Análise de fluxo de potência em linhas de transmissão: impacto dos veículos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalle Mulle, Laís de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192400
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia de Energia.
id UFSC_6f4847ee9e32b17e7d14f87b6ac0e1fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/192400
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaDalle Mulle, Laís de OliveiraPfitscher, Luciano Lopes2018-12-13T12:44:03Z2018-12-13T12:44:03Z2018-12-03https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192400TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia de Energia.O acontecimento de falhas de geração, perdas de linhas de transmissão e introdução, em larga escala, de cargas, como a dos veículos elétricos, ocasiona mudanças e distúrbios nos componentes e no fluxo de potência da rede elétrica. Em vista disso, este trabalho apresenta a implementação, através de um software comercial, de uma ferramenta de análise de sistemas elétricos de potência em regime permanente. Com o objetivo de realizar a representação do sistema elétrico de transmissão brasileiro e avaliar o impacto da penetração dos veículos elétricos no sistema. Cada subsistema elétrico do país foi representado por um equivalente de geração e carga, além de uma barra para as subestações de transmissão. Duas regiões mostraram-se mais sensíveis aos eventos simulados, as quais são a norte e a sudeste/centro-oeste. No subsistema norte, duas linhas de interligação apresentaram sobrecargas de 27% e 4% e, no subsistema sudeste/centro-oeste, uma linha de interligação teve sobrecarga de 27%.The occurrence of generation failures, loss of transmission lines and largescale introduction of loads, such as electric vehicles, causes changes and disturbances in the components and power flow of the electric network. Therefore, the steady state analysis is presented in this work, through the implementation of a commercial power flow tool. Aiming to conduct the representation of the Brazilian electric transmission system and evaluate the impact of penetration of electric vehicles in the system. Each electrical subsystem of the country was represented by a generation and load equivalent, as well as a bar for the substations. Two regions were more sensitive to the simulated events, which were the north and the southeast/midwest. In the northern subsystem, two interconnection lines had overloads of 27% and 4%, and in the southeast/midwest subsystem, an interconnection line had an overload of 27%.Araranguá, SCSistema elétrico de potênciaFluxo de potênciaVeículos elétricosAnálise de fluxo de potência em linhas de transmissão: impacto dos veículos elétricosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/192400/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC Laís de Oliveira Dalle Mulle - Engenharia de Energia 2018.pdfTCC Laís de Oliveira Dalle Mulle - Engenharia de Energia 2018.pdfapplication/pdf2120040https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/192400/1/TCC%20La%c3%ads%20de%20Oliveira%20Dalle%20Mulle%20-%20Engenharia%20de%20Energia%202018.pdf71c183927da26ce711573de9ab36e211MD51123456789/1924002018-12-13 10:44:03.775oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-13T12:44:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de fluxo de potência em linhas de transmissão: impacto dos veículos elétricos
title Análise de fluxo de potência em linhas de transmissão: impacto dos veículos elétricos
spellingShingle Análise de fluxo de potência em linhas de transmissão: impacto dos veículos elétricos
Dalle Mulle, Laís de Oliveira
Sistema elétrico de potência
Fluxo de potência
Veículos elétricos
title_short Análise de fluxo de potência em linhas de transmissão: impacto dos veículos elétricos
title_full Análise de fluxo de potência em linhas de transmissão: impacto dos veículos elétricos
title_fullStr Análise de fluxo de potência em linhas de transmissão: impacto dos veículos elétricos
title_full_unstemmed Análise de fluxo de potência em linhas de transmissão: impacto dos veículos elétricos
title_sort Análise de fluxo de potência em linhas de transmissão: impacto dos veículos elétricos
author Dalle Mulle, Laís de Oliveira
author_facet Dalle Mulle, Laís de Oliveira
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalle Mulle, Laís de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pfitscher, Luciano Lopes
contributor_str_mv Pfitscher, Luciano Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema elétrico de potência
Fluxo de potência
Veículos elétricos
topic Sistema elétrico de potência
Fluxo de potência
Veículos elétricos
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia de Energia.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-13T12:44:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-13T12:44:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192400
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/192400/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/192400/1/TCC%20La%c3%ads%20de%20Oliveira%20Dalle%20Mulle%20-%20Engenharia%20de%20Energia%202018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
71c183927da26ce711573de9ab36e211
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805464264212480