A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199713 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_6d948cb038db7c5f38054300c2de0c2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199713 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cegaDeficiência visualMateriais acessíveisElaboração de conceitosEducação InfantilTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa tem como objetivo identificar como os materiais acessíveis contribuem para a elaboração de conceitos pelas crianças cegas. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram feitas observações com duas crianças com cegueira no cotidiano da Associação Catarinense para Integração do Cego – ACIC, e das unidades educativas em que estão matriculadas, uma delas em um Núcleo de Educação Infantil Municipal - NEIM, e outra em uma Escola particular, ambas localizadas no município de Florianópolis. Também foram feitas entrevistas com as professoras das crianças, de cada uma das instituições. Como fundamentação teórica, a pesquisadora se apoiou em diferentes autores embasados na teoria histórico-cultural, que compreende que o ensino e a aprendizagem de todas as pessoas, incluindo as crianças com deficiência visual, perpassam pelas relações sociais entre estas com os demais sujeitos, por meio da mediação social. Para a inclusão das crianças com cegueira nas três instituições, as professoras fazem uso de materiais que sejam acessíveis e contribuam para a elaboração de conceitos e para a aproximação das crianças com o processo de letramento, por meio de diferentes estratégias que visam apresentar para elas as experiências visuais e o mundo que as cerca. Desse modo, as crianças com cegueira estão incluídas e têm oportunidades para que se desenvolvam plenamente, ao considerar que cada criança, seja ela vidente ou não, tem suas especificidades.Florianópolis, SCCarneiro, Maria Sylvia CardosoUniversidade Federal de Santa CatarinaMohr, Viviane Maria2019-08-09T13:12:37Z2019-08-09T13:12:37Z2019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199713info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-09T13:12:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199713Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-09T13:12:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega |
title |
A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega |
spellingShingle |
A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega Mohr, Viviane Maria Deficiência visual Materiais acessíveis Elaboração de conceitos Educação Infantil |
title_short |
A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega |
title_full |
A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega |
title_fullStr |
A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega |
title_full_unstemmed |
A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega |
title_sort |
A contribuição de materiais acessíveis para a elaboração de conceitos e letramento para a criança cega |
author |
Mohr, Viviane Maria |
author_facet |
Mohr, Viviane Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carneiro, Maria Sylvia Cardoso Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mohr, Viviane Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência visual Materiais acessíveis Elaboração de conceitos Educação Infantil |
topic |
Deficiência visual Materiais acessíveis Elaboração de conceitos Educação Infantil |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-09T13:12:37Z 2019-08-09T13:12:37Z 2019-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199713 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652180551368704 |