Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189564 |
Resumo: | Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/141/97 |
id |
UFSC_6f4f7000c26c8947b9abfaa388ae4d11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189564 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920)Métodos de ensinoProblemas de aritméticaRevistas PedagógicasDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/141/97Este texto tem como objetivo observar de que maneira os diferentes métodos, analítico e sintético permeavam as orientações de como os professores deveriam ensinar problemas aritméticos. Para tal feito utilizaremos os artigos das revistas pedagógicas paulistas da década de 1920 e um caderno de problemas de 1937. A fim de guiar nosso olhar utilizaremos como pressupostos teóricometodológicos os conceitos advindos da História Cultural como representação e apropriação (Chartier, 2010) e cultura escolar (Julia, 2001). Observou-se que o método sintético e o analítico que estavam presentes nas discussões sobre melhor maneira de alfabetizar também estavam presentes nas orientações para o ensino de aritmética na escola primária e que os discursos eram utilizados como forma de legitimar o poder de determinado grupo. Ao analisar o caderno de problemas de 1937 verificamos que os problemas aritméticos são utilizados para ensinar um conteúdo escolar.HISTEMAT2018-09-02T15:23:57Z2018-09-02T15:23:57Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, A. F. de; Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo 1920). HISTEMAT, v. 3, n. 1, p. 196 - 211, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189564Souza, Andréia Fernandes deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T15:24:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189564Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T15:24:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
title |
Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
spellingShingle |
Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) Souza, Andréia Fernandes de Métodos de ensino Problemas de aritmética Revistas Pedagógicas |
title_short |
Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
title_full |
Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
title_fullStr |
Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
title_full_unstemmed |
Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
title_sort |
Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo, 1920) |
author |
Souza, Andréia Fernandes de |
author_facet |
Souza, Andréia Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Andréia Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos de ensino Problemas de aritmética Revistas Pedagógicas |
topic |
Métodos de ensino Problemas de aritmética Revistas Pedagógicas |
description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/141/97 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-09-02T15:23:57Z 2018-09-02T15:23:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, A. F. de; Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo 1920). HISTEMAT, v. 3, n. 1, p. 196 - 211, 2017. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189564 |
identifier_str_mv |
SOUZA, A. F. de; Sintético ou analítico: como ensinar problemas de aritmética? (São Paulo 1920). HISTEMAT, v. 3, n. 1, p. 196 - 211, 2017. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
HISTEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
HISTEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651943537541120 |