Relação Universidade e Sociedade: Cenário e Perspectivas das Universidades Brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmer, Paloma
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Melo, Pedro Antônio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35794
Resumo: No atual cenário econômico, um dos problemas básicos que se tem discutido refere-se à ação educacional da universidade em relação ao processo de desenvolvimento nacional. A universidade brasileira vem sofrendo nos últimos anos uma série de transformações relacionadas com as mudanças ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases-LDB/1996. A LDB aliada aos incentivos realizados pelo Governo Federal, acarretou no crescimento exponencial da pesquisa acadêmica. Atualmente o Brasil é reconhecido como o país que mais produz pesquisa científica na América Latina. No entanto, Cruz (2002) fundamenta que houve apenas um crescimento quantitativo, e não qualitativo das publicações. Na tentativa de reverter essa situação, houve transformações nas políticas governamentais de apoio à pesquisa. Não é mais suficiente realizar ensino e pesquisa de mérito reconhecido para continuar recebendo recursos estatais, também faz-se necessário contribuir para o desenvolvimento econômico regional. A diminuição do orçamento destinado a pesquisa acarretou na busca de alternativas para o financiamento de tais atividades. Com o objetivo de compreender quais os fatores que influenciam no sucesso de parcerias entre universidade e empresas na realização de pesquisas, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o principais autores da literatura pertinente a área. Como resultado observa-se que alguns tópicos mostraram-se mais significativos na interação universidade - sociedade no Brasil, dentre os quais é necessário possuir: um projeto com objetivos e estratégias bem definidos, pesquisadores com excelência acadêmica, um grupo coeso, alunos interagindo com a comunidade empresarial, estruturas que auxiliem na resolução de questões técnicas e burocráticas e em especial a presença de um professor- empreendedor. No entanto, a interação entre universidade e empresa, poderá ser frutífera somente se ambos souberem adequar as suas forças de forma otimizada em relação aos interesses institucionais internos e os interesses da indústria.
id UFSC_70c269b0bfc33d4866b748a08c00b2bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35794
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Relação Universidade e Sociedade: Cenário e Perspectivas das Universidades BrasileirasNo atual cenário econômico, um dos problemas básicos que se tem discutido refere-se à ação educacional da universidade em relação ao processo de desenvolvimento nacional. A universidade brasileira vem sofrendo nos últimos anos uma série de transformações relacionadas com as mudanças ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases-LDB/1996. A LDB aliada aos incentivos realizados pelo Governo Federal, acarretou no crescimento exponencial da pesquisa acadêmica. Atualmente o Brasil é reconhecido como o país que mais produz pesquisa científica na América Latina. No entanto, Cruz (2002) fundamenta que houve apenas um crescimento quantitativo, e não qualitativo das publicações. Na tentativa de reverter essa situação, houve transformações nas políticas governamentais de apoio à pesquisa. Não é mais suficiente realizar ensino e pesquisa de mérito reconhecido para continuar recebendo recursos estatais, também faz-se necessário contribuir para o desenvolvimento econômico regional. A diminuição do orçamento destinado a pesquisa acarretou na busca de alternativas para o financiamento de tais atividades. Com o objetivo de compreender quais os fatores que influenciam no sucesso de parcerias entre universidade e empresas na realização de pesquisas, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o principais autores da literatura pertinente a área. Como resultado observa-se que alguns tópicos mostraram-se mais significativos na interação universidade - sociedade no Brasil, dentre os quais é necessário possuir: um projeto com objetivos e estratégias bem definidos, pesquisadores com excelência acadêmica, um grupo coeso, alunos interagindo com a comunidade empresarial, estruturas que auxiliem na resolução de questões técnicas e burocráticas e em especial a presença de um professor- empreendedor. No entanto, a interação entre universidade e empresa, poderá ser frutífera somente se ambos souberem adequar as suas forças de forma otimizada em relação aos interesses institucionais internos e os interesses da indústria.INPEAU2012-09-26T19:37:33Z2012-09-26T19:37:33Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35794Zimmer, PalomaMelo, Pedro Antônio deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T18:59:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35794Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T18:59:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação Universidade e Sociedade: Cenário e Perspectivas das Universidades Brasileiras
title Relação Universidade e Sociedade: Cenário e Perspectivas das Universidades Brasileiras
spellingShingle Relação Universidade e Sociedade: Cenário e Perspectivas das Universidades Brasileiras
Zimmer, Paloma
title_short Relação Universidade e Sociedade: Cenário e Perspectivas das Universidades Brasileiras
title_full Relação Universidade e Sociedade: Cenário e Perspectivas das Universidades Brasileiras
title_fullStr Relação Universidade e Sociedade: Cenário e Perspectivas das Universidades Brasileiras
title_full_unstemmed Relação Universidade e Sociedade: Cenário e Perspectivas das Universidades Brasileiras
title_sort Relação Universidade e Sociedade: Cenário e Perspectivas das Universidades Brasileiras
author Zimmer, Paloma
author_facet Zimmer, Paloma
Melo, Pedro Antônio de
author_role author
author2 Melo, Pedro Antônio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmer, Paloma
Melo, Pedro Antônio de
description No atual cenário econômico, um dos problemas básicos que se tem discutido refere-se à ação educacional da universidade em relação ao processo de desenvolvimento nacional. A universidade brasileira vem sofrendo nos últimos anos uma série de transformações relacionadas com as mudanças ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases-LDB/1996. A LDB aliada aos incentivos realizados pelo Governo Federal, acarretou no crescimento exponencial da pesquisa acadêmica. Atualmente o Brasil é reconhecido como o país que mais produz pesquisa científica na América Latina. No entanto, Cruz (2002) fundamenta que houve apenas um crescimento quantitativo, e não qualitativo das publicações. Na tentativa de reverter essa situação, houve transformações nas políticas governamentais de apoio à pesquisa. Não é mais suficiente realizar ensino e pesquisa de mérito reconhecido para continuar recebendo recursos estatais, também faz-se necessário contribuir para o desenvolvimento econômico regional. A diminuição do orçamento destinado a pesquisa acarretou na busca de alternativas para o financiamento de tais atividades. Com o objetivo de compreender quais os fatores que influenciam no sucesso de parcerias entre universidade e empresas na realização de pesquisas, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o principais autores da literatura pertinente a área. Como resultado observa-se que alguns tópicos mostraram-se mais significativos na interação universidade - sociedade no Brasil, dentre os quais é necessário possuir: um projeto com objetivos e estratégias bem definidos, pesquisadores com excelência acadêmica, um grupo coeso, alunos interagindo com a comunidade empresarial, estruturas que auxiliem na resolução de questões técnicas e burocráticas e em especial a presença de um professor- empreendedor. No entanto, a interação entre universidade e empresa, poderá ser frutífera somente se ambos souberem adequar as suas forças de forma otimizada em relação aos interesses institucionais internos e os interesses da indústria.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-10
2012-09-26T19:37:33Z
2012-09-26T19:37:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35794
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651915853037568