A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mohr, Viviane Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199713
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_6d948cb038db7c5f38054300c2de0c2b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199713
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cegaDeficiência visualMateriais acessíveisElaboração de conceitosEducação InfantilTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa tem como objetivo identificar como os materiais acessíveis contribuem para a elaboração de conceitos pelas crianças cegas. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram feitas observações com duas crianças com cegueira no cotidiano da Associação Catarinense para Integração do Cego – ACIC, e das unidades educativas em que estão matriculadas, uma delas em um Núcleo de Educação Infantil Municipal - NEIM, e outra em uma Escola particular, ambas localizadas no município de Florianópolis. Também foram feitas entrevistas com as professoras das crianças, de cada uma das instituições. Como fundamentação teórica, a pesquisadora se apoiou em diferentes autores embasados na teoria histórico-cultural, que compreende que o ensino e a aprendizagem de todas as pessoas, incluindo as crianças com deficiência visual, perpassam pelas relações sociais entre estas com os demais sujeitos, por meio da mediação social. Para a inclusão das crianças com cegueira nas três instituições, as professoras fazem uso de materiais que sejam acessíveis e contribuam para a elaboração de conceitos e para a aproximação das crianças com o processo de letramento, por meio de diferentes estratégias que visam apresentar para elas as experiências visuais e o mundo que as cerca. Desse modo, as crianças com cegueira estão incluídas e têm oportunidades para que se desenvolvam plenamente, ao considerar que cada criança, seja ela vidente ou não, tem suas especificidades.Florianópolis, SCCarneiro, Maria Sylvia CardosoUniversidade Federal de Santa CatarinaMohr, Viviane Maria2019-08-09T13:12:37Z2019-08-09T13:12:37Z2019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199713info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-09T13:12:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199713Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-09T13:12:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega
title A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega
spellingShingle A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega
Mohr, Viviane Maria
Deficiência visual
Materiais acessíveis
Elaboração de conceitos
Educação Infantil
title_short A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega
title_full A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega
title_fullStr A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega
title_full_unstemmed A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega
title_sort A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega
author Mohr, Viviane Maria
author_facet Mohr, Viviane Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Maria Sylvia Cardoso
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mohr, Viviane Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência visual
Materiais acessíveis
Elaboração de conceitos
Educação Infantil
topic Deficiência visual
Materiais acessíveis
Elaboração de conceitos
Educação Infantil
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-09T13:12:37Z
2019-08-09T13:12:37Z
2019-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199713
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652180551368704