A PERCEPÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NA UNIVERSIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ALUNO INGRESSANTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Ana Paula Moreno
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aurelio, Rebeca Martins, Ribeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales, Cerqueira, Doralice Marques de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/113100
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em analisar e avaliar a percepção de egressos de ensino médio em relação à sua adaptação no ambiente universitário, bem como o de compreender como ocorre esse processo de transição. Com este fim, foi conduzido um estudo qualitativo, utilizando como método entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo 8 estudantes matriculados em diversos cursos de uma instituição de ensino pública federal. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica qualitativa de Análise de Conteúdo, a partir da qual foram feitos agrupamentos de categorias semânticas. Observou-se que os aspectos relacionados ao ensino, didática e relação com os professores foram muito relevantes e mostraram ser categorias interdependentes. Embora a inserção em um ambiente diferente fosse potencialmente adversa, encararam tal realidade enquanto oportunidade de crescimento pessoal. No âmbito da percepção sobre condições de crescimento, observou-se que os participantes focaram mais em atividades extracurriculares e curriculares oferecidas pela universidade do que nas políticas afirmativas.
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