As cartas são jogadas muito cedo: trajetórias universitárias de jovens provenientes das classes populares na Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miceli, Mariana Sant'Ana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167678
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
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spelling As cartas são jogadas muito cedo: trajetórias universitárias de jovens provenientes das classes populares na Universidade Federal de Santa CatarinaEducaçãoEnsino superiorSanta CatarinaClasses sociaisSanta CatarinaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.Esta tese analisa trajetórias universitárias de jovens das camadas populares, a partir da compreensão das estratégias adotadas no processo de formação no Ensino Superior. Partiu-se da hipótese de que os estudantes não ocupam a mesma posição na Universidade, no sentido de que há diferenças na composição de capitais que cada um detém (sobretudo, o econômico), o que impactaria sua graduação. Na sociologia da educação, a noção de posição é mobilizada por Pierre Bourdieu, importante referencial teórico adotado, que explicita justamente o fato de existir um lugar, a partir do qual, os estudantes, as faculdades e as instituições de ensino são hierarquizados e distinguidos no meio social. Metodologicamente, realizou-se pesquisa de campo, sob a perspectiva comparativa, nos cinco cursos de graduação mais concorridos e nos cinco cursos menos concorridos da Universidade Federal de Santa Catarina, mediante a aplicação de questionários com os formandos do ano de 2014 (150 estudantes). Na sequência, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os estudantes provenientes das classes populares. A análise da amostra inicial composta pelas dez turmas foi feita em quatro estágios: (1) descrição individual de cada curso; (2) comparação entre cursos mais concorridos e menos concorridos; (3) apreciação conjunta dos dados relativos às dez turmas; (4) discussão dos dados dos alunos das camadas populares de todos os cursos. Na etapa de entrevista, após a caracterização geral dos alunos, examinou-se detalhadamente o seu percurso no Ensino Superior. Em síntese, apurou-se que os alunos das classes populares tendem a se concentrar nos cursos de graduação menos prestigiosos e menos rentáveis; ao passo que, nos cursos de alta seletividade e maior status, ainda são exceções. Eles demonstram consciência, embora frágil, da competição por melhores posições na hierarquia universitária, com vistas à entrada futura no mercado de trabalho na área de titulação. Entendem que ampliaram os capitais cultural e social, os campos de atuação profissional futura e sua possibilidade de retorno financeiro; porém, sentem-se menos habilitados à realização profissional que os colegas de estratos mais favorecidos. Verificou-se um tipo particular de presença das famílias durante os estudos, principalmente, em termos de apoio afetivo e custeio das necessidades básicas, com a ressalva de que se trata da porção menos desprivilegiada das classes populares. Há uma responsabilização, em alto grau, por parte dos alunos, pelo seu destino escolar, o que demanda elevado investimento pessoal e autodeterminação. Os estudantes experienciam o multipertencimento social entre o meio de origem e o campo universitário e se deparam com a oportunidade do desenraizamento . Contudo, também desenvolvem um sentido da sua posição, já que reconhecem parcialmente os limites que a sua origem popular impõe à rentabilização do diploma. Daí se dizer que as cartas são jogadas muito cedo (BOURDIEU), pois as estratégias de escolarização que focalizam as disposições de um indivíduo para o futuro dependem não só da classe social e de sua posição nela, como também do sentido da trajetória coletiva de seu grupo e do sentido nela inscrito da sua própria trajetória particular. Se as classes populares não saem da Universidade nas mesmas posições que as demais é porque a igualdade de oportunidades , conforme prescreve a meritocracia, não é sinônimo da igualdade de posições , visto que são as posições que determinam as oportunidades.<br>This thesis analyzes university trajectories of young people fromworking classes, based on the understanding of the adoptedstrategies in university education. The initial hypothesis is thatstudents do not occupy the same "position" at the University, inthe sense that there are differences in the capital composition ofeach (especially economic), which would impact their graduation.In the sociology of education, the notion of "position" is mobilizedby Pierre Bourdieu, important theoretical referential adopted,which precisely explains there is a ranking of students, collegesand educational institutions in the social environment.Methodologically, a field research was done, in a comparativeperspective, with the five most competitive graduation coursesand the five least-attended courses at the Universidade Federalde Santa Catarina, by applying questionnaires to graduates of theyear 2014 (150 students). After, the students from workingclasses were interviewed. The analysis of the initial sample withthe ten classes was made in four stages: (1) individual descriptionof each course; (2) comparison between the most competitiveand least competitive courses; (3) joint assessment of data on theten classes; (4) students working classes' data discussion of allcourses. In the interview stage, after the general characterizationof the students, it was examined in detail his journey in highereducation. In short, it was found that students of lower classestend to focus on undergraduate courses less prestigious and lessprofitable; whereas, in high selectivity and higher status courses,are still exceptions. They demonstrate consciousness, thoughfragile, competition for better positions in the university hierarchy,with a view to future entry into the labor market. They understandthat expanded the cultural and social capital, the fields of futureprofessional activities and its possibility of financial return;however, they feel less empowered to professional achievementthat colleagues of more advantaged classes. There was aparticular kind of presence of the families during the studies,especially in terms of emotional support and cost of basic needs,with the proviso that it is the less underprivileged portion of theworking classes. The students feel responsible for their schooldestination, which demand high personal investment and selfdetermination.Students experience the social multiple belongingbetween the home environment and the university campus and are faced with the opportunity of "uprooting". However, the students also develop a sense of their position, as partially recognize the limits to its popular origin imposes on the profitability of the diploma. That is why: "the cards are played too early" (Bourdieu), because education strategies that focus on the provisions of an individual for the future depend not only on social class and their position in it, but also the sense of collective journey of their group and the direction it entered its own particular path. If the popular classes do not leave the University in the same positions than the others it is because the "equal opportunities", as prescribed meritocracy, is not synonymous for "equal positions", as are the positions that determine the opportunities.Valle, Ione RibeiroUniversidade Federal de Santa CatarinaMiceli, Mariana Sant'Ana2016-09-20T04:09:47Z2016-09-20T04:09:47Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis479 p.| il., grafs.application/pdf340556https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167678porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:09:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167678Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:09:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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