Representação do profissional da informação: o arquivista e seu ambiente de trabalho no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Iuri Ianiski de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251036
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2023.
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A pesquisa tem como premissa o alcance que obras audiovisuais têm no mundo todo, como instrumento de informação e entretenimento, e a responsabilidade ao representar as formas de agir e sentir da sociedade. Faz-se necessário conhecer o conteúdo das obras de ficção para conhecimento das impressões e percepções acerca do fazer arquivístico, bem como a influência que determinada representação pode despertar. Para isso, primeiramente foi realizada uma revisão de literatura acerca dos temas: informação; ciência da informação; profissionais da informação; unidades de informação; cultura, cinema e representações. O estudo é exploratório-descritivo, de cunho qualitativo, utilizando-se da técnica da análise de conteúdo. Para a pesquisa foram selecionadas 64 obras cinematográficas de ficção, no formato longa-metragem, lançadas no período compreendido entre 2011 e 2021. Para a apresentação dos resultados e análise, as mesmas foram divididas em cinco categorias: segurança dos acervos, atendimento ao usuário, profissionais, ambientação e gestão documental. A pesquisa permitiu evidenciar significativas diferenças entre o trabalho desenvolvido por profissionais da área de arquivo e o que é representado nos filmes. A ausência de profissionais da área foi evidenciada em várias obras, bem como a facilidade que personagens da ficção têm para encontrar documentos em arquivos e para entrar em áreas que deveriam ser restritas a funcionários. Constatou-se a ausência de instrumentos de pesquisa, bem como a grande incidência de cenas onde documentos de arquivo são roubados ou danificados. Nas obras em que o profissional aparece, as atividades desenvolvidas em cena são quase todas de caráter técnico, indo de encontro com o arquivista definido na revisão bibliográfica realizada. O conteúdo analisado, por mais que seja ficcional, é absorvido e serve como referência de representação social. Dessa forma, o aprofundamento do tema se faz necessário, buscando assim a construção de uma identidade profissional, bem como a desconstrução de rótulos e estereótipos.Abstract: The research aims to identify how archival professionals and their work environments are represented in fiction cinematographic works. For this, we also sought to features, according to the literature, the archivist as an information professional, his attributions and skills; To explore the cinematic elements used to represent archivists and information units in movies; describe the functions and skills that are developed and represented on stage by the characters. The research has as its premise the reach that audiovisual works have worldwide, as an instrument of information and entertainment, and the responsibility to represent the ways of acting and feeling of society. It is necessary to know the content of fiction works in order to know the impressions and perceptions about archival work, as well as the influence that a given impersonation can awaken. For this, a literature review was first carried out on the themes: information; information science; information professionals; information units; culture, cinema and representations. The study is exploratory-descriptive, qualitative, using the technique of content analysis. For the research, 64 fiction movies were selected, in feature film format, released between 2011 and 2021. For the presentation of results and analysis, they were divided into five categories: security of collections, user service, professionals , environment and document management. The research made it possible to highlight significant differences between the work developed by professionals in the archive area and what is represented in the films. The absence of professionals in the area was evidenced in several works, as well as the ease that fictional characters have to find documents in archives and to enter areas that should be restricted to employees. The absence of research instruments was verified, as well as the high incidence of scenes where archival documents are stolen or damaged. In the works in which the professional appears, the activities developed on stage are almost all of a technical nature, in line with the archivist defined in the bibliographic review carried out. The analyzed content, however fictional, is absorbed and serves as a reference for social representation. In this way, the deepening of the theme is necessary, thus seeking the construction of a professional identity, as well as the deconstruction of labels and stereotypes.Bahia, Eliana Maria dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaMoura, Iuri Ianiski de2023-09-11T23:12:58Z2023-09-11T23:12:58Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 p.| il., gráfs.application/pdf383457https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251036porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-11T23:12:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251036Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-11T23:12:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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