Mercados financeiros: uma metodologia de ensino de estratégias de investimento
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82402 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Mercados financeiros: uma metodologia de ensino de estratégias de investimentoEngenharia de produçãoMercado financeiroInvestimentosSimulação por computadorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Mercados Financeiros estão se tornando importantes no dia-a-dia do indivíduo comum. A crescente popularidade de instrumentos de investimento encorajam leigos a perseguir maiores ganhos e melhorar seu estilo de vida. Mudanças na estrutura de planos de pensão estimulam indivíduos a manter contas de aposentadoria privada, onde a busca por melhores valores de retorno no investimento os conduzem novamente à trilha dos mercados financeiros. No entanto, a maioria dos indivíduos que são parte desta "democratização" de mercados financeiros possuem conhecimento limitado em economia, investimentos ou análise de desempenho de investimentos. Estas pessoas depositam suas decisões em conselheiros públicos e serviços de pesquisa que são freqüentemente contraditórios e enganosos. Em parte isto ocorre porque estas fontes de informação usualmente concentram-se no curto e curtíssimo prazo, empregando técnicas específicas para estes horizontes, e que não deixam clara sua filosofia efêmera, apesar das fortes correntes que urgem aos pequenos investidores para focalizar no longo termo. Investir no longo termo permite a utilização do poder dos juros compostos, da amortização do custo do dinheiro, e reduz sobretaxas impostas na movimentação das contas de investimento. Metas bem estabelecidas e ciência do balanço entre risco e retorno definem os requisitos básicos para investir melhor. Risco, e apenas risco, define o retorno no investimento. Contudo, estratégias de investimento com horizontes distantes são de difícil compreensão, uma vez que apenas o passar dos anos pode agregar experiência ao investidor. Este trabalho apresenta um modelo de ensino de estratégias de investimento para assistir a pessoa comum a estabelecer metas de investimento no longo termo e a compreender o balanço entre risco e retorno. A proposta contempla sessões de aprendizado através de um sistema computacional que contém dados qualitativos e quantitativos para imergir o investidor em informações relevantes. Ao passo que a sessão desenrola-se, o sistema consolida conceitos vitais como diversificação e redução de risco. A meta final é proporcionar aos investidores amadores o conhecimento dos princípios básicos da Teoria Moderna de Portfólio para melhor direcionar seus objetivos financeiros no longo prazo. As tecnologias utilizadas na formulação do modelo proposto incluem métodos probabilísticos multivariados, sistema baseados em conhecimento, bases de dados temporais e sistemas de simulação.Florianópolis, SCBarcia, Ricardo MirandaUniversidade Federal de Santa CatarinaCabral, Rodrigo Becke2012-10-19T14:43:53Z2012-10-19T14:43:53Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisii, 84 f.| il., tabs. grafs.application/pdf189452http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82402porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T16:55:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82402Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T16:55:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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