Conhecimentos, atitudes e crenças de estudantes de medicina sobre síndrome dolorosa miofascial: um estudo exploratório
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235853 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina. |
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Conhecimentos, atitudes e crenças de estudantes de medicina sobre síndrome dolorosa miofascial: um estudo exploratórioSíndromes da Dor Miofascial; Dor musculoesquelética; Educação Médica; Dor;TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) envolve um conjunto de sintomas que abrangem músculo, fáscia e tecido conjuntivo e é caracterizada pela existência de pontos-gatilho miofasciais, que, quando estimulados, reproduzem dor referida. A depender do contexto clínico, esta condição pode atingir 85% da população e, mesmo assim, é com frequência negligenciada na formação médica. Assim, desenvolvemos um estudo observacional, transversal e quantitativo que analisou crenças, atitudes e conhecimento de estudantes de escolas médicas do Brasil sobre o tema SDM, a partir de um inquérito online que foi enviado a uma amostra de conveniência composta por estudantes de medicina brasileiros. Das 220 respostas válidas, 57,3% (126) referiram não saber o que é SDM e 50,9% (112) afirmaram não terem em sua grade de ensino disciplinas que abordem o tema. Projetos do currículo paralelo, como Ligas Acadêmicas de Acupuntura, apresentaram-se como importante local de encontro com o tema SDM. Porém, são projetos à parte do currículo oficial e dessa forma não há controle formal sobre seus conteúdos. Sobre reconhecer casos, saber diagnósticos diferenciais, identificar elementos propedêuticos e fatores perpetuantes de SDM, os valores mais frequentemente encontrados foram categorizados como pouco ou nenhum conhecimento do tema. Foi possível inferir que os estudantes de medicina analisados têm pouco contato e percebem que possuem pouco conhecimento de SDM. Adequar os currículos das escolas médicas de forma a incluir o ensino de SDM deve ser discutido com destaque para o domínio profissional do tema e segurança do paciente.Florianópolis, SCArrudaTeixeira, João Eduardo MartenMoré, Ari Ojeda OcampoUniversidade Federal de Santa CatarinaArruda, Fernanda Wolff da Silva2022-06-27T13:55:33Z2022-06-27T13:55:33Z2022-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article41application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235853info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-06-27T13:55:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235853Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-27T13:55:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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