Cor, textura e sustentabilidade: uma análise da percepção do valor da sustentabilidade nos produtos eco orientados e perfil de consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Luiz Valdo A. Maciel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campos, J. Deividy dos Santos, Clementino, Thamyres Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244946
Resumo: A cada dia surgem tecnologias que são estudados para auxiliar as indústrias na melhoria suas metas e cumprimento da legislação ambiental da melhor forma possível. Alguns desses objetivos influenciam direta ou indiretamente a estética dos produtos, podendo afetar desde as técnicas de produção até o tempo de vida do artefato. Este trabalho faz um paralelo entre aspectos estéticos de produtos ecologicamente orientados, e o conhecimento do consumidor sobre sustentabilidade. Nesta investigação foi realizado um experimento com 60 participantes divididos em 4 grupos, no intuito de levantar dados que permitissem analisar a hipótese, de que o conhecimento sobre sustentabilidade influencia na escolha de determinadas cores e texturas. Ao final não se encontra uma relação entre o conhecimento do consumidor sobre sustentabilidade e as cores ou texturas dos materiais naturais, mas identificamos uma preferência do público por tais materiais, apesar da média de preço sugerida pelo mesmo ser menor que o esperado.
id UFSC_6d06a2ce255ae3b81d5c3fca4304e4e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244946
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Cor, textura e sustentabilidade: uma análise da percepção do valor da sustentabilidade nos produtos eco orientados e perfil de consumidorColor, texture and sustainability: an analysis of the perception of the sustainability value in eco-oriented products and consumer profileCor;Design de produto;Estética SustentávelColor; Product Design; Sustainable aestheticsA cada dia surgem tecnologias que são estudados para auxiliar as indústrias na melhoria suas metas e cumprimento da legislação ambiental da melhor forma possível. Alguns desses objetivos influenciam direta ou indiretamente a estética dos produtos, podendo afetar desde as técnicas de produção até o tempo de vida do artefato. Este trabalho faz um paralelo entre aspectos estéticos de produtos ecologicamente orientados, e o conhecimento do consumidor sobre sustentabilidade. Nesta investigação foi realizado um experimento com 60 participantes divididos em 4 grupos, no intuito de levantar dados que permitissem analisar a hipótese, de que o conhecimento sobre sustentabilidade influencia na escolha de determinadas cores e texturas. Ao final não se encontra uma relação entre o conhecimento do consumidor sobre sustentabilidade e as cores ou texturas dos materiais naturais, mas identificamos uma preferência do público por tais materiais, apesar da média de preço sugerida pelo mesmo ser menor que o esperado.Every day, technologies emerge that are studied to assist industries in improving their goals and complying with environmental legislation in the best possible way. Some of these objectives directly or indirectly influence the aesthetics of the products, which can affect from production techniques to the lifetime of the artifact. This work parallelsthe aesthetic aspects of ecologically oriented products, and consumer knowledge about sustainability. In this investigation, an experiment was carried out with 60 participants divided into 4 groups, in order to raise data that would allow analyzing the hypothesis, that knowledge about sustainability influences the choice of certain colors and textures. At the end there is no relationship between consumer knowledge about sustainability and the colors or textures of natural materials, but we identified a preference of the public for such materials, despite the average price suggested by the same being significantly lower.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-08T11:48:17Z2023-03-08T11:48:17Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244946Filho, Luiz Valdo A. MacielCampos, J. Deividy dos SantosClementino, Thamyres Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-08T11:48:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244946Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-08T11:48:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cor, textura e sustentabilidade: uma análise da percepção do valor da sustentabilidade nos produtos eco orientados e perfil de consumidor
Color, texture and sustainability: an analysis of the perception of the sustainability value in eco-oriented products and consumer profile
title Cor, textura e sustentabilidade: uma análise da percepção do valor da sustentabilidade nos produtos eco orientados e perfil de consumidor
spellingShingle Cor, textura e sustentabilidade: uma análise da percepção do valor da sustentabilidade nos produtos eco orientados e perfil de consumidor
Filho, Luiz Valdo A. Maciel
Cor;
Design de produto;
Estética Sustentável
Color; Product Design; Sustainable aesthetics
title_short Cor, textura e sustentabilidade: uma análise da percepção do valor da sustentabilidade nos produtos eco orientados e perfil de consumidor
title_full Cor, textura e sustentabilidade: uma análise da percepção do valor da sustentabilidade nos produtos eco orientados e perfil de consumidor
title_fullStr Cor, textura e sustentabilidade: uma análise da percepção do valor da sustentabilidade nos produtos eco orientados e perfil de consumidor
title_full_unstemmed Cor, textura e sustentabilidade: uma análise da percepção do valor da sustentabilidade nos produtos eco orientados e perfil de consumidor
title_sort Cor, textura e sustentabilidade: uma análise da percepção do valor da sustentabilidade nos produtos eco orientados e perfil de consumidor
author Filho, Luiz Valdo A. Maciel
author_facet Filho, Luiz Valdo A. Maciel
Campos, J. Deividy dos Santos
Clementino, Thamyres Oliveira
author_role author
author2 Campos, J. Deividy dos Santos
Clementino, Thamyres Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Luiz Valdo A. Maciel
Campos, J. Deividy dos Santos
Clementino, Thamyres Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cor;
Design de produto;
Estética Sustentável
Color; Product Design; Sustainable aesthetics
topic Cor;
Design de produto;
Estética Sustentável
Color; Product Design; Sustainable aesthetics
description A cada dia surgem tecnologias que são estudados para auxiliar as indústrias na melhoria suas metas e cumprimento da legislação ambiental da melhor forma possível. Alguns desses objetivos influenciam direta ou indiretamente a estética dos produtos, podendo afetar desde as técnicas de produção até o tempo de vida do artefato. Este trabalho faz um paralelo entre aspectos estéticos de produtos ecologicamente orientados, e o conhecimento do consumidor sobre sustentabilidade. Nesta investigação foi realizado um experimento com 60 participantes divididos em 4 grupos, no intuito de levantar dados que permitissem analisar a hipótese, de que o conhecimento sobre sustentabilidade influencia na escolha de determinadas cores e texturas. Ao final não se encontra uma relação entre o conhecimento do consumidor sobre sustentabilidade e as cores ou texturas dos materiais naturais, mas identificamos uma preferência do público por tais materiais, apesar da média de preço sugerida pelo mesmo ser menor que o esperado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-08
2023-03-08T11:48:17Z
2023-03-08T11:48:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244946
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652373436923904