A perspectiva feminina nos contos de fadas tradicionais e contemporâneos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203311 |
Resumo: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância |
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Universidade Federal de Santa CatarinaFerreira, ItamaraRamos, Tania Regina Oliveira2019-12-26T12:07:36Z2019-12-26T12:07:36Z2019-09-24https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203311TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaO presente estudo é uma breve representação da figura feminina no conto de fada tradicional Cinderela, analisado o filme do ano de 2015 e sua nova significação nos contos contemporâneos, e estudado o filme Valente com a protagonista Merida, do ano de 2012. Deparamo-nos há alguns anos com filmes e novas versões literárias dos contos de fadas, protagonizadas por princesas, nos quais distorcem-se muito ao papel das histórias convencionais, isso deu-se porque, ao longo dos tempos, houve uma ressignificação do papel da mulher, antes dedicada às atividades de submissão, atividades domésticas e posteriormente buscando seu espaço no âmbito social, pois, com o passar das décadas, a aparição das princesas ganhou novos valores e atitudes perante os problemas da vida. A dimensão infantil veio a público principalmente pelas adaptações e versões da Disney, até porque, os contos, ditos infantis, não foram criados pensando no público infantil. Para refletir sobre esta transformação social, realizada-se uma pesquisa da princesa clássica Cinderela, do filme de 2015 e a contemporânea foi a princesa Merida, do filme Valente de 2012, analisando como cada uma apresenta seu contexto pessoal e, consequentemente, o contexto social atribuindo à mulher um papel de destaque e de empoderamento.The present study is a brief representation of the female figure in the traditional Cinderella fairy tale. The film of the year 2015 is analyzed and its new significance in the contemporary tales. The film Valente with the protagonist Merida of the year 2012 is studied. a few years with films and new literary versions of fairy tales, starring princesses who are very distorted to the role of conventional stories, this has happened because, over time, there has been a resignification of the role of women, previously devoted to submission activities, domestic activities and later seeking their space in the social sphere, because, over the decades, the appearance of princesses gained new values and attitudes towards life's problems. The children's dimension came to the public mainly due to Disney's adaptations and versions, because the so-called children's tales were not created with children in mind. To reflect on this social transformation, a survey of the classic princess Cinderella of the 2015 film was carried out and the contemporary was the princess Merida of the 2012 Valente film, analyzing how each one presents their personal context and, consequently, the social context giving the woman a prominent and empowering role.19F.Treze Tílias, SCContos de FadasPapel da mulherDo tradicional ao contemporâneoA perspectiva feminina nos contos de fadas tradicionais e contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/203311/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALItamara 21 12 assinada Tânia e Celdon.pdfItamara 21 12 assinada Tânia e Celdon.pdfTCCapplication/pdf399850https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/203311/1/Itamara%2021%2012%20assinada%20T%c3%a2nia%20e%20Celdon.pdf2742da03b72a91cd0f7c76a9b78a2c90MD51123456789/2033112019-12-26 09:07:37.167oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-26T12:07:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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