Diretrizes arquitetônicas para ambientes de socialização da população infantojuventil em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso no Centro de Educação complementar (CEC) em Florianópolis/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriela Bastos de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107259
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2013.
id UFSC_6fae13bef119e386e72adb21a68b3074
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107259
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Diretrizes arquitetônicas para ambientes de socialização da população infantojuventil em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso no Centro de Educação complementar (CEC) em Florianópolis/SCArquiteturaSocializaçãoAssistência a menoresFlorianópolis (SC)Estatuto da Criança e do AdolescenteCriancas -Assistencia em instituiçõesAspectos sociaisAspectos psicológicosFlorianópolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2013.No Brasil, as crianças e os adolescentes têm seus direitos assegurados por legislação específica, o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (BRASIL, 1990). No entanto, a realidade contemporânea mostra que eles ainda estão expostos a inúmeras formas de violação de direitos humanos, tais como: violência psicológica e física, violação do direito à alimentação, abandono, indivíduo fora da escola por motivos diversos e trabalho infantil (FISCHER; SCHOENMAKER, 2010). No intuito de reverter este quadro, foi criado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Este serviço constitui-se em um espaço de convivência e formação para a participação e cidadania da população infantojuvenil em situação de vulnerabilidade social. A partir deste enfoque, nesta dissertação foram analisadas as condições ambientais do espaço arquitetônico da unidade do Centro de Educação Complementar (CEC) Criança fazendo Arte, sendo o CEC responsável pela efetivação do SCFV no município de Florianópolis. A abordagem do trabalho é qualitativa, e como aporte, na fundamentação teórica foram levantadas as legislações e os parâmetros legais sobre o tema; a contextualização do cenário da população infantojuvenil em situação de vulnerabilidade no Brasil, e em particular no município de Florianópolis; entendimento de interações entre Pessoa e Ambiente, indo buscar na interdisciplinaridade da Arquitetura e Psicologia Ambiental aspectos dessa relação, com foco principal na Privacidade e Ambiência aliadas aos sentidos perceptivos de Gibson (1966) para o entendimento do comportamento espacial; e por fim, a importância do contexto ambiental no desenvolvimento humano a partir da Teoria Ecológica de Bronfenbrenner. No trabalho de campo foram utilizadas diferentes técnicas para coleta de dados. São estas: pesquisas documentais e imagéticas, análise espacial e observação participante. Adotou-se ainda, a técnica de entrevista semiestruturada com os funcionários e o Jogo de Imagens e Palavras com as crianças e os adolescentes. O levantamento dessas informações possibilitou traçar diretrizes arquitetônicas para auxiliar arquitetos na requalificação do ambiente em estudo, bem como serem referências na concepção de futuros projetos semelhantes.<br>Abstract : In Brazil, children and adolescents have their rights guaranteed by specific legislation, the Statute of Children and Adolescents (BRAZIL, 1990). However, the contemporary reality shows they are still exposed to many forms of human rights violations, such as psychological and physical violence, violation of the right to food, abandonment, individual out of school for various reasons and even child labor. In order to change this situation, the Service of Coexistence and Strengthening Linkages (SCSL) for 6-15 years old children and adolescents were created. This service consists in an acquaintanceship space for training participation and citizenship of the children and youth population in situation of social vulnerability. Starting this perspective, this dissertation analyzed the environmental conditions of the architectural space of the unit of the Center for Complementary Education (CEC) Child doing Art, CEC is responsible for the execution of the SCSL in Florianopolis. The approach of the work is qualitative and as a contribution for this, the theoretical foundations were surveyed laws and legal parameters on the subject; the context of the scenario of children and adolescents in vulnerable situations in Brazil, and particularly in the city of Florianopolis; the understanding interactions between Person and Environment, seeking on interdisciplinarity of Architecture and Environmental Psychology aspects of this relationship with primary focus on privacy and ambience combined with the perceptual senses Gibson (1966) for understanding the spatial behavior, and finally, the importance of environmental context in human development from the Bronfenbrenner's Ecological theory. In fieldwork was used different techniques for data collection. These are: research and documental imagistic, spatial analysis and participant observation. It was also adopted the technique of semi-structured interviews with employees and Game Images and Words with children and adolescents. The lifting of the trace information allowed recommendations architectural for to assist architects in the requalification of the environment under study, as well as being references in the conception of future similar projects.Almeida, Maristela Moraes deUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Gabriela Bastos de2013-12-05T23:38:31Z2013-12-05T23:38:31Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis208 p.| il., grafs., tabs.application/pdf320029https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107259porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:30:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107259Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:30:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes arquitetônicas para ambientes de socialização da população infantojuventil em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso no Centro de Educação complementar (CEC) em Florianópolis/SC
title Diretrizes arquitetônicas para ambientes de socialização da população infantojuventil em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso no Centro de Educação complementar (CEC) em Florianópolis/SC
spellingShingle Diretrizes arquitetônicas para ambientes de socialização da população infantojuventil em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso no Centro de Educação complementar (CEC) em Florianópolis/SC
Oliveira, Gabriela Bastos de
Arquitetura
Socialização
Assistência a menores
Florianópolis (SC)
Estatuto da Criança e do Adolescente
Criancas -
Assistencia em instituições
Aspectos sociais
Aspectos psicológicos
Florianópolis (SC)
title_short Diretrizes arquitetônicas para ambientes de socialização da população infantojuventil em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso no Centro de Educação complementar (CEC) em Florianópolis/SC
title_full Diretrizes arquitetônicas para ambientes de socialização da população infantojuventil em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso no Centro de Educação complementar (CEC) em Florianópolis/SC
title_fullStr Diretrizes arquitetônicas para ambientes de socialização da população infantojuventil em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso no Centro de Educação complementar (CEC) em Florianópolis/SC
title_full_unstemmed Diretrizes arquitetônicas para ambientes de socialização da população infantojuventil em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso no Centro de Educação complementar (CEC) em Florianópolis/SC
title_sort Diretrizes arquitetônicas para ambientes de socialização da população infantojuventil em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso no Centro de Educação complementar (CEC) em Florianópolis/SC
author Oliveira, Gabriela Bastos de
author_facet Oliveira, Gabriela Bastos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maristela Moraes de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriela Bastos de
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Socialização
Assistência a menores
Florianópolis (SC)
Estatuto da Criança e do Adolescente
Criancas -
Assistencia em instituições
Aspectos sociais
Aspectos psicológicos
Florianópolis (SC)
topic Arquitetura
Socialização
Assistência a menores
Florianópolis (SC)
Estatuto da Criança e do Adolescente
Criancas -
Assistencia em instituições
Aspectos sociais
Aspectos psicológicos
Florianópolis (SC)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05T23:38:31Z
2013-12-05T23:38:31Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 320029
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107259
identifier_str_mv 320029
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 208 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652330524999680