PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFSC: UM OLHAR DO CORPO DISCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36758 |
Resumo: | Conhecer a realidade do planejamento nas Universidades é essencial. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo: verificar a percepção dos discentes quanto ao seu conhecimento, sua partici-pação e quanto ao processo de construção do PDI da UFSC. A metodologia classifica-se como: aplicada, descritiva, estudo de corte, levantamento e estudo de campo. A coleta de dados deu-se com 204 discentes da Universidade Federal de Santa Catarina, no primeiro semestre de 2009. Com isso, verificou-se que apenas 1,49% da população da amostra conhecem os conceitos bási-cos que a Universidade preza em prol da comunidade, ou seja, sua missão para a sociedade, isso demonstra que existem falhas no processo de divulgação para os alunos dessa instituição. Consta-tou-se na pesquisa, que aproximadamente 0,49% dos entrevistados tinham conhecimento sobre o PDI da UFSC, com isso, pode-se afirmar que o problema não está contido nos alunos e sim no canal de comunicação entre o corpo discente e os construtores do planejamento estratégico. Além disso, foi percebido na pesquisa que existe interesse por parte dos acadêmicos na construção do PDI. Por fim, pode-se concluir que a Universidade Federal de Santa Catarina, precisa rever seus meios de comunicação com a comunidade acadêmica a fim de atrair mais interessados em contri-buir para a construção do Planejamento e Desenvolvimento Institucional. |
id |
UFSC_6da6f6c5d0471e0880009bdfb9c47adf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/36758 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFSC: UM OLHAR DO CORPO DISCENTEConhecer a realidade do planejamento nas Universidades é essencial. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo: verificar a percepção dos discentes quanto ao seu conhecimento, sua partici-pação e quanto ao processo de construção do PDI da UFSC. A metodologia classifica-se como: aplicada, descritiva, estudo de corte, levantamento e estudo de campo. A coleta de dados deu-se com 204 discentes da Universidade Federal de Santa Catarina, no primeiro semestre de 2009. Com isso, verificou-se que apenas 1,49% da população da amostra conhecem os conceitos bási-cos que a Universidade preza em prol da comunidade, ou seja, sua missão para a sociedade, isso demonstra que existem falhas no processo de divulgação para os alunos dessa instituição. Consta-tou-se na pesquisa, que aproximadamente 0,49% dos entrevistados tinham conhecimento sobre o PDI da UFSC, com isso, pode-se afirmar que o problema não está contido nos alunos e sim no canal de comunicação entre o corpo discente e os construtores do planejamento estratégico. Além disso, foi percebido na pesquisa que existe interesse por parte dos acadêmicos na construção do PDI. Por fim, pode-se concluir que a Universidade Federal de Santa Catarina, precisa rever seus meios de comunicação com a comunidade acadêmica a fim de atrair mais interessados em contri-buir para a construção do Planejamento e Desenvolvimento Institucional.INPEAU2012-10-01T18:50:59Z2012-10-01T18:50:59Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36758RISSI, MAURÍCIOBATISTA, RODRIGO ANTONIO DE OLIVEIRAPACHECO, ANDERSON SASAKI VASQUESFREIRE, PATRICIA DE SÁSOARES, ALINE PEREIRAPACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:26:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/36758Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:26:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFSC: UM OLHAR DO CORPO DISCENTE |
title |
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFSC: UM OLHAR DO CORPO DISCENTE |
spellingShingle |
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFSC: UM OLHAR DO CORPO DISCENTE RISSI, MAURÍCIO |
title_short |
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFSC: UM OLHAR DO CORPO DISCENTE |
title_full |
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFSC: UM OLHAR DO CORPO DISCENTE |
title_fullStr |
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFSC: UM OLHAR DO CORPO DISCENTE |
title_full_unstemmed |
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFSC: UM OLHAR DO CORPO DISCENTE |
title_sort |
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFSC: UM OLHAR DO CORPO DISCENTE |
author |
RISSI, MAURÍCIO |
author_facet |
RISSI, MAURÍCIO BATISTA, RODRIGO ANTONIO DE OLIVEIRA PACHECO, ANDERSON SASAKI VASQUES FREIRE, PATRICIA DE SÁ SOARES, ALINE PEREIRA PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES |
author_role |
author |
author2 |
BATISTA, RODRIGO ANTONIO DE OLIVEIRA PACHECO, ANDERSON SASAKI VASQUES FREIRE, PATRICIA DE SÁ SOARES, ALINE PEREIRA PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RISSI, MAURÍCIO BATISTA, RODRIGO ANTONIO DE OLIVEIRA PACHECO, ANDERSON SASAKI VASQUES FREIRE, PATRICIA DE SÁ SOARES, ALINE PEREIRA PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES |
description |
Conhecer a realidade do planejamento nas Universidades é essencial. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo: verificar a percepção dos discentes quanto ao seu conhecimento, sua partici-pação e quanto ao processo de construção do PDI da UFSC. A metodologia classifica-se como: aplicada, descritiva, estudo de corte, levantamento e estudo de campo. A coleta de dados deu-se com 204 discentes da Universidade Federal de Santa Catarina, no primeiro semestre de 2009. Com isso, verificou-se que apenas 1,49% da população da amostra conhecem os conceitos bási-cos que a Universidade preza em prol da comunidade, ou seja, sua missão para a sociedade, isso demonstra que existem falhas no processo de divulgação para os alunos dessa instituição. Consta-tou-se na pesquisa, que aproximadamente 0,49% dos entrevistados tinham conhecimento sobre o PDI da UFSC, com isso, pode-se afirmar que o problema não está contido nos alunos e sim no canal de comunicação entre o corpo discente e os construtores do planejamento estratégico. Além disso, foi percebido na pesquisa que existe interesse por parte dos acadêmicos na construção do PDI. Por fim, pode-se concluir que a Universidade Federal de Santa Catarina, precisa rever seus meios de comunicação com a comunidade acadêmica a fim de atrair mais interessados em contri-buir para a construção do Planejamento e Desenvolvimento Institucional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-27 2012-10-01T18:50:59Z 2012-10-01T18:50:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36758 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652315123515392 |