Convergência entre acessibilidade espacial escolar, pedagogia construtivista e escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loch, Márcia do Valle Pereira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90601
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_70aff0040822c0914ef1251f2edb797c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90601
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Convergência entre acessibilidade espacial escolar, pedagogia construtivista e escola inclusivaEngenharia de produçãoConstrutivismo (Educação)AcessibilidadeEducação especialTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho tem como foco de pesquisa a Inclusão Escolar de crianças com deficiências, elegendo, dentro da complexidade do tema, explorá-lo no contexto da Acessibilidade Espacial e da Pedagogia. Seu objetivo é verificar a convergência entre elementos que orientam a Acessibilidade Espacial Escolar e a Pedagogia Construtivista no contexto da Escola Inclusiva. Para tal, estuda os elementos da Acessibilidade Espacial Escolar e da Pedagogia Construtivista que entram em sintonia com a Inclusão Escolar. Em seguida, identifica um conjunto de Unidades de Convergências que são elementos elaborados para determinar a convergência dos fatores relevantes dentro da Acessibilidade Espacial Escolar e da Pedagogia Construtivista, assim como da Inclusão Escolar. Após a elaboração das unidades de convergências, a partir de uma análise e uma síntese do referencial teórico realizado, elabora-se uma estrutura que explora estas possíveis convergências. Desta forma, a estrutura contém três conjuntos de 20 unidades de convergências, uma para cada área de estudo, ou seja, Acessibilidade Espacial Escolar, Pedagogia Construtivista e Inclusão Escolar. Tal estrutura é composta por três tipos de convergências: as convergências teóricas; as convergências diretas; e, as convergências indiretas. As convergências teóricas são inter-relacionamentos entre posicionamentos teóricos dos autores pesquisados nas três áreas em estudo. As convergências diretas são relacionamentos entre unidades de convergência dos três grupos cujos conteúdos e os contextos semânticos são similares, e as palavras chaves iguais. Na convergência indireta, as unidades de convergências da Acessibilidade Espacial Escolar e da Pedagogia Construtivista são intermediadas pelas unidades de convergências da Escola Inclusiva, que funcionam como um elo de ligação entre as áreas. As convergências estruturam-se e exploram as unidades de convergências a partir da relação existente entre suas características similares e conflitantes. Basicamente, é construída uma combinação entre três unidades, uma de cada grupo elaborado, na qual as inter-relações entre elas podem ser exploradas. A estrutura é legitimada por especialistas a partir de um grupo de critérios. Ao finalizar-se o trabalho conclui-se que a convergência entre Acessibilidade Espacial Escolar e Pedagogia Construtivista existe e pode ser explorada para melhorar o processo de Inclusão Escolar. The focus of this research is the brazilian fundamental school disabled student inclusion. In this complex subject matter, accessible school facilities and constructivist pedagogy are the variables selected to be analyzed. Convergence among spacial accessibility, constructivist pedagogy and inclusive education are the central points of this present study. To reach this, a study of relationship among the accessible school facilities and constructivist pedagogy with student inclusion is performed. After that, a convergence unit set is identified, studied, elaborated and purposed, such that, the accessible school facilities, constructivist pedagogy and student with disabilities inclusion aspect are correlated. By an analysis and synthesis of the theoretical aspect of this convergence unit, a structure, evolving their possible interrelations, is elaborated. This convergence unit set structure, contains each one, 20 (twenty) convergence unities, in each of its, three subsets: accessibility school facilities, constructivist pedagogy and inclusive education. That structure is composed by three kind of convergence: the theoretical, the direct and the indirect ones. The theoretical convergence means that there are some theoretical agreements among authors about that subject researched, along these three knowledge areas. The direct convergence are the three group convergence units relationships with theirs meaning and semantic context are the same and the key words alike. In the indirect, the spacial accessibility and constructivist pedagogy convergence unit are interconnected by the inclusive convergence unit working this last one as a link among them. Working among their similar and dissimilar characteristics the structural units of convergence form is explored. For the inter-relations exploration among them, basically is build, in each group, a combination among these three basic units. Based on a group of criteria this structure is legitimated by some specialist. As a final conclusion, the convergence among spacial accessibility and constructivist pedagogy does exist and can be used in such way to enhance student inclusion process in the fundamental schools.Florianópolis, SCPereira, Vera Lucia Duarte do ValleUniversidade Federal de Santa CatarinaLoch, Márcia do Valle Pereira2012-10-23T12:48:14Z2012-10-23T12:48:14Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxii, 269 f.| il.application/pdf242897http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90601porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T17:39:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90601Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T17:39:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Convergência entre acessibilidade espacial escolar, pedagogia construtivista e escola inclusiva
title Convergência entre acessibilidade espacial escolar, pedagogia construtivista e escola inclusiva
spellingShingle Convergência entre acessibilidade espacial escolar, pedagogia construtivista e escola inclusiva
Loch, Márcia do Valle Pereira
Engenharia de produção
Construtivismo (Educação)
Acessibilidade
Educação especial
title_short Convergência entre acessibilidade espacial escolar, pedagogia construtivista e escola inclusiva
title_full Convergência entre acessibilidade espacial escolar, pedagogia construtivista e escola inclusiva
title_fullStr Convergência entre acessibilidade espacial escolar, pedagogia construtivista e escola inclusiva
title_full_unstemmed Convergência entre acessibilidade espacial escolar, pedagogia construtivista e escola inclusiva
title_sort Convergência entre acessibilidade espacial escolar, pedagogia construtivista e escola inclusiva
author Loch, Márcia do Valle Pereira
author_facet Loch, Márcia do Valle Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Vera Lucia Duarte do Valle
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Loch, Márcia do Valle Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Construtivismo (Educação)
Acessibilidade
Educação especial
topic Engenharia de produção
Construtivismo (Educação)
Acessibilidade
Educação especial
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T12:48:14Z
2012-10-23T12:48:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 242897
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90601
identifier_str_mv 242897
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii, 269 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651969716289536