Ferramenta computacional para cálculo de pontos de troca de marcha em transmissões manuais automatizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuchenbecker, Daniele
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223727
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Engenharia de Controle e Automação
id UFSC_6efa2da07484f920156168cb3698ebb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/223727
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ferramenta computacional para cálculo de pontos de troca de marcha em transmissões manuais automatizadasAMTAutomação de processosCalibraçãoCalibrationTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Engenharia de Controle e AutomaçãoNa busca por maior conforto e simplicidade para operar um veículo, transmissões automáticas têm despertado o interesse por retirar do motorista a responsabilidade de realizar as trocas de marchas. Porém esse tipo de transmissão costuma ter um custo maior do que uma transmissão mecânica. Uma boa alternativa às transmissões automáticas são as transmissões mecânicas automatizadas (AMTs), que possuem uma configuração igual à de uma transmissão manual, porém um atuador comandado por uma Unidade de Controle da Transmissão (TCU) realiza a abertura e fechamento da embreagem. Um dos principais desafios relacionados às transmissões mecânicas automatizadas é o de calibrar corretamente os pontos em que as trocas das marchas devem acontecer. Engenheiros de calibração dispendem inúmeras horas de trabalho calibrando manualmente cada um dos pontos de troca de marcha. O presente trabalho apresenta uma proposta metodológica que visa acelerar o processo de calibração a partir da pré-determinação automática dos pontos de troca, gerados por um algoritmo baseado em variáveis da dinâmica veicular. O escopo se restringe à calibração de AMTs via mapas de pontos de troca e visa a fornecer um ponto de partida para a atividade de calibração, para que depois haja um ajuste fino realizado junto ao engenheiro de calibração. A fim de validar os procedimentos metodológicos propostos, uma ferramenta computacional para cálculo de pontos de subida de marcha em transmissões manuais automatizadas foi implementada. Resultados do funcionamento dessa ferramenta são apresentados em um estudo de caso cujo contexto é a calibração dos pontos de subida de marcha de um caminhão leve, com transmissão automatizada de seis marchas, visando à economia de combustível.Automobiles became very popular by the end of the 19th century. Since then, there has been a significant rise in technologies related to the automotive sector. One of the fundamental components of modern vehicles is the transmission, which can be mechanical, automatic, mechanical automated or CVT. Seeking more comfort and simplicity in the process of driving a vehicle, automatic transmissions have been arousing interest of drivers for taking away their responsibility in gear shifting. This type of transmission is usually significantly more expensive than a mechanical transmission, though. A good alternative to automatic transmissions are automated manual transmissions (AMTs), which have the same configuration as mechanical transmissions, but count with a Transmission Control Unit (TCU) controlling clutch actuation. One of the biggest challenges related to AMTs is to achieve good shift point calibration. Calibration engineers spend inumerous work hours setting each shifting point manually. The present work presents a methodological proposal aiming to accelerate calibration process by an automatic predetermination of shifting points, generated by an algorithm based on vehicle dynamics variables. The scope is limited to AMT calibration via shift point calibration maps and aims to provide a starting point for calibration activities, followed by fine-tuning performed by a calibration engineer. In order to validate the methodological procedures proposed in this work, a computational tool for AMT shift point calculation was implemented. Results are presented in a case of study involving upshifting calibration of a light-duty truck with 6-speed AMT, aiming for economic calibration.Blumenau, SCRincon, Leonardo MejiaUniversidade Federal de Santa CatarinaKuchenbecker, Daniele2021-05-24T14:07:50Z2021-05-24T14:07:50Z2021-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223727info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-24T14:07:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223727Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-24T14:07:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramenta computacional para cálculo de pontos de troca de marcha em transmissões manuais automatizadas
title Ferramenta computacional para cálculo de pontos de troca de marcha em transmissões manuais automatizadas
spellingShingle Ferramenta computacional para cálculo de pontos de troca de marcha em transmissões manuais automatizadas
Kuchenbecker, Daniele
AMT
Automação de processos
Calibração
Calibration
title_short Ferramenta computacional para cálculo de pontos de troca de marcha em transmissões manuais automatizadas
title_full Ferramenta computacional para cálculo de pontos de troca de marcha em transmissões manuais automatizadas
title_fullStr Ferramenta computacional para cálculo de pontos de troca de marcha em transmissões manuais automatizadas
title_full_unstemmed Ferramenta computacional para cálculo de pontos de troca de marcha em transmissões manuais automatizadas
title_sort Ferramenta computacional para cálculo de pontos de troca de marcha em transmissões manuais automatizadas
author Kuchenbecker, Daniele
author_facet Kuchenbecker, Daniele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rincon, Leonardo Mejia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuchenbecker, Daniele
dc.subject.por.fl_str_mv AMT
Automação de processos
Calibração
Calibration
topic AMT
Automação de processos
Calibração
Calibration
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Engenharia de Controle e Automação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-24T14:07:50Z
2021-05-24T14:07:50Z
2021-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223727
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Blumenau, SC
publisher.none.fl_str_mv Blumenau, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652263177060352