Auto–avaliação - O Caso da Unijuí.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Callai, Helena Copeti
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Rosa, Magna Stella Cargnelutti Dalla, Ferraz, Jucelino Jorge, Souza, Maria José Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82248
Resumo: A identidade da Unijuí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS - enquanto instituição universitária afirma-se tradicionalmente não apenas pelo olhar interno, mas também pela possibilidade da participação e da opinião da comunidade universitária e da sociedade. Com base na sua história de avaliação e com referência na Lei do Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - a Unijuí, por meio da CPA – Comissão Própria de Avaliação -organizou espaço para a comunidade universitária e para a sociedade participar em seu projeto de avaliação institucional na perspectiva da “escuta”, da “reflexão”, do “diálogo” e do “encaminhamento às instâncias de gestão da Universidade” de demandas institucionais e da região. Nesse sentido, a CPA preocupou-se em encontrar formas de envolver a todos os segmentos da comunidade universitária, chamando-os a se auto-avaliarem e, assim, promover a auto-avaliação institucional. Esta evidencia, na Unijuí, o compromisso de uma prática de reflexão e de sistematização da atuação universitária em suas diferentes dimensões sustentada no princípio democrático, no diálogo e na interação no âmbito da comunidade universitária e da comunidade externa. Como metodologia adotada pela CPA, o desafio de que cada segmento universitário organizasse a sua própria forma de fazer a auto-avaliação, possibilitou que surgissem encaminhamentos metodológicos diferenciados e muitas vezes originais. Os resultados estão se caracterizando por formas significativas de pensar a Universidade no seu papel em âmbito nacional e particularmente a Unijuí.
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