Por uma docência que cria: a trajetória formativa de uma estudante-professora em um viés estético-artístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulze, Mariana Datria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214754
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSchulze, Mariana DatriaSchlindwein, Luciane Maria2020-10-21T21:09:22Z2020-10-21T21:09:22Z2019364045https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214754Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa teve como objetivo compreender que implicações uma trajetória formativa marcada por um viés estético-artístico possui no processo de constituição docente. Pautando-se em uma perspectiva histórico-cultural sobre os processos de constituição humana e educacionais, assim como a formação e os trabalhos de Pino (1990, 2000, 2005 e 2006), Schlindwein (2012 e 2015), Vázquez (1999 e 2011), Vigotski (1999, 2003 e 2014) e Zanella (2003, 2004, 2005, 2006 e 2007). Sobre o percurso metodológico, esta investigação se caracteriza pela abordagem qualitativa e do tipo documental na análise de uma formação estética-artística de longa duração em que participaram 12 doze estudantes-professoras, durante os anos de 2004 a 2006. Os dados foram coletados com a transcrição na íntegra das gravações audiovisuais dos encontros, registradas em 24 fitas VHS. A partir desse montante, foi selecionada uma estudante-professora a fim analisar como esta formação contribuiu para seus saberes profissionais, sua atividade docente e significação dos processos psicológicos imaginação e atividade criadora. A análise dos dados ocorreu pelo método indiciário orientado por Pino (2005) e como resultados tem-se que o processo de formação docente, quando pautado na educação artística, promove desdobramentos na constituição da subjetividade do/pelo sensível da realidade na qual estes sujeitos estão inseridos, especificamente o ato criador. Assim, defende-se que uma formação atravessada pelas artes eleva a consciência de si e do outro, constituindo e proporcionando docentes mais sensíveis e com condições de olhar para o desenvolvimento humano em uma perspectiva ampla e criadora.<br>Abstract :This research aimed to understand the implications of a formative trajectory marked by an aesthetic-artistic bias in the teacher training process. (2000, 2005 and 2006), Schlindwein (2012 and 2015), Vázquez (1999 and 2011) and his work on the historical and cultural aspects of human and educational processes, Vigotski (1999, 2003 and 2014) and Zanella (2003, 2004, 2005, 2006 and 2007). In the methodological trajectory, this research is characterized by a qualitative and documentary approach in the analysis of a long-term aesthetic-artistic formation, in which twelve student-teachers participated during the years of 2004 to 2006. The data were collected with the transcription. in full of the audiovisual recordings of the meetings, recorded on 24 VHS tapes. From this amount, a teacher-student was selected to analyze how this formation contributed to the professional knowledge, the teaching activity and the meaning of the psychological processes of the imagination and the creative activity. Data analysis was based on the indexed method from Pino (2005). As results, the process of teacher training, when based on artistic education, promotes the unfolding of the subjectivity of the sensitive reality in which these subjects are inserted, specifically the creative act. Thus, it is argued that a formation traversed by the arts elevates the consciousness of oneself and the other, constituting and providing teachers more sensitive and able to look at human development in a broad and creative perspective.172 p.| il.porEducaçãoProfessoresArteEstéticaCriação (Literária, artística, etc.)Por uma docência que cria: a trajetória formativa de uma estudante-professora em um viés estético-artísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1419-T.pdfPEED1419-T.pdfapplication/pdf934400https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214754/1/PEED1419-T.pdf98b2ac3b3d2eee404445736c52b94738MD51123456789/2147542020-10-21 18:09:22.467oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214754Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:09:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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