceituais da carga mental de trabalho, aspecto relevante para avaliação da saúde mental de trabalhadores e outra revisão integrativa acerca dos instrumentos que a mensuram, associados a uma investigação empírica de caráter psicométrico, que visa a construção de um instrumento para mensuração de carga mental de trabalho. A construção da Escala de Rastreio da Carga Mental de Trabalho passou por etapas teóricas, empíricas e analíticas, entre elas a busca por evidências de validade de conteúdo composta por duas etapas de análise de juízes especialistas e duas etapas de análise semântica uma realizada por professores e outra realizada por trabalhadores em geral com baixos níveis de escolaridade. Na sequência foram realizados procedimentos para encontrar evidências de validade baseadas na estrutura interna do instrumento por meio da TCT e da TRI, além das variáveis de perfil dos respondentes. O terceiro delineamento tem caráter clínico ocupacional foi composto pela avaliação a associação entre fatores de risco psicossociais ocupacionais, carga mental de trabalho e agravos à saúde mental em trabalhadores.Abstract: The relationship between work activities and the health-disease process is not a recent finding, but work activities have changed due to technological advances, market demands and also political aspects. The general objective of this study is to evaluate the association between occupational psychosocial risk factors, mental workload and mental health problems of teachers. To achieve this objective, three literature review studies were conducted associated with three empirical designs: one epidemiological, one psychometric and one occupational clinician. The first corresponds to a systematic review of the literature about the epidemiological profile of teachers' mental health problems, as well as the analysis of the epidemiological profile of sick leave leave by teachers of state public primary education in Santa Catarina, Brazil, in the period 2010-2017, according to a database provided by the State Secretariat of Administration of Santa Catarina (SC). The second involves an integrative literature review about the theoretical and conceptual perspectives of mental workload, relevant aspect for workers' mental health assessment and another integrative review about the instruments that measure it, associated with an empirical psychometric investigation, which aims to build an instrument for measuring mental workload. The construction of the instrument for tracking the mental workload went through theoretical, empirical and analytical steps, including the search for evidence of content validity consisting of two stages of analysis by expert judges and two stages of semantic analysis by teachers and another performed by workers generally with low levels of education. Subsequently, procedures were performed to find evidence of validity based on the internal structure of the instrument through TCT and TRI, as well as respondent profile variables. The third design has occupational clinical character was composed by the evaluation the association between occupational psychosocial risk factors, mental workload and mental health problems in workers.Cruz, Roberto MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaTrevisan, Karen Rayany Ródio2021-04-12T18:33:40Z2021-04-12T18:33:40Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis275 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf371545https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221998porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-12T18:33:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221998Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-12T18:33:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da associação entre carga mental de trabalho, fatores de risco psicossociais ocupacionais e agravos à saúde mental de professores |
title |
Avaliação da associação entre carga mental de trabalho, fatores de risco psicossociais ocupacionais e agravos à saúde mental de professores |
spellingShingle |
Avaliação da associação entre carga mental de trabalho, fatores de risco psicossociais ocupacionais e agravos à saúde mental de professores Trevisan, Karen Rayany Ródio Psicologia Saúde mental Professores Perfil de Saúde Carga mental Psicometria Riscos Ocupacionais |
title_short |
Avaliação da associação entre carga mental de trabalho, fatores de risco psicossociais ocupacionais e agravos à saúde mental de professores |
title_full |
Avaliação da associação entre carga mental de trabalho, fatores de risco psicossociais ocupacionais e agravos à saúde mental de professores |
title_fullStr |
Avaliação da associação entre carga mental de trabalho, fatores de risco psicossociais ocupacionais e agravos à saúde mental de professores |
title_full_unstemmed |
Avaliação da associação entre carga mental de trabalho, fatores de risco psicossociais ocupacionais e agravos à saúde mental de professores |
title_sort |
Avaliação da associação entre carga mental de trabalho, fatores de risco psicossociais ocupacionais e agravos à saúde mental de professores |
author |
Trevisan, Karen Rayany Ródio |
author_facet |
Trevisan, Karen Rayany Ródio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Roberto Moraes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Karen Rayany Ródio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Saúde mental Professores Perfil de Saúde Carga mental Psicometria Riscos Ocupacionais |
topic |
Psicologia Saúde mental Professores Perfil de Saúde Carga mental Psicometria Riscos Ocupacionais |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-04-12T18:33:40Z 2021-04-12T18:33:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
371545 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221998 |
identifier_str_mv |
371545 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
275 p.| il., gráfs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651933405151232 |