Políticas de esporte e lazer e a problemática social da juventude
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199791 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
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Políticas de esporte e lazer e a problemática social da juventudeEsporteJuventudeTrabalho e políticas sociaisMedidas socioeducativasInserção socialTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A crise estrutural da produção da vida para o capital, em sua faceta neoliberal, entra em cena e alavanca consequências devastadoras para a classe trabalhadora. Grande índice de desemprego, aumento da miséria e a violência batem à porta principalmente das famílias excluídas socialmente da riqueza produzida por todos, moradoras de áreas segregadas do todo social. E os jovens, filhos da classe trabalhadora, por vezes abandonam os estudos e procuram formas de ganhar dinheiro. Sabe-se que grande parte desses jovens, moradores de áreas segregadas socialmente, envolve-se em conflitos com a lei. Nesse contexto o esporte surge como instrumento de ajustamento à realidade de pobreza, miséria e violência nessas comunidades, capitaneado pelas ONGs. Foi nesse contexto que esta pesquisa surge e tem como foco central a questão de explicitar e, portanto, desocultar o enfoque dado pela área da educação física nas problemáticas referentes ao esporte e suas relações e contradições entre trabalho, juventude e medidas socioeducativas. O objetivo principal foi o de conhecer como está sendo tratado e qual o enfoque dado pela área da educação física nessas problemáticas na perspectiva de inserção social. Os objetivos específicos foram: (a)Saber as discussões mais presentes levantando as suas problemáticas (b)Saber como se estabelece a compreensão sobre o esporte no contexto das políticas sociais e como lhe tratam (c)Saber como o trabalho é tratado nas discussões sobre política social e juventude (d)Saber qual a juventude que é relacionada nos dados levantados e (e)Saber o eixo predominante do debate acerca da Politica social apresentada. Na perspectiva de uma pesquisa de cunho dialético e de caráter qualitativo delimitamos o campo da investigação nas publicações digitais (Revistas) do século XXI, que tratam do assunto de politicas de esporte para jovens em conflito com a lei e em situação de vulnerabilidade social. A coleta e análise de dados constituídos nesse processo permitiu a construção de categorias de análises a partir da fundamentação teórica da totalidade, relações e contradições dos dados organizados. Nesse sentido, percebemos divergências nas analises estudadas em relação ao papel do esporte nas políticas sociais para jovens. Concluímos ainda que o esporte torna-se uma mercadoria e não é garantido o seu acesso universalmente. Além disso, as contradições, como são de caráter estrutural, não se transforma apenas pela prática do esporte, haja vista que neste caso, exige-se uma inserção política e econômica dos jovens. Por outro lado é necessário que as politicas de cunho esportivo se tornem políticas públicas desenvolvidas pelo Estado, rumo a uma sociedade igualitária, sem classes sociais de interesses antagônicos.Florianópolis, SCSouza, Iracema Soares deUniversidade Federal de Santa CatarinaFerriera, Mariama Ribeiro2019-08-13T23:10:36Z2019-08-13T23:10:36Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis79application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199791info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-13T23:10:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199791Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-13T23:10:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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