Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: revisão e análise de estudos de prevalência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piuco, Ricardo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174786
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
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spelling Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: revisão e análise de estudos de prevalênciaTranstorno de Déficit de Atenção e HiperatividadeprevalênciaTDAHDDATCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que se caracteriza pela tríade sintomatológica de desatenção, agitação e impulsividade que se manifestam além do nível da normalidade e que trazem prejuízos ao portador, estando frequentemente relacionado ao fracasso escolar e baixa performance profissional e acadêmica. Crianças e adultos que possuem tal transtorno apresentam uma grande dificuldade em se concentrar em uma atividade que não oferece interesse suficiente ou são obrigados a concluir tarefas. Já a hiperatividade se manifesta quando o portador não consegue se manter quieto durante suas atividades diárias. Todo indivíduo tem sintomas de desatenção, desorganização e impulsividade ou dificuldade em terminar suas tarefas, sintomas clássicos de TDAH. Mas o que alegam pesquisadores e teóricos da área de neuropsiquiatria o que diferencia a patologia da atenção e do autocontrole da normalidade é uma alteração de intensidade e de duração. A quantidade de prejuízos causados ao individuo que possui TDAH e para as pessoas que convivem ao seu redor deixam claro que é um transtorno muito importante e que não deve ser considerado um problema individual. Prejuízos esse não somente psicológicos, mas também financeiros, onde a perda econômica com a baixa produtividade, acidentes em geral e baixa autoestima geram gastos milionários aos serviços de atendimento somente nos Estados Unidos da América (EUA). Tanto que em 2004 foi considerado “um dos problemas mais graves e importantes da saúde publica americana”, que inclusive declarou dia 7 de setembro como o “Dia da Consciência Nacional sobre o TDAH” nos EUA. Buscando compilar, analisar e comparar dados de artigos que estudaram a prevalência de TDAH nos últimos 20 anos, foi realizada uma busca sistemática desses artigos em 4 bancos de dados on-line. Selecionamos 116 artigos e após extração dos dados, analisamos e comparamos informações como prevalência, faixa etária, país e estado onde foi realizado, método e sistema classificatório utilizado e tipo de estudo. Os resultados foram comparados com outros estudos de revisão com objetivos semelhantes.Florianópolis, SC.Maris, Angelica FrancescaUniversidade Federal de Santa CatarinaPiuco, Ricardo2017-04-12T20:07:30Z2017-04-12T20:07:30Z2015-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174786porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-12T20:07:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174786Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-12T20:07:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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