Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Andréia Fernandes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189564
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/141/97
id UFSC_6f4f7000c26c8947b9abfaa388ae4d11
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189564
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)Métodos de ensinoProblemas de aritméticaRevistas PedagógicasDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/141/97Este texto tem como objetivo observar de que maneira os diferentes métodos, analítico e sintético permeavam as orientações de como os professores deveriam ensinar problemas aritméticos. Para tal feito utilizaremos os artigos das revistas pedagógicas paulistas da década de 1920 e um caderno de problemas de 1937. A fim de guiar nosso olhar utilizaremos como pressupostos teóricometodológicos os conceitos advindos da História Cultural como representação e apropriação (Chartier, 2010) e cultura escolar (Julia, 2001). Observou-se que o método sintético e o analítico que estavam presentes nas discussões sobre melhor maneira de alfabetizar também estavam presentes nas orientações para o ensino de aritmética na escola primária e que os discursos eram utilizados como forma de legitimar o poder de determinado grupo. Ao analisar o caderno de problemas de 1937 verificamos que os problemas aritméticos são utilizados para ensinar um conteúdo escolar.HISTEMAT2018-09-02T15:23:57Z2018-09-02T15:23:57Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, A. F. de; Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo 1920). HISTEMAT, v. 3, n. 1, p. 196 - 211, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189564Souza, Andréia Fernandes deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T15:24:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189564Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T15:24:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)
title Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)
spellingShingle Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)
Souza, Andréia Fernandes de
Métodos de ensino
Problemas de aritmética
Revistas Pedagógicas
title_short Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)
title_full Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)
title_fullStr Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)
title_full_unstemmed Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)
title_sort Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)
author Souza, Andréia Fernandes de
author_facet Souza, Andréia Fernandes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Andréia Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de ensino
Problemas de aritmética
Revistas Pedagógicas
topic Métodos de ensino
Problemas de aritmética
Revistas Pedagógicas
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/141/97
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-02T15:23:57Z
2018-09-02T15:23:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, A. F. de; Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo 1920). HISTEMAT, v. 3, n. 1, p. 196 - 211, 2017.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189564
identifier_str_mv SOUZA, A. F. de; Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo 1920). HISTEMAT, v. 3, n. 1, p. 196 - 211, 2017.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT
publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651943537541120