O vestibular como padrão de seleção ao ensino superior e as razões de seu uso: validade preditiva do desempenho acadêmico, regulação entre oferta e demanda ou mero ritual normalizado?
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214915 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019. |
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O vestibular como padrão de seleção ao ensino superior e as razões de seu uso: validade preditiva do desempenho acadêmico, regulação entre oferta e demanda ou mero ritual normalizado?AdministraçãoUniversidades e faculdadesEnsino superiorUniversidades e faculdadesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.A seleção de novos estudantes é relevante componente para o bom funcionamento de uma universidade e das mais delicadas funções a serem realizadas pela gestão destas instituições. O item ganha ainda maior importância quando se toma em mente as universidades públicas, custeadas com o sacrifício tributário de toda a sociedade. Ainda assim, no Brasil, o tema da admissão ao ensino superior não logrou figurar na agenda de pesquisadores do campo científico da administração. É pela lacuna percebida e diante da importância teórica e dos potenciais desdobramentos práticos do tema que esta tese se lança no esforço de pesquisar o Vestibular pela perspectiva da gestão, com preocupações de fundo funcionalista. Seu objetivo central é o de analisar o grau de cumprimento, pelo Vestibular, dos objetivos que o justificam como processo padrão de seleção ao ensino superior no sistema educacional brasileiro. Para tanto foram identificados tais objetivos existentes na origem do sistema ? a saber, distinguir os candidatos mais aptos e regular as forças de oferta e demanda entre as carreiras ? e sua forma de organização ao longo do último século no contexto brasileiro foi descrita. Foram visitados, ainda, procedimentos análogos e alternativos adotados em outros sistemas educacionais e realizou-se ampla revisão sobre instrumentos padronizados de avaliação educacional, seus méritos e limitações para, então, partir-se para uma etapa aplicada. Compreendidos os pressupostos de fundo da consolidação do Vestibular de provas padronizadas, estudos de casos foram conduzidos com uso de dados gerais sobre edições da seleção de uma Universidade Federal brasileira entre os anos de 2008 e 2016, além de variáveis relativas à pontuação dos aprovados e seu posterior desempenho acadêmico. As análises quantitativas mostraram não haver forte correlação entre pontuação no Vestibular e resultados no ensino superior; nem entre pontuações mínimas para aprovação e quantidade de candidatos concorrendo em cada curso. Além de outros resultados incidentais, a pesquisa demonstra que o Vestibular, ao menos no que se pode afirmar com base nos achados de pesquisa do cenário estudado, mais que uma ferramenta adequada de tomada de decisão admissional, é um ritual normalizado, mas dificilmente validado ou sustentado por evidências empíricas do cumprimento de seus objetivos.Abstract : The admission of new students is a relevant component for the proper functioning of a university and one of the most delicate functions to be performed by the administration of these institutions. The argument gains even greater importance when one takes in mind the case of public universities, funded by the tributary sacrifice of society as a whole. Nevertheless, in Brazil, the subject of admission to higher education did not managed to be included in the agenda of researchers in the scientific field of administration. It is because of the perceived gap and before the theoretical relevance and potential practical implications that this thesis is launched in the endeavor to investigate the admission process to higher education (Vestibular, in Brazil) from a management perspective, with functionalist background concerns. Its main objective is to analyze the degree of fulfillment, by the Vestibular, of the objectives that justify it as a standard procedure of selection for higher education in the Brazilian educational system. In order to do so, those objectives were identified in the origin of the system ? namely, to distinguish the most suitable candidates and to regulate the forces of supply and demand between careers ? and its forms of organization throughout the last century in the Brazilian context was described. Analogous and alternative procedures adopted in other educational systems were also studied and a broad review was carried out on the use of standardized testing in education and the benefits and limitations of this type of instruments. Only then, this thesis moved on to its applied stage where case studies were conducted using general data on the admission of a Brazilian Federal University between 2008 and 2016, in addition to variables related to the performance of students admitted by the Vestibular both in the standardized test of admission and in later academic performance. The quantitative analyzes showed that there is no strong correlation between scores in Vestibular?s standardizes tests and later performance in higher education; nor between minimum scores for approval and the number of candidates competing in each course. In addition to other incidental results, the research demonstrates that the Vestibular, at least in what can be affirmed based on the research findings of the scenario studied, rather than an adequate tool for admission decision making, is a normalized ritual, hardly validated or supported by empirical evidence of its merits on fulfilling its goals.Costa, Alexandre MarinoUniversidade Federal de Santa CatarinaRibas, Ruy Tadeu Mambrini2020-10-21T21:11:09Z2020-10-21T21:11:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis255 p.| il., gráfs.application/pdf362330https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214915porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:11:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214915Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:11:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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