O Ensino de matemática da Academia de Comércio de Santa Catarina na década de 1930 e 1940
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95256 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
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O Ensino de matemática da Academia de Comércio de Santa Catarina na década de 1930 e 1940EducaçãoMatematica -Estudo e ensinoHistóriaFlorianopolis (SC)Ensino comercialFlorianopolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011Este trabalho, ancorado nas reflexões de André Chervel(1990) no que tange a história das disciplinas escolares, é resultado do estudo acerca do arquivo escolar da Academia de Comércio de Santa Catarina, especificamente no que diz respeito ao ensino de matemática. As fontes empíricas ligadas à matemática dizem respeito à década de 1940, sendo que em parte deste período vigoraram leis educacionais da década de 1930. Os principais tipos de fontes encontradas foram listagens de pontos de prova, discriminações mensais de conteúdo, provas de alunos e livros didáticos, além das atas da congregação e de outras documentações contidas nos relatórios anuais. A Academia de Comércio ao longo da década de 1940 ofereceu os cursos ligados ao ensino técnico comercial; até 1943 eram ofertados o curso de admissão de um ano, o curso propedêutico de três anos e o curso perito contador, também de três anos, como rezava o Decreto no 20.158 de 1931, lei integrante da Reforma Francisco Campos. A partir de 1944, com a Reforma Gustavo Capanema, o Decreto no 14.373 estabeleceu nova organização dos cursos: o comercial básico, composto de quatro séries e o de contabilidade constituído de três anos. Dentre as características pedagógicas observadas destaca-se a priorização do estudo das fórmulas, desde o curso de admissão, possivelmente com o objetivo de familiarizar os alunos com estas ferramentas matemáticas tão usadas no ensino da matemática ligada ao comércio. Outra ação pedagógica era a relevante cobrança de problemas nas provas parciais, o exercício do cálculo mental e a compreensão dos mecanismos operacionais em detrimento do adestramento ao cálculo. Além disso, observou-se que a Academia de Comércio fez uma transposição significativa das finalidades de objetivo em finalidades reais, evidenciada pela relação dos conteúdos indicados pela lei e veiculados na escola, bem como pela prontidão na adequação às novas leis, observada em 1943, através da aplicação do Decreto no 14.373 e da Portaria Ministerial no 468 de 1946.Florianópolis, SCVale, Ione RibeiroSantos, Ademir Valdir dosUniversidade Federal de Santa CatarinaFaria, Juliano Espezim Soares2012-10-25T23:15:52Z2012-10-25T23:15:52Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis274 p.| il., tabs.application/pdf294994http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95256porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T01:00:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95256Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:00:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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