COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS DOS GESTORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97786 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi identificar as competências empreendedoras requeridas dos gestores das Instituições de Ensino Superior, que contribuíram para o êxito e continuidade destas organizações. Justifica-se a importância deste estudo por ser a competência empreendedora, mola propulsora para a continuidade e desenvolvimento das IES e consequentemente, resposta para os anseios da sociedade. Foi realizada em três Instituições de Ensino Superior, no Brasil e uma em Portugal. Iniciou-se com uma revisão sistemática integrativa na base de dados do Portal CAPES na base de dados Scopus. Posteriormente realizou-se uma enquete com os gestores das IES investigadas, utilizando-se princípios do método Delphi. Após, realizou-se entrevistas com foco em incidente crítico, com a amostra composta a partir da enquete, que se constituiu de 134 entrevistados. Analisaram-se os resultados da pesquisa sob a ótica qualitativa. Os resultados da pesquisa identificaram a independência e a autoconfiança como as competências empreendedoras mais acessadas pelos entrevistados. Esta pesquisa sugere atitudes e competências empreendedoras que auxiliam na obtenção de resultados satisfatórios nas atividades inerentes aos cargos ocupados pelos gestores das instituições. |
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O objetivo da pesquisa foi identificar as competências empreendedoras requeridas dos gestores das Instituições de Ensino Superior, que contribuíram para o êxito e continuidade destas organizações. Justifica-se a importância deste estudo por ser a competência empreendedora, mola propulsora para a continuidade e desenvolvimento das IES e consequentemente, resposta para os anseios da sociedade. Foi realizada em três Instituições de Ensino Superior, no Brasil e uma em Portugal. Iniciou-se com uma revisão sistemática integrativa na base de dados do Portal CAPES na base de dados Scopus. Posteriormente realizou-se uma enquete com os gestores das IES investigadas, utilizando-se princípios do método Delphi. Após, realizou-se entrevistas com foco em incidente crítico, com a amostra composta a partir da enquete, que se constituiu de 134 entrevistados. Analisaram-se os resultados da pesquisa sob a ótica qualitativa. Os resultados da pesquisa identificaram a independência e a autoconfiança como as competências empreendedoras mais acessadas pelos entrevistados. Esta pesquisa sugere atitudes e competências empreendedoras que auxiliam na obtenção de resultados satisfatórios nas atividades inerentes aos cargos ocupados pelos gestores das instituições. |
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