Avaliação do ambiente de prática profissional de enfermagem em hospitais universitários brasileiros durante a pandemia de Covid-19: estudo de métodos mistos
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254394 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2024. |
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Avaliação do ambiente de prática profissional de enfermagem em hospitais universitários brasileiros durante a pandemia de Covid-19: estudo de métodos mistosEnfermagemCOVID-19InfecçãoPandemiasInstituições de saúdePrática profissionalHospitais universitáriosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2024.O ambiente de prática profissional de enfermagem é caracterizado pela presença de elementos organizacionais que podem facilitar ou dificultar a execução das atividades no local de trabalho. O estabelecimento de um ambiente de prática profissional positivo é um desafio, que se tornou ainda mais relevante com a emergência sanitária global causada pela pandemia de COVID-19, especialmente em contextos hospitalares. Este estudo teve como objetivo geral analisar o ambiente de prática profissional da equipe de enfermagem em hospitais universitários brasileiros durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de uma proposta multicêntrica, transversal, descritiva e analítica, com abordagem mista, por meio da estratégia paralela-convergente (QUAN + QUAL). Os cenários de pesquisa foram 10 hospitais universitários federais, dois de cada região do Brasil. Para a fase quantitativa, obteve-se uma amostra de 1375 participantes, sendo 548 enfermeiros e 827 técnicos/auxiliares de enfermagem. A coleta de dados ocorreu por meio de uma ficha de caracterização socioprofissional, juntamente com a versão brasileira da Practice Environment Scale (PES). Os dados foram analisados ??por meio de análises descritivas e/ou correlacionais, com o auxílio do Statistical Package for the Social Sciences, SPSS® versão 20.0. A etapa qualitativa foi realizada no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, com 22 enfermeiros, por meio de entrevistas e análise de conteúdo. A coleta de dados de ambas as etapas ocorreu entre abril e dezembro de 2021, após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Os resultados revelaram uma avaliação favorável do ambiente de prática profissional como um todo. No entanto, identificaram-se aspectos negativos, como a falta de colaboração entre as equipes médicas e de enfermagem, percepção da competência clínica dos enfermeiros durante a pandemia e ausência de um programa de envio para profissionais recém-contratados. Destaca-se de forma positiva a participação ativa dos enfermeiros nas discussões sobre questões relacionadas ao hospital. Após ajuste e regressão linear da variável de satisfação com o trabalho, observa-se que o aumento de um ponto nas subescalas de participação dos enfermeiros em discussões hospitalares, habilidade, liderança e suporte dos coordenadores/supervisores de enfermagem, e relações colegiais entre enfermeiros e médicos está relacionado a um aumento significativo na satisfação no trabalho. Além disso, um aumento de um ponto na subescala de habilidade, liderança e suporte dos coordenadores/supervisores de enfermagem resulta em uma menor intenção de deixar o trabalho. Quando avaliado um hospital do sul do Brasil individualmente, identificou-se que os dados qualitativos destacaram as boas relações com a equipe médica e a falta de recursos 9 como um desafio no trabalho, o que, a partir da integração com os dados quantitativos, evidencia um ambiente de prática profissional com avaliação errada. Assim, este estudo oferece suporte para a criação de oportunidades de promoção de melhorias nos ambientes de prática profissional. Além disso, você pode contribuir para identificar aspectos a serem revisados sobre a satisfação dos profissionais com o trabalho e a qualidade do cuidado, e fornecer subsídios para o enfrentamento de futuras pandemias.Abstract: The professional nursing practice environment is characterized by the presence of organizational elements that can either facilitate or hinder the execution of activities in the workplace. Establishing a positive professional practice environment is a challenge that has become even more relevant with the global health emergency caused by the COVID-19 pandemic, especially in hospital contexts. This study aimed to analyze the professional practice environment of nursing teams in Brazilian university hospitals during the COVID-19 pandemic. It is a multicenter, cross-sectional, descriptive, and analytical proposal with a mixed approach, using the parallel-convergent strategy (QUAN + QUAL). The research settings included 10 federal university hospitals, two from each region of Brazil. For the quantitative phase, a sample of 1375 participants was obtained, including 548 nurses and 827 nursing technicians/assistants. Data collection involved a socio-professional characterization form, along with the Brazilian version of the Practice Environment Scale (PES). The data were analyzed using descriptive and/or correlational analyses, with the assistance of the Statistical Package for the Social Sciences, SPSS® version 20.0. The qualitative phase was conducted at the Polydoro Ernani de São Thiago University Hospital, involving 22 nurses through interviews and content analysis. Data collection for both phases took place between April and December 2021, following approval from the Human Research Ethics Committee. The results revealed an overall favorable evaluation of the professional practice environment. However, negative aspects were identified, such as a lack of collaboration between medical and nursing teams, perceptions of nurses' clinical competence during the pandemic, and the absence of a program to support newly hired professionals. The active participation of nurses in discussions related to the hospital was positively highlighted. After adjusting and linear regression of the job satisfaction variable, it was observed that an increase of one point in the sub-scales of nurses' participation in hospital discussions, skills, leadership, and support from nursing coordinators/supervisors, and collegial relations between nurses and doctors, is associated with a significant increase in job satisfaction. Furthermore, an increase of one point in the sub-scale of skills, leadership, and support from nursing coordinators/supervisors results in a lower intention to leave the job. When evaluating a hospital in southern Brazil individually, qualitative data highlighted good relations with the medical team and the lack of resources as challenges at work, which, when integrated with quantitative data, indicates a professional practice environment with mixed evaluations. Thus, this study provides support 11 for creating opportunities to promote improvements in professional practice environments. Additionally, it may contribute to identifying aspects to be revised to enhance professionals' job satisfaction and the quality of care, providing insights for coping with future pandemics.Santos, José Luís Guedes dosUniversidade Federal de Santa CatarinaMenegon, Fernando Henrique Antunes2024-02-21T23:23:48Z2024-02-21T23:23:48Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis163 p.| tabs.application/pdf386286https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254394porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-26T22:55:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254394Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-26T22:55:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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