As retóricas do diabo, na literatura, no meio do redemoinho: leitura comparada d'os cantos de maldoror e grande sertão : veredas
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214784 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2019 |
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As retóricas do diabo, na literatura, no meio do redemoinho: leitura comparada d'os cantos de maldoror e grande sertão : veredasLiteraturaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2019Este trabalho propõe uma leitura comparada entre Os Cantos de Maldoror (1869) e o Grande Sertão: Veredas (1956) no sentido de assinalar um movimento comum: o redemoinho. O efeito desta imagem é produzido por um arranjo retórico dos textos cuja resultante é a indeterminação e a impossibilidade de fixação do sentido e da linguagem destas obras. Os autores cruciais para essa comparação são Maurice Blanchot (1949) e João Adolfo Hansen (2000) que, apesar da distinção do estilo e do espaço temporal que os separam, estabelecem um mesmo método de abordagem literária e assinalam, em seus respectivos trabalhos, operações e efeitos comuns ao texto de Isidore Lucien Ducasse e de João Guimarães Rosa. As alegorias e a ironia, condutoras da repetição e da diferença dos temários destes livros, se integram a este movimento que denominamos ?redemoníaco?. Na radicalização de sua operação, além de burlar qualquer noção de centro, origem e verdade e afirmar sobre estas noções o seu jogo indeterminante e soberano, desfaz, na superfície das águas do texto, a face do homem moderno rumo a um devir-outro e porvir.Abstract: This work proposes a comparative reading between Les Chants de Maldoror (1869) and Grande Sertão: Veredas (1956) with the aim of signing a common movement: the swirl. The effect of this image is produced by a rhetorical arrangement of the texts which result in the indeterminacy and imposibility of fixing the sense and the language of these masterpieces. The main authors used to make this comparison are Maurice Blanchot (1949) and João Adolfo Hansen (2000). Despite the style and epochal distinction that separate them, they stablish a similar literary approach method and they signalize, in their respective works, efects and operations similar to Isidore Lucien Ducasse and João Guimarães Rosa?s texts. The allegories and the irony, conductors of repetition and difference of these book?s themes, are integrated into this movement we called ?redevilswirl?. Radicalizing its operation, beyond cheating any notion of center, origin and truth and asserting tha sovereign and indeterminate play of these notions, it unmakes, at the surface of the waters at text, the face of the modern man in direction to becoming other and to come.Fiorussi, AndréUniversidade Federal de Santa CatarinaSena, Adner de Almeida2020-10-21T21:09:40Z2020-10-21T21:09:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis181 p.application/pdf364619https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214784porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:09:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214784Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:09:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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